Segunda, 24 Outubro 2011 14:09    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Queda de parte do tecto interior da extensão de Saúde de São Teotónio
Avaliação: / 0
FracoBom 

Extensão de São Teotónio

São Teotónio: Cano rebentado provoca inundação e queda de parte do tecto interior
A extensão de Saúde de São Teotónio está hoje encerrada, depois de ter rebentado um cano de água, que originou a queda de parte do tecto interior e a inundação do edifício, ainda durante a madrugada. Os estragos no edifício e a data de reabertura dos serviços estão ainda por avaliar. As instalações são recentes, tendo sido inauguradas, ainda pelo secretário de Estado da Saúde do anterior Governo, Manuel Pizarro, em Fevereiro deste ano.


São Teotónio: Extensão de Saúde reabre quarta-feira, após reparações

A extensão de Saúde de São Teotónio reabre na quarta-feira, data em que se prevê que já estejam reparados os danos causados por uma inundação que ocorreu depois de um cano ter rebentado com a pressão da água. O director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Litoral, Paulo Espiga, disse que já está a ser feita a reparação pelo empreiteiro que construiu o edifício inaugurado em Fevereiro deste ano. Entretanto, os utentes são encaminhados para o Centro de Saúde de Odemira, onde está já hoje a trabalhar a equipa médica, contudo, não é garantido transporte.


Oiça a versão completa na emissão da Rádio Sines de Segunda-Feira, 24 de Outubro de 2011

radiosines



Inundação obriga a encerrar posto de saúde de S. Teotónio

09h54m

O rebentamento de uma canalização de água originou, na madrugada desta segunda-feira, a queda do tecto interior de um corredor do centro de saúde de S. Teotónio, em Odemira, e consequente inundação do edifício.

Ao início da manhã desta segunda-feira, os funcionários do posto de saúde deram com aquele posto de saúde inundado de água. o que obrigou ao seu encerramento ao público.

O rebentamento de um cano fez com que todo o tecto do corredor ruísse.

Para o local acorreram os Bombeiros Voluntários de Odemira, que, durante a manhã desta segunda-feira, irão proceder a trabalhos de escoamento da água causada pela inundação.

De momento, desconhece-se quando o posto de saúde de S. Teotónio voltará a abrir ao público.

JN


13-02-2011 

Extensão de São Teotónio

O Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, irá inaugurar no próximo dia 15 de Fevereiro a Extensão de Saúde de S. Teotónio, pertencente ao Centro de Saúde de Odemira (ACES do Alentejo Litoral).

A nova infra-estrutura, da responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Alentejo, IP, com o apoio do Município de Odemira, representa um investimento de aproximadamente 570.000 €, com co-financiamento comunitário do QREN/INALENTEJO.

A Extensão de Saúde é constituída por 4 consultórios, 3 salas de tratamento e outras áreas de apoio, estando dimensionada para atender 8 mil utentes, permitindo a prestação de cuidados com os mais elevados níveis de qualidade. 

15.11.09

A saúde em Odemira

A escassez de serviços na área da saúde no concelho de Odemira tem comprometido ao longo dos anos a qualidade de vida da população residente. Por outro lado, a distância entre as localidades da região e os hospitais de Beja e de Santiago do Cacém, gera uma permanenete sensação de insegurança entre os odemirenses.

Nos últimos tempos, têm sido implementadas medidas com o objectivo de minorar esta situação, não passam porém de soluções acessórias, que não resolvem o problema fulcral - a ausência de uma unidade de saúde de cariz hospitalar.
Embora as medidas economicistas e de qualificação do Sistema Nacional de Saúde promovam a centralização dos serviços hospitalares em macro unidades na adjacência de grandes aglomerados populacionais, a adequação às dinâmicas territoriais do país devia ser entendida como um principio fundamental para a optimização da saúde em Portugal, permitindo assim a instalação de unidades hospitalares em concelhos ou regiões periféricas, cujas populações não beneficiam da proximidade de serviços de urgência e de saúde em geral.

Em Odemira a situação aguadiza-se no verão, quando a população residente aumenta exponencialmente junto à faixa costeira. A ausência de médicos, a parca qualidade das instalações dos Centros de Saúde, a ineficiência dos serviços e o tipo de atendimento prestado por alguns profissionais, perante uma população ainda mal informada e pouco escolarizada, ditam a ocorrência de situações gritantes, geralmente nunca denunciadas por falta de conhecimento, medo e acomodação das populações.

No verão o Ministério da Saúde anunciou a contratação de cerca de 44 médicos originários da ilha de Cuba para colmatarem a insuficiência de profissionais de saúde em algumas regiões. Em Odemira terão sido colocados 5 médicos, já que nesta área cerca de 8 mil utentes não tinham acesso a médico de família.

Em São Teotónio, enquanto a obra do novo Centro de Saúde avança, foram colocados 2 médicos cubanos ao serviço da população. A maioria dos utentes congratula-se com a vinda destes profissionais, espera-se no entanto que ao contrário daquilo que foi noticiado na comunicação social, os médicos cubanos tenham um salário, um horário de trabalho, assim como outros deveres, direitos e regalias semelhantes aos seus colegas portugueses!



Tags: saúde  que  teotónio  odemira  são  com  extensão  por  inundação  dos  feira  médicos  água  serviços  não  para  tecto  uma  posto    
Actualizado em ( Segunda, 24 Outubro 2011 18:07 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.