Sexta, 06 Agosto 2010 02:30    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jovens afastam crise do Sudoeste
Avaliação: / 2
FracoBom 

http://imgs.cmjornal.xl.pt/imgs/share/2010-08-06003240_CA967162-B341-4FEB-88DD-FECB0766BF67$$738d42d9-134c-4fbe-a85a-da00e83fdc20$$39a3e5cb-1a8f-4f5b-ad4b-1c8f50845942$$img_carrouselTopHomepage$$pt$$1.jpg

Festival: Calor deu tréguas no dia do arranque

Jovens afastam crise do Sudoeste

Apesar de o calor ter dado tréguas, já que o sol foi acompanhado pela brisa fresca ao longo de todo o dia na Zambujeira do Mar, nem por isso os milhares de festivaleiros arredaram pé da pequena aldeia costeira ontem. É sempre assim quando há Sudoeste e durante uma semana não existe a palavra crise.

Por:Pedro Galego

As esplanadas estão cheias e na praia só a muito custo se consegue um canto para a toalha, pelo que a economia local respira saúde. No supermercado tudo esgota rapidamente. Uma pequena mercearia de bairro chega aos mil euros facturados uma hora depois de abrir. Os restaurantes servem refeições às centenas e não há uma única cama disponível no concelho de Odemira.

Curioso é saber que, apesar da enchente, pelo menos em algumas pensões e residenciais, diz-se que há menos trabalho. "Os hóspedes chegam e saem tarde dos quartos e a essa hora já não há ninguém para arrumar", confessou ao CM uma funcionária da residencial Rita, na Zambujeira do Mar.

O negócio nos restaurantes não é visto de forma igual por todos. Para uns, estes dias são uma animação e excelentes para a caixa registadora; outros preferiam a calma para poder servir melhor, mas acabam por ir atrás da necessidade de dar resposta a tanta gente. A receita é igual em todo o lado: pré-pagamento e pratos rápidos, onde reinam os hambúrgueres e as tostas. Pelas ruas há vendedores ambulantes, artesanato e muita gente, numa anarquia regrada a que a localidade, onde residem cerca de 600 pessoas, já se habituou.

Ontem foi também a noite em que o Sudoeste arrancou a sério. Os primeiros acordes do palco Planeta Sudoeste ouviram-se pouco antes das 20h00, cabendo ao brasileiro Márcio Local ser mestre-de--cerimónias ao som do soul e do funk. Já no palco TMN a também jovem brasileira Maria Gadú avançou numa noite em que, após os colombianos Bomba Estereo, todos esperavam a chegada dos Flamming Lips, do furacão M.I.A. e das batidas dos Groove Armada.

DEBANDADA AO FIM DO DIA

Ao fim do dia dá-se a debandada para os espectáculos na Herdade da Casa Branca, onde são esperadas 40 mil pessoas por dia até domingo, deixando a Zambujeira do Mar mais calma, mas, ainda assim, são muitos os que por lá permanecem junto ao mar. Alguns nem chegam a pôr os pés no recinto do festival, deslocando-se ao litoral alentejo à boleia da animação proporcionada pela música e pela quantidade de forasteiros que vêm viver o último grande festival do Verão de 2010.

GNR DETÉM 25 PESSOAS E APREENDE MUITA DROGA

A GNR deteve 25 pessoas em várias operações de fiscalização de trânsito nos principais acessos ao Sudoeste. Só em Sines, na rotunda da Barbuda (IP8), foram detidas 17 pessoas, três das quais por posse ilegal de duas armas de fogo. As restantes detenções aconteceram por posse ilegal de estupefacientes.

Junto a Cercal, no concelho de Santiago do Cacém, houve mais sete detenções, todas por droga, à excepção de um habitante local interceptado na posse de uma carabina modificada. Mais perto do recinto, já no concelho de Odemira, foi detido mais um indivíduo.

No total, as autoridades caçaram mais de 2800 doses de haxixe, 250 de canábis, alguma cocaína, 60,7 gramas de anfetaminas e alguns selos de LSD. Foram ainda apreendidos telemóveis, três viaturas, armas brancas e 1457 euros em dinheiro. O dispositivo, composto por elementos dos comandos territoriais de Setúbal e Beja, vai manter-se no terreno até ao fim do evento.

 

CM


Posted: 2010-08-06 01:30:00

 

 



Tags: por  que  uma  para  sudoeste  dia      pessoas  mar  mais  foi  dos  não  pela  zambujeira  ontem  onde  calor  festival  
Actualizado em ( Sexta, 06 Agosto 2010 08:26 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.