Quinta, 23 Dezembro 2010 03:19    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Religiosos brasileiros ajudam Diocese de Beja
Avaliação: / 1
FracoBom 

 

Religiosos brasileiros ajudam a evangelizar na Diocese de Beja
Inserido em 23-12-2010 02:19



Portugal não foge à regra de uma Europa em crise vocacional, o que provoca a necessidade de recorrer aos países que no passado Portugal evangelizou.


Pela primeira vez, padres brasileiros deixaram o seu país para abraçar uma missão evangelizadora numa das regiões portuguesas com mais falta de padres, a Diocese de Beja.

Dois religiosos do instituto missionário "Milicianos de Cristo" já estão no terreno, mas em Janeiro é esperado um novo elemento.

O padre Marcelo Margon, de 40 anos, e o diácono Reuber Daltio, de 32, chegaram a Portugal no início do mês e têm responsabilidades em várias paróquias do concelho de Odemira.

“Ao navegar na Internet eu vi o apelo do Sr. Bispo, D. António Vitalino, falando da carência dos padres e da idade dos padres, com uma sobrecarga muito grande de paróquias nesta região. Como nós tínhamos interesse na nossa congregação de abrir uma casa no estrangeiro, então começámos a entrar em contacto via Internet com o Sr. Bispo de Beja e ele correspondeu”, conta o diácono Reuber, em declarações à Renascença.

O padre Marcelo Margon acrescenta que o facto de Portugal e Brasil partilharem a mesma Língua facilitou a decisão de cruzar o Oceano Atlântico.

Os fiéis vêem com bons olhos a vinda dos padres brasileiros e esperam que consigam atrair mais pessoas à Igreja.

O Bispo de Beja está confiante no sucesso desta  iniciativa, que pretende atenuar o défice de clero na Diocese. “Temos falta de padres, alguns bastante envelhecidos, com zonas muito longínquas, dispersas, embora pouco habitadas, mas mesmo assim tudo isso torna difícil a missão. Claro que temos de olhar também para a sustentabilidade económica, mas sabemos que quando se é generoso os meios não hão-de faltar”, afirma D. Vitalino Dantas.

Portugal não foge à regra de uma Europa em crise vocacional, o que provoca a necessidade de recorrer aos países que no passado Portugal evangelizou.

A escolha da congregação religiosa acaba por interessar a ambas as partes e constitui uma forma dos "Milicianos de Cristo" se fixarem no nosso país, diz D. Vitalino Dantas.

“Esta congregação religiosa tem um carisma muito vocacionado para a evangelização, para o acolhimento, pareceu-me a mais propícia e dado que gostavam também de ter uma fundação fora do Brasil, juntaram-se as duas coisas”, sublinha o Bispo de Beja.

RR


Posted: 2010-12-23 02:19:00



Tags: que  portugal  uma  padres  beja  com  brasileiros  para  não  diocese  bispo  dos  muito  religiosos  congregação  mais  mas  vitalino  passado  crise  
Actualizado em ( Quinta, 23 Dezembro 2010 09:47 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.