Terça, 20 Março 2012 11:30    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Suicídio: No distrito de Beja e concelho de Odemira baixou entre 2010 e 2011
Avaliação: / 0
FracoBom 

Suicídio: No distrito de Beja e concelho de Odemira baixou entre 2010 e 2011
O coordenador Nacional para a Saúde Mental, Álvaro Carvalho, esteve ontem, no concelho de Odemira, a convite do deputado social-democrata, eleito por Beja, e anunciou à Voz da Planície que está “em fase de ultimação a criação de um programa nacional de prevenção dos suicídios”.
“De acordo com dados do observatório do suicídio existente em Beja é possível dizer-se que a taxa baixou no distrito e no concelho de Odemira, entre 2010 e 2011”, avançou também Álvaro Carvalho.

Álvaro Carvalho, coordenador Nacional para a Saúde Mental, esteve ontem, no concelho de Odemira, a convite do deputado social-democrata, eleito por Beja, Mário Simões, para acompanhar o trabalho de uma equipa da Unidade Móvel de Saúde daquela vila alentejana, especializada no apoio a idosos nas zonas mais isoladas.

Em declarações à Voz da Planície, Álvaro Carvalho, frisou que “está a fase de ultimação a criação de um programa nacional de prevenção dos suicídios” e que foi neste contexto que decidiu aceitar o convite de Mário Simões.

O coordenador Nacional para a Saúde Mental relevou também, o trabalho daquela Unidade Móvel, referindo que “é importante para combater o isolamento dos idosos, factor que pode contribuir, juntamente com a depressão grave, para o aumento do suicídio”.

Álvaro Carvalho explicou que “não é possível estabelecer-se um diagnóstico muito objectivo sobre as causas do suicídio”. Para o distrito de Beja e concelho de Odemira apontou contudo, algumas pistas, em termos estatísticos, para as taxas elevadas de suicídio que apresentam, como “o facto de se ser homem, ter doença crónica ou outra incapacitante”. Recordou que “o suicídio está ligado a uma doença grave que é a depressão” e que “este dado é fiável e conhecido”.

O coordenador Nacional para a Saúde Mental avançou ainda, que “Portugal tem por um lado, a taxa mais baixa de suicídio da Europa, mas também a mais elevada de causas de morte não identificadas”.

Álvaro Carvalho disse, igualmente, que “de acordo com o observatório do suicídio que existe em Beja, é possível dizer-se que o mesmo baixou no distrito e no concelho de Odemira, entre 2010 e 2011”, frisando contudo, que para “os dados serem totalmente fiáveis é necessário terem um intervalo de quatro a cinco anos”.

Álvaro Carvalho terminou frisando que “dada a complexidade desta temática será necessário terminar os estudos que estão a ser efectuados, assim como, o programa nacional de prevenção para se terem dados concretos sobre a taxa de suicídio no País e as suas causas”, situação que nas suas palavras só deverá ocorrer “dentro de um, a dois anos”.

Ana Elias de Freitas

vozdaplanicie




Tags: que  suicídio  para  odemira  beja  concelho  álvaro  nacional  carvalho  distrito  baixou  entre  saúde  coordenador  mental  com  dos  programa  dados  mais  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.