Sábado, 31 Março 2012 19:57    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Projeto “Espaço vivo” da UCSP de Odemira vence “Bolsa de atendimento de excelência em cuidados de saúde primários”
Avaliação: / 0
FracoBom 

29-03-2012 

Bolsa excelencia atendimento

O projeto "Espaço vivo" da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Odemira foi o vencedor da "Bolsa de atendimento de excelência em cuidados de saúde primários", no valor de 13000€, promovida pela PFIZER e pela Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral. A bolsa foi entregue aos representantes do projeto, no passado dia 17 de Março, na sessão de encerramento do 29º Encontro Nacional de Clínica Geral.

O projeto “Espaço vivo” nasceu da percepção por parte da equipa de profissionais da UCSP de Odemira, de que existia um desfasamento entre a informação disponibilizada nos vários suportes informativos pelo serviço e os conhecimentos demonstrados pelos utentes, nomeadamente, a pouca resposta da população a algumas campanhas nacionais de extrema importância.

Assim, surgiu a ideia de um projeto que reformulasse os espaços de acolhimento dos utentes, tornando-os pólos de informação e conhecimento, agradáveis para os seus utilizadores e que despertassem a curiosidade e interacção, daí o nome escolhido para o projeto: “Espaço vivo”.

Dinamizado por elementos da equipa da UCSP de Odemira (enfermeiros, médicos, assistentes técnicos e técnica de serviço social), o “Espaço Vivo” conta com a colaboração e entusiasmo de todos os profissionais que partilham as instalações do Centro de Saúde de Odemira, designadamente a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) “Saúde na Mira” e a Unidade de Saúde Pública.

Tendo como objetivo principal dinamizar os espaços de acolhimento de utentes, requalificando o modo como a informação disponível para utentes e profissionais do Centro de Saúde de Odemira é divulgada, operacionalmente, este projeto pretende desenvolver um conjunto de intervenções de dois tipos distintos:

  • Ao nível das estruturas – através da requalificação dos suportes comunicacionais e de informação ao utente;
  • Ao nível dos conteúdos – mediante a adequação da informação existente e assente na identificação das necessidades objectivas dos utentes, em particular, e da população em geral.

O “Espaço vivo” é mais um exemplo de uma boa prática que se pretende implementar nos Cuidados de Saúde Primários e constitui um elemento estratégico para o estreitamento das relações entre a organização e seus utilizadores, cujo objetivo final é a obtenção de ganhos em saúde para a comunidade que serve e na qual está inserida.

arsalentejo



 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.