Sexta, 16 Outubro 2009 10:16    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Autarquias - Tomadas de posse dos autarcas no Distrito de Beja
Avaliação: / 1
FracoBom 

 

| 09:16 | 16-10-2009
Autarquias: Tomadas de posse dos autarcas no Distrito de Beja
ÚLTIMA HORA
Jorge Pulido Valente toma posse no dia 30 de Outubro como presidente da Câmara de Beja. O primeiro a tomar posse é Jorge Rosa em Mértola, o último José Maria Pós-de-Mina no dia 30 às 21 horas. Em Alvito ainda não há data agendada.

Entre 21 e 30 de Outubro decorrem as cerimónias de tomada de posse dos autarcas no distrito de Beja.

Dando cumprimento ao estabelecido na lei, que define que as tomadas de posse dos órgãos autárquicos eleitos, devem ocorre nos 20 dias seguintes às eleições, treze das catorze câmaras do distrito já definiram as datas em que o seu presidente vai tomar posse. Alvito é o único concelho onde ainda não foi acertado o dia em que José Penetra vai ser assumir o cargo.

O primeiro a tomar posse é Jorge Rosa, como presidente da Câmara de Mértola, naquele que é o seu primeiro mandato eleito enquanto cabeça de lista, já que exercia o cargo, depois de em Dezembro de 2008, ter substituído Jorge Pulido Valente, o acto ocorre no próximo dia 21 às 17h30 no Cine-Teatro Marques Duque.

O mais antigo autarca do distrito e o terceiro em Portugal, João Rocha, que cumpre 30 anos à frente da Câmara de Serpa, assina o livro de Honra às 10h30 de 22 de Outubro nos Paços do Concelho.

O primeiro dos três concelhos do “Campo Branco” onde o presidente faz juramento, é Almodôvar, onde António Sebastião, parte para o terceiro mandato, a 24 de Outubro às 11 horas nos Paços do Concelho.

No mais pequeno concelho e mais distante dos centros de decisão, Barrancos, António Tereno, no mesmo dia, mas, às 15 horas, também no edifício da autarquia, parte para o quarto mandato, o segundo consecutivo, depois de ter regressado ao cargo em 2005.

À mesma hora, mas, em Cuba, Francisco Orelha, assume o compromisso de servir o concelho, numa cerimónia que se realiza no Centro Cultural, e que marca o início do quarto mandato.

No dia 26, Aníbal Costa, parte para o segundo mandato à frente da Câmara de Ferreira do Alentejo, num acto que se realiza às 10h30 no Pavilhão de Desportos.

No dia seguinte 27 de Outubro, às 10 horas, o estreante presidente, mas, experiente vereador, José Alberto Guerreiro, toma posse em Odemira, nos Paços do Concelho.

Neste mesmo dia, mas, às 18h30, nos Paços do Concelho de Vidigueira, Manuel Narra, parte para o seu segundo mandato como edil, da “Vila dos Gamas”.

Mas o dia 30 de Outubro, o último dia útil do mês, é o mais concorrido e desejado para as tomadas de posse já que serão cinco os autarcas, a dizer “sim” a servir o povo e a causa pública.

Em Aljustrel, nos Paços do Concelho, Nelson Brito, estreia-se na lides autárquicas, segue-se Beja onde o presidente da Assembleia Municipal defende que a tomada de posse de Jorge Pulido Valente deve acontecer à mesma hora no Salão da autarquia, enquanto que o novo presidente, sustenta que esta deve acontecer às 15 horas no Pax-Júlia Teatro Municipal, falta acertar os pormenores da hora e do local.

Às 17h30, outra estreia, desta feita em Castro Verde, onde Francisco Duarte assume o cargo pela primeira vez, depois de ter substituído Fernando Caeiros na recta final do mandato anterior.

Meia hora depois, no concelho vizinho, Ourique, e no Cine-Teatro local, Pedro do Carmo parte para o segundo mandato à frente da edilidade ouriquense e finalmente Já com as luzes da cidade Salúquia acesas, José Maria Pós-de Mina, coloca a sua assinatura pela quarta vez como presidente da Câmara de Moura, numa cerimónia marcada para as 21 horas no Cine-Teatro Caridade.

Dizer que João Rocha, José Maria Pós-de-Mina, Francisco Orelha, António Sebastião, vão cumprir o último mandato, face à nova lei que limita a três os mandatos a que os autarcas se podem candidatar.

 

Teixeira Correia



Posted: 2009-10-16 09:16:00

voz da planicie



Tags: que  posse  dia  às  mandato  presidente  concelho  dos  para  jorge  horas  outubro  josé  nos  câmara  beja  mas  parte  onde  paços  
Actualizado em ( Sexta, 16 Outubro 2009 12:55 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.