Segunda, 07 Fevereiro 2011 14:21    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Maior produtor de bambu da Europa produz mais de 100 variedades no Alentejo
Avaliação: / 12
FracoBom 

Agricultura

Maior produtor de bambu da Europa produz mais de 100 variedades no Alentejo

 

O maior produtor de bambu da Europa está instalado em Portugal, no concelho alentejano de Odemira, onde produz mais de 100 variedades daquela planta, a maioria para exportação, e já criou uma nova e exclusiva variedade.



Propriedade de um francês, o Bambuparque, a “única” empresa do género em Portugal, situa-se na Herdade das Fontes, na freguesia de São Teotónio, onde tem “o mais importante viveiro” de bambus da Europa, espalhado por 50 hectares, disse à Agência Lusa o gerente comercial, Hélder Carvalho.

O Bambuparque, com "cerca de 45 trabalhadores", produz anualmente “cerca de um milhão de vasos de mais de 100 variedades de bambu”, o que o torna “o maior produtor de bambu da Europa, quiçá do mundo”, indicou.

“Cerca de 70 por cento” da produção, bambus em vasos para uso ornamental e canas para decoração e construção, é exportada, sobretudo para uma empresa parceira em França, que depois distribui para o resto da Europa, mas o Bambuparque também exporta para países africanos e quer explorar o Médio Oriente.

Dos bosques do Bambuparque, contou Hélder Carvalho, também saem todos os meses “cerca de três mil quilogramas” de folhagem para alimentar os dois pandas do Jardim Zoológico de Madrid, em Espanha.

O Bambuparque produz “mais de cem variedades” de bambu, 75 por cento de países temperados e as restantes de tropicais, de quatro categorias consoante a altura, ou seja, desde bambus anões, até 1,5 metros, até aos gigantes, com mais de nove metros, passando pelos pequenos e médios.

Os clientes são sobretudo centros de jardinagem e empresas de construção e arquitetura paisagística, mas o Bambuparque também presta assessoria técnica a empresas de todo o mundo.

O Bambuparque dedica-se ainda à inovação e à investigação, disse Hélder Carvalho, contando que a empresa, através de seleção de sementes, criou e introduziu no mercado uma nova variedade de bambu, a Phyllostachys - edulis “Summer Snow” (Neve de verão).

A variedade, que está registada, “tem uma particularidade muito engraçada” que justifica o nome, ou seja, nasce no final da primavera ou início do verão com a folhagem completamente branca e, desta forma, consegue-se “ter um campo de neve em pleno verão”.

O Bambuparque foi criado em 1990, após o proprietário, Yves Crouzet, ter encontrado a Herdade das Fontes, que, por “inúmeras razões”, como o clima, lhe pareceu ser o sítio indicado para plantar variedades de bambu sensíveis ao frio.

Na escolha do local, “também pesou o lado afetivo”, porque “tive um instinto em relação a esta herdade e apercebi-me logo que não havia todas as condições ideais para o bambu, mas toda a minha vida procurei um lugar assim”, contou à Lusa.

O bambu é “uma providência para muitas populações”, frisou Yves Crouzet, sublinhando que, segundo estimativas, “um terço do planeta não poderia passar sem o bambu na sua vida quotidiana” e “muitos investigadores” estimam que o futuro da planta “será extraordinário”, sobretudo ao nível da proteção do ambiente.

Lusa


Posted: 2011-02-07 13:21:00

 


 

Bambuparque-Sociedade de Viveiros e Plantas Exóticas Lda
São Teotónio - Bambuparque

Herdade Fontes
7630-583 SÃO TEOTÓNIO
Odemira )
http://www.bambuparque.com
283 958 573
283 958 567



  • Bambuparque

Bem-Vindo

Bambuparque tem a sua origem na famosa Bambouseraie de Parfrance localizada em Anduze no Sul de França. No momento da sua constituição em 1990, o Bambuparquededicou-se à aclimatização, cultivo e produção de bambus tropicais.Mas com as excelentes condições locais, as espécies temperadas de bambu, rapidamente ocuparam a maioria da nossa produção.
Actualmente 75% dos bambus produzidos são oriundos de países temperados e 25% de países tropicais.
As espécies que vendemos agrupam-se em quatro categorias, convenientemente relacionadas com a altura do bambu:
  • Bambus anões: nunca ultrapassando 1.50 m
  • Bambus pequenos: variando entre 1.50 m e 3 m
  • Bambus médios: variando entre os 3 m e 9 m
  • Bambus gigantes: A partir de 9 m
Estas são dimensões esperadas dos bambus que crescendo num clima apropriado e com solo em boas condições. Caso contrário os seus tamanhos serão inferiores. Por exemplo, uma planta gigante que em Prafance tenha 20 m de altura , teria somente 12 m em Paris, e 8 m em Hamburgo.
Actualmente oBambuparque é totalmente independente da Bambouseraie de Prafrance, se bem que continuemos a trabalhar juntos em estreita colaboração.


Tags: bambuparque  bambu  que  para  bambus  com  mais  europa  são  uma  variedades  maior  produz  por  produtor  cerca  países  mas  também  herdade  
Actualizado em ( Segunda, 07 Fevereiro 2011 17:35 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.