Sexta, 14 Outubro 2011 15:52    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Falta de veterinários atrasa abertura do Matadouro Alentejano em Odemira
Avaliação: / 0
FracoBom 

 14-10-2011 
 
Falta de veterinários atrasa abertura do Matadouro Alentejano em Odemira 
 

O Matadouro do Litoral Alentejano, em Odemira, está concluído, mas não pode começar a laborar por falta de veterinários, segundo o deputado do PSD Mário Simões.

O deputado, que se comprometeu a sensibilizar as entidades competentes para a resolução do problema, alertou para o facto da nova infra-estrutura estar «concluída, mas não pode proceder ao abate de animais porque, segundo a administração do Matadouro do Litoral Alentejano (MLA), a Direcção-Geral de Veterinária (DGV) não disponibiliza a equipa de veterinários necessários ao controle e fiscalização dos abates».

O deputado social-democrata eleito por Beja lembra que a nova unidade de abate de bovinos, ovinos e suínos está dotada do mais moderno equipamento e dimensionada para corresponder às necessidades das pequenas e médias explorações pecuárias, de uma área geográfica que abrange 27 concelhos alentejanos e algarvios.

Os «problemas burocráticos» que «atrasam» a abertura do matadouro, construído na freguesia de Fornalhas Velhas, no concelho de Odemira, num investimento de cinco milhões de euros, estão a provocar, segundo Mário Simões, «graves problemas à gestão do mesmo por força dos encargos financeiros que estão a ser suportados pela empresa».

Numa reunião com os administradores do matadouro, Mário Simões comprometeu-se a sensibilizar as entidades competentes para serem «superados os obstáculos que estão a travar o arranque da actividade do MLA».

O deputado vai ainda oficiar o gabinete da Ministra da Agricultura para que seja analisado o problema, para que o novo matadouro possa entrar em actividade até ao final deste ano.

Contactado pela Lusa, Ricardo Silva, administrador do matadouro, disse que actualmente «estão a ser concluídas as obras de abastecimento de água» à infra-estrutura e, «muito em breve, será marcada a vistoria».

Conforme explicou, a falta de veterinários «só será uma condicionante se a situação se mantiver no dia a seguir à emissão da licença de laboração», o que, de acordo com as suas previsões, poderá acontecer nos próximos 30 dias.

Contudo, admitiu que «o corpo de inspecção ao serviço nas unidades veterinárias do Alentejo não chega para mais um matadouro» e que «a DGV, tal como qualquer entidade pública, está condicionada na contratação de funcionários».

Ricardo Silva garantiu ainda que a administração do matadouro está «a trabalhar» para que a contratação dos quatro veterinários necessários «não venha a ser um problema».

A sociedade do MLA foi criada, no final de 2003, por produtores pecuários e entidades ligadas ao sector, com o apoio da Câmara de Odemira e de uma entidade bancária, que detêm mais de 90 por cento do capital social.

No final de Outubro de 2010, o presidente do município, José Alberto Guerreiro, divulgou que o matadouro, considerado «fundamental para o desenvolvimento da fileira da carne» no Baixo Alentejo e no Algarve, deveria começar a funcionar em Março ou Abril deste ano.

No entanto, sucessivos atrasos têm feito com que, actualmente, a administração não avance uma data para a abertura da nova infra-estrutura alentejana.

Fonte: Lusa



Tags: que  matadouro  para  veterinários  odemira  não  alentejano  por  abertura  falta  com  estão  deputado  uma  está  nova  administração  mla  infra  ser  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.