Sexta, 11 Março 2011 17:25    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Futsal,João Chaves, Vila Nova de Milfontes
Avaliação: / 0
FracoBom 

 

 

As respostas de Ricardinho aos leitores
UMA ENTREVISTA PARA CONFERIR AQUI
09:30

sexta-feira, 11 março de 2011

 


 

 



 

 

Ainda tens viva a esperança e o desejo de vires a ser um jogador de futebol de 11, apesar de seres considerado um dos melhores futsalistas do Mundo?
João Chaves, Vila Nova de Milfontes

Não. Essa foi uma grande possibilidade que passou na minha curta carreira mas que não se concretizou e neste momento cada vez mais penso na minha carreira de futsalista, pois todos este anos que trabalhei para chegar onde cheguei, não podem ficar para trás. Neste momento e ainda com 25 anos já cheguei a um grande patamar na vida de um profissional de futsal e ainda quero chegar mais além. O futsal é a minha vida e a minha modalidade de eleição.

Como simpatizante do FC Porto, se algum dia fosse criada a secção de futsal desse mesmo clube, gostavas de representá-la?
Carlos Eduardo Oliveira, Santa Maria da Feira

Nós profissionais nunca devemos dizer desta água não beberei. Como todos sabem tenho uma linda história da minha vida como jogador de futsal ligado ao SLB, mas nunca me aproveitarei disso para estar ligado ao clube. Vou representar sempre bem as camisolas dos clubes que vestir e nunca deixarei um grande desafio e uma grande proposta para mim para trás, seja que clube for. Aliás, tal como aconteceu agora na minha recente equipa no Japão.

Quem é o melhor jogador de sempre de futsal e de futebol de 11?
Pedro Freitas, Estoril

Para mim o melhor de sempre de futsal continua a ser o Falcão. E sempre será ele, pelo menos enquanto viver e respirar o futsal, pois é sem dúvida a pessoa que mais responsabilidades tem na minha forma de jogar. Sempre me espelhei nele, pois devemos espelhar-nos nos melhores. Quanto ao futebol, para mim como jogador o melhor de sempre será Maradona/Ronaldinho. Maradona pelo que vi em vídeos e ouvi falar, Ronaldinho, porque tive o privilégio de o ver pela TV e poucas vezes ao vivo. Será sempre uma referência para qualquer desportista.

É mesmo verdade que o Benfica colocou uma cláusula no teu contrato que, se vieres para Portugal, só poderás assinar pelo Benfica?
João Reis, Serpa

São coisas que ficaram entre mim, Benfica e o meu clube, que irei respeitar sempre, principalmente agora que estou a representar outro clube que não o Benfica, mas como disse anteriormente, o futuro a Deus pertence. A nossa vida é assim, hoje aqui e amanhã ali.

Gostava de saber se depois de ser campeão da UEFA pelo Benfica a sua ambição não passaria por jogar num campeonato mais competitivo que o japonês?
Ricardo Alves, Vila Pouca de Aguiar

Responderei com várias questões. O que conhecem do futsal japonês? Só porque não é mundialmente conhecido ou falado é mau para um jogador que jogou no Benfica, o maior clube do mundo? Nós temos de saber escolher o que é melhor para nós e achei por bem que estava na hora de voar para outros rumos. O Japão foi o que mais me aliciou por várias razões. Desde o projeto que o clube tem para os próximos anos, por terem uma liga profissional de futsal, por cada vez mais estarem apostar forte na modalidade, trazendo cada vez mais estrangeiros com muito valor e mundialmente conhecidos para ajudarem à evolução. Desde que estou no Japão, sinto que estou a continuar a evoluir, senão seria o primeiro a voltar para a Europa, pois dinheiro não é tudo na vida de um jogador, pelo menos um jogador como eu. Tenho vários objetivos por cumprir. E cada vez que vou à Seleção não sinto diferença nenhum pela negativa, quando estou com os meus companheiros que jogam na liga portuguesa. Nós portugueses temos valor, e não é por irmos jogar para as melhores ligas do mundo e para os grande clubes dessas ligas que temos que aceitar tudo. Somos dos melhores do mundo a jogar futsal e por isso tem de dar nos valor por isso.

Há uns anos falou-se que poderia ingressar na equipa de futebol do Benfica. Ficou desiludido por isso não ter acontecido? Era para si um objetivo ou, pelo contrário, nunca pensou deixar o futsal?
Hugo Costa, Guarda

Isso foi uma possibilidade, mas como já disse várias vezes isso faz parte do passado, sou jogador de futsal, da modalidade mais emocionante do mundo, da qual me orgulho de ser uma das figuras. Vou continuar para chegar aos meus objetivos e orgulhar os portugueses, que é ser o melhor do mundo da modalidade e darem o devido valor aos jogadores portugueses..

Como é que um jogador consegue ligar-se a uma equipa e comunicar com esta dentro e fora de campo sem dominar a língua do seu país? E na vida pessoal?
Sérgio Queirós, Lisboa

Isto é como se estivéssemos a chegar ao primeiro ano da escola, vamos aprender tudo direitinho e com calma, conhecer pessoas novas um lugar diferente. Foi com esta mentalidade que superei isso. Também pensei nisso antes de tomar a decisão de vir, foi tudo pensado com calma, ponto por ponto, para não dar uma passo errado. E com ajuda inicial de intérpretes, jogadores brasileiros, um jogador japonês que jogou mais de 3 anos em Espanha e fala espanhol e com os portugueses que vieram comigo. Depois é força de vontade para aprender a lidar com eles falar com eles dentro de campo para tudo ficar mais fácil e conseguirmos os objetivos pretendidos, que são ganhar sempre tudo... Na vida pessoal foi mais difícil para a minha esposa, pois só convive com as mulheres dos jogadores estrangeiros e acaba por falar muito pouco japonês. Mas nunca estamos sozinhos, nunca nos falta nada e por enquanto tudo corre na perfeição.


Record

(Futebol Nacional, Futsal, Futebol)

 

 



Tags: que  para  futsal  com  por  não  uma  jogador  mais  como  sempre  minha  clube  vida  mundo  tudo  futebol  benfica  ser  isso  
Actualizado em ( Sexta, 11 Março 2011 17:29 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.