Terça, 24 Janeiro 2012 20:34    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Idosos de Odemira com dificuldades em suportar preço das ambulâncias
Avaliação: / 0
FracoBom 

Idosos com dificuldades em suportar preço das ambulâncias

Publicado hoje às 14:26

Com as novas regras para o transporte não urgente de doentes, há muitos idosos que deixaram de ter condições para ir às consultas, em especial aqueles que vivem mais isolados e os que têm reformas mais baixas.

A população idosa e isolada não tem maneira de pagar o transporte de acordo com a nova lei. Em Odemira, como conta a repórter Maria Augusta Casaca, há casos de reformados que recebem 250 Euros por mês e têm de pagar 200 Euros pelo transporte nas ambulâncias. Há mesmo quem pergunte aos bombeiros se é possível o pagamento em prestações.

O comandante Nazário Viana, dos Bombeiros de Odemira, conta que se depara todos os dias com situações dramáticas. Muitas vezes, os idosos dizem que «se pagarem a ambulância não tem dinheiro para os medicamentos» refere. «Às vezes optamos por não receber o transporte da ambulância para eles levantarem os medicamentos» continua.

Se através da chamada telefónica o INEM não considerar o caso urgente, ou se o doente tiver uma consulta marcada no centro de saúde terá que pagar a deslocação de ambulância. No caso de Odemira, o maior concelho do País, para qualquer deslocação é preciso percorrer longas distâncias. Por exemplo, para ir da freguesia de Sabóia ao centro de saúde de Odemira, a 37 km de distância, o doente paga um valor que pode ir de 75 a 80 euros.

O Sr. Vidaúl de 76 anos é exemplo desta realidade. Mora num monte isolado de Sabóia e para apanhar o autocarro tem que se deslocar a pé um quilómetro, pelo que opta por ir ao centro de saúde de táxi. Em Odemira os bombeiros já optam por cobrar a taxa mais baixa por quilómetro, no valor de 50 cêntimos, ainda assim os idosos não têm como pagar.

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=2260645



Tags: que  para  por  idosos  não  com  odemira  ambulâncias  transporte  pagar  dificuldades  ambulância  mais  suportar  bombeiros  preço  têm  das  centro    
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.