Domingo, 08 Agosto 2010 03:22    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Ia ser operada a um olho e foi convencida a operar os dois no dia
Avaliação: / 1
FracoBom 

http://3.bp.blogspot.com/_o0bNnRUMNHk/TAgb9k3SvQI/AAAAAAAACMQ/RjHL6xwkH5c/s400/olho-e-por-do-sol1.jpg

Doente

Ia ser operada a um olho e foi convencida a operar os dois no dia

por CÉU NEVES e LUÍS MANETAHoje

A mulher que corre o risco de cegueira completa conheceu a clínica da Lagoa pela Net. Fez apenas uma consulta antes da cirurgia.

Vadleine tinha marcado a cirurgia apenas a um dos olhos, mas no próprio dia o médico convenceu--a a operar os dois. Foi operada no dia 20 e enviada para um hotel, só que o inchaço e as dores eram tantas que voltou à clínica da Lagoa no dia seguinte, acabando por ir de táxi e sem apoio médico para o Hospital de Beja. Não vê nada e, apenas, "tem a noção do claro e do escuro". Conheceu clínica pela Internet.

É o relato da amiga Josiane Soares. Vive em Lisboa e tem sido visita assídua. Ontem deu-lhe o jantar e tentou acalmá-la. "Está muito alterada. O caso dela é muito grave e pode haver alterações de uma hora para a outra. Os olhos estão menos inchados e já não sente dores, mas continua sem enxergar", diz no final da visita de ontem.

Na mesma enfermaria do Hospital dos Capuchos está uma mulher com mais de 80 anos e que foi operada às cataratas num dos olhos na mesma clínica. Operação que também fizeram os outros dois doentes, homens com 66 e 83 anos respectivamente. Apanharam os quatro uma endoftalmite, infecção grave e que poderá ser causada por uma bactéria nos equipamentos usados na operação.

Foram operados na I-Qmed, uma clínica privada na Lagoa, por Franciscus Versteeg e uma das questões em análise é a possibilidade de apresentarem queixa crime contra o clínico. O DN sabe que o cirurgião holandês, que está fora do País, deverá ser ouvido pela Inspecção-Geral das Actividades de Saúde no início da semana.

A doente com o quadro clínico mais grave, por estar em risco de cegar por completo, é Vadleine, imigrante brasileira há cerca de dez anos. Tinha miopia e submeteu-se a uma cirurgia para a colocação de lentes intra-oculares nas duas vistas, quando habitualmente os médicos só fazem a uma de cada vez. Conheceu o centro I-Qmed pela Net há um ano e só teve uma consulta antes a operação.

O médico disse-lhe que era simples e que não demoraria mais do que cinco minutos, mas acabou por se prolongar por mais 40. E, quando a doente teve complicações, foi enviada para o hospital público de Beja num táxi, sem assistência médica, sendo apenas acompanhada por um amigo. Um conterrâneo que vive em Vila Nova de Mil Fontes, onde ficaram os dois filhos de Vadleine com o ex-companheiro, e uma irmã.

Valdelaine é mãe de uma menina de três anos e de um rapaz de 14. Trabalha na apanha de fruta no concelho de Odemira. "É uma pessoa que vive de forma modesta, simples, muito trabalhadora", elogia Clarinda, a amiga brasileira que ficou em Milfontes a "segurar as pontas." E conta: "É como se fosse da família, só não fazemos o que não podemos. Procurou um profissional e confiou nele. Disse-lhe que a cirurgia era simples. Ia para um hotel e estava em casa no dia seguinte."

 

DN

Posted: 2010-08-08 02:22:00

 

http://www.nossaotica.com/master/beleza_saude_arquivos/olho1.gif



Tags: que  uma  por  para  dia  muito  foi  clínica  dois  não  apenas  cirurgia  lhe  com  grave  mais    anos  pela  está  
Actualizado em ( Domingo, 08 Agosto 2010 13:20 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.