FotoO ministro do Ambiente Nunes Correia revelou que os primeiros contactos com as autarquias abrangidas pelo Polis Litoral do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina deverão estar concluídos dentro de dois meses.
Regional

Contactos com autarquias no âmbito do Polis da Costa Vicentina devem demorar dois meses

 
Foto

Nunes Correia
 

O ministro do Ambiente Nunes Correia revelou que os primeiros contactos com as autarquias abrangidas pelo Polis Litoral do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina deverão estar concluídos dentro de dois meses.

"Ficou definido iniciar desde já os contactos com as Câmaras Municipais para definição exacta do que se fará nesta intervenção e este processo deverá levar dois meses", afirmou o governante em declarações à Agência Lusa, referindo-se aos municípios de Vila do Bispo e Aljezur, ambos no Algarve, e de Odemira, no Alentejo.

Nunes Correia adiantou que o gabinete coordenador do Polis Litoral da Costa Vicentina e a Parque Expo, que "é o braço técnico" do projecto, "já fizeram o reconhecimento da zona", definindo as suas "potencialidades", e agora falta definir "em pareceria com as câmaras" o que se vai fazer.

A intervenção, que, segundo o responsável da pasta do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, deverá "atingir um valor de 40 milhões de euros", tem como um dos seus principais objectivos "valorizar esta zona em termos funcionais e paisagísticos", de forma a poder dispor de "um turismo de qualidade".

"O segundo objectivo é reforçar as componentes deste território, que é um dos trechos de costa mais bem preservados da Europa", disse o ministro do Ambiente.

Nunes Correia disse ainda que este Polis Litoral, um dos quatro aprovados pelo governo (juntamente com os do Litoral Norte, Aveiro, e Ria Formosa), é uma das "grandes operações integradas de requalificação da orla costeira" e visa "a valorização dos espaços balnear e urbanística, a protecção de arribas, disciplinar os acessos e o estacionamento ou a criação ciclovias".

"Queremos tornar esta zona exemplar. É um parque natural de extrema importância, mas os parques naturais são para as pessoas. E esta intervenção vai permitir que elas usufruam deste espaço com qualidade e com conforto, mantendo a componente natural e paisagística", assegurou Nunes Correia.

O ministro do Ambiente anunciou domingo no Algarve o Pólis Litoral do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, obra que se deve iniciar em 2010 e terminar em 2013.

De acordo com o ministro, as intervenções vão deixar "uma marca de mudança, sem negar os valores naturais, mas conciliando o desenvolvimento económico e social".

6 de Maio de 2009 | 13:15
lusa




Tags: que  com  costa  correia  litoral  polis  vicentina  nunes  contactos  ministro  dois  ambiente  meses  autarquias  dos  esta  alentejano  zona  sudoeste  pelo  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.