Domingo, 26 Abril 2009 09:24    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Salazar "sobrevive" em Santa Clara-a-Velha
Avaliação: / 1
FracoBom 
 
Nenhuma capital de distrito mantém o nome de Salazar na toponímia
 
Fora das capitais de distrito
Salazar "sobrevive" na toponímia nacional em 20 localidades portuguesas 
24.04.2009 - 11h33 Lusa

O nome do antigo presidente do Conselho de Ministros do Estado Novo, Oliveira Salazar, sobrevive pelo País na toponímia de cerca de 20 localidades, maioritariamente no Norte e Centro, mas fora das capitais de distrito.

O distrito de Viseu, de onde o antigo ditador era natural, recolhe a maioria das designações, em três avenidas de Santa Comba Dão - concelho onde nasceu, na localidade de Vimieiro - Armamar e Carregal do Sal. Em Viseu assinala-se ainda uma rua Dr. Oliveira Salazar, na aldeia de Castaínço, Penedono.

No interior do país subsiste, igualmente, nos lugares de Cafede (Castelo Branco) ou Cadafaz (Góis), mantendo-se aqui junto à rua Combatentes do Ultramar.

Se a seguir à revolução de 1974 o nome de Salazar foi "banido" de inúmeros espaços e equipamentos nacionais - da actual Ponte 25 de Abril, a avenidas de Leiria e da Figueira da Foz, ou de uma praça em Coruche, hoje da Liberdade, ao Largo São Francisco, em Loulé, entre diversos outros exemplos - há pelo menos uma aldeia, em Santarém, onde subsiste, lado a lado com um dos militares de Abril.

Em Atalaia, a 20 quilómetros a noroeste da capital de distrito, a rua Oliveira Salazar entronca com a Capitão Salgueiro Maia, o comandante da coluna militar que ocupou o Terreiro do Paço e levou à rendição de Marcelo Caetano no quartel do Carmo.

Das poucas referências ao antigo ditador existentes no Sul do país, há uma que se destaca, por se situar em pleno Alentejo: em Santa Clara-a-Velha, concelho de Odemira, Oliveira Salazar é nome de praça, de onde parte a rua Marechal Carmona, outra das figuras do Estado Novo.

A referência toponímica ao antigo ditador subsiste, também, no litoral: em Monte Real, Leiria, junto às termas e a caminho da base aérea, a rua Dr. Oliveira Salazar é uma das artérias principais da povoação.

Em Olival, Vila Nova de Gaia, existe a única "alameda" com o nome de Oliveira Salazar, em local de pouca passagem e relativamente desconhecido; já Santo Tirso (Porto) e Murtosa (Aveiro) possuem as únicas ruas "do" antigo presidente do Conselho de Ministros.

O roteiro continua em Ansião (Pombal) ou Santa Cita (Tomar), uma das mais extensas e onde Salazar tem a "companhia" adjacente da rua da Legião Portuguesa, organização paramilitar criada, em 1936, com o Estado Novo e extinta em 1974.

Há, no entanto, pelo menos uma referência a Salazar na toponímia nacional que nada tem a ver com o antigo ditador: em plena serra do Caramulo, na pequena aldeia de Caselho de São João, a meio caminho entre Águeda e Tondela, a placa num casebre de pedra homenageia, isso sim, um antigo morador, iniciativa da população local.

 

 

25.04.2009 - 14h43 - Vitor Santos, Santiago da Guarda, Ansião
Este artigo não deixa de ser interessante. Mas quem disse ao seu autor que Ansião pertence a Pombal Ansião ( Pombal) ???? Ansião é de facto um concelho vizinho de Pombal, mas apenas isso ! Tem a mesma autonomia e estatuto que qualquer Municipio Português! Estude, informe-se e depois publique textos ! De facto Ansião tem ainda uma ruela com o nome de Oliveira Zalazar, contra minha vontade e acção enquanto fui vereador da Camara Municipal de Ansião, pois propus que fosse alterada a toponimia dessa rua, o que não foi aceite pela maioria na camara presidida por Fernando Marques.
 
Comentário 25.04.2009 - 12h14 - MANUEL MAIA, braga portugal
A LIBERDADE PARA PODEREM AQUI ESCRITA FOI VOS DADA A 35 ANOS E AINDA VEEM PARA AQUI FALAR NESSA TRISTE FIGURA? CALAI-VOS IGNORANTES E DAI A CARA FASCISTAS ENVERGONHADOS E ESCONDIDOS COBARDES ESCONDIDOS VIVA O 25 DE ABRIL!
 
Comentário 25.04.2009 - 10h31 - Manuel de Avelar, Entroncamento
25.04.2009 - 04h39 - João Pedro, Carnaxide, Oeiras > Oh infeliz, está calado. Não chegam 35 anos de frustração?
 
Comentário 25.04.2009 - 08h40 - Carla Mendes, Porto
E quando mudam o nome da ponte e lhe devolvem o nome salazar??? Sim que foi salazar que a construiu e não os comunas que só destruiram portugal. Viva Salazar!
 
Comentário 25.04.2009 - 08h34 - Alguem que para pra pensar um pouco., Lisboa
ABENÇOADO SALAZAR!!! Após 35 anos de corrupção e degradação de Portugal o povo portugues tem SAUDADES tuas!! Este dia é o mais triste do calendário luso. Ainda bem que na minha casa só se festeja o 10 de Junho dia da raça.
 

 

in Publico



Tags: salazar  que  nome  das  antigo  oliveira  uma  ansião  rua  com  distrito  onde  tem  toponímia  foi  pombal  santa  sobrevive  país  ditador  
Actualizado em ( Domingo, 26 Abril 2009 09:33 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.