Terça, 12 Junho 2012 09:12    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
MORTO O POLIS, EIS O SEU HERDEIRO
Avaliação: / 1
FracoBom 

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2012

MORTO O POLIS, EIS O SEU HERDEIRO

Tal como se previra, o Programa Polis Litoral, previsto para durar até 2013, teve o seu fim antecipado por "não" ter atingido os objectivos a que se propunha. Quem o diz é a Ministra Assunção Cristas. Vai daí, substituiu-o por um novo Programa de Acção de Protecção e Valorização do Litoral, apresentado com pompa e circunstancia como se pode ver aqui www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=12&ved=0CF0QFjABOAo&url=http://www.portugal.gov.pt/media/608819/20120529_pavl.pdf&ei=hbXVT8i_LNPb8gPp7bzTBA&usg=AFQjCNFVU5nk5mqNaVVysDwTxyB5IUdqqw&sig2=4zyQI20N_mzlfJv28dtJUQ
Porque se trata de um programa do litoral, obviamente não podia, a ministra, deixar de meter agua ao dizer que criara a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) quando essa entidade era e é a entidade máxima em matéria de Declaração de Impacto Ambiental. Ou agua ou algo errado está para acontecer!
Propõe-se o novo Plano a rever o plano de acção litoral, promover a sua efectiva execução, a salvaguarda de pessoas e bens face a situações de risco e contribuir para o desenvolvimento local e o crescimento económico. Roupagem nova com tecido velho!
São apresentados três grandes vectores deste plano como a Defesa Costeira e Zonas de Risco, Estudo -Gestão - Monitorização, Planos de Intervençaõ e Projectos de Requalificação.
No que ao Algarve diz respeito verifica-se que apenas em Lagos está prevista uma acção de defesa costeira com prioridade máxima, Albufeira com prioridade elevada, Vila do Bispo, Portimão, Lagoa e Albufeira com prioridade media.
Com Estudos, Gestão e Monitorização fica a linha de costa que vai desde o concelho de Albufeira até à fronteira do concelho de Odemira.
Os Planos de Intervenção e Projectos de Requalificação com prioridade elevada, que máxima não os há, destinados à região são Lagoa, Albufeira e Loulé.
Registamos com algum agrado mas também com uma certo sentimento de revolta, que a ministra tem do Sotavento algarvio a imagem de pertencermos ao reino de Marrocos ou seja, somos mouros e por isso não merecemos o mínimo dos mínimos apesar da existência de pontos de verdadeiros risco para pessoas e bens, património secular como Cacela Velha, que só a crista da ministra não consegue enxergar.
Quanto à generalidade das intervenções, ainda que em nome da salvaguarda das pessoas, o que se verifica é que as mesmas são quase exclusivamente em zonas turísticas, sendo o Estado, todos nós incluindo os mouros, a pagar o usufruto e beneficio de privados, ao estilo das PPP de má memoria.
Refugia-se a ministra, tal como o anterior governo, na execução do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, cujos indícios de "encomendas" são por demais evidentes, retirando aos filhos da pouca sorte para dar à ganancia de interesses como os do BPN.
Quando teremos um governo, que antes de tomar decisões no Terreiro do Paço, ausculta as populações sobre as necessidades das suas cidades, vilas e aldeias? São uns iluminados! Que grande cambada!
O Poder politico está mesmo a precisar que as pessoas se revoltem, única forma de se fazerem ouvir.
REVOLTEM-SE, PORRA!
Publicada pelo a.terra

olhaolivre.blogspot.pt



Tags: que  com  como  para  não  são  ministra  litoral  por  programa  pessoas  plano  prioridade  polis  albufeira  das  seu  acção  tal  costeira  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.