Sexta, 22 Junho 2012 09:46    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Banco Local de Voluntariado de Odemira apresenta balanço positivo
Avaliação: / 0
FracoBom 

Quinta-feira, 21 de Junho de 2012

Banco Local de Voluntariado de Odemira apresenta balanço positivo

Os primeiros seis meses de actividade do Banco Local de Voluntariado de Odemira (BLVO) registam um balanço muito positivo, contando já 65 voluntários inscritos e a apresentação de 30 projectos por 15 entidades do concelho. 
   Fundado a 15 de Dezembro de 2011, o BLVO é enquadrado pela Câmara de Odemira e tem como função facilitar o encontro entre quem quer ser voluntário e as instituições que querem receber, através do acolhimento de inscrições, formação, encaminhamento e acompanhamento da inserção.
   Nesse sentido, e em apenas seis meses, o banco já realizou reuniões exclusivas com 22 entidades concelhias com o objectivo de incentivar a adesão ao banco através da criação de projectos de voluntariado. 
   Até ao final do ano, o BLVO irá elaborar um Plano de Acção para 2013 no âmbito do qual, além das actividades rotineiras do BLVO (entrevistas, reuniões com as entidades e voluntários, divulgação de projectos, entre outros), será criado um dia destinado ao voluntariado em Odemira, dirigido aos voluntários, entidades promotoras e população em geral, bem como iniciativas de divulgação e de sensibilização gerais e sectoriais.

correioalentejo


SEIS MESES DE ATIVIDADE DE VOLUNTARIADO EM ODEMIRA 
 
 
   
 

Os primeiros seis meses de atividade do Banco Local de Voluntariado de Odemira (BLVO) registam um balanço muito positivo, com a adesão da população e das forças vivas do concelho neste projeto de ajuda ao próximo, tendo sido inscritos 65 voluntários e apresentados 30 projetos por 15 entidades do concelho.

 

O BLVO teve o seu início formal no dia 15 de dezembro de 2011,com a realização da primeira ação de sensibilização à comunidade, seguindo-se uma outra ação geral, a 17 de janeiro, dirigida às potenciais entidades promotoras de voluntariado. Desde então, foram realizadas reuniões exclusivas com 22 entidades concelhias com o objetivo de incentivar a adesão ao Banco através da criação de projetos de voluntariado.

 

Estão inscritos 65 voluntários, dos quais 86% são do sexo feminino, sendo que mais de metade já frequentou as duas ações de formação geral de voluntário, realizadas a 15 de março e 14 de abril, com a colaboração do Conselho Nacional para as Políticas de Solidariedade, Voluntariado, Família, Reabilitação e Segurança Social e da Cáritas de Beja. Devem iniciar-se em breve os processos de integração nas entidades promotoras, tendo em conta os seus perfis e a natureza dos projetos de voluntariado.

 

Os motivos que levam os voluntários a inscrever-se no BLVO são ‘ajudar o outro’ e a ‘satisfação e enriquecimento pessoal’. Quanto à residência, a maioria dos voluntários é de Odemira, seguindo-se as freguesias de S.Teotónio e Boavista dos Pinheiros. A quase totalidade dos voluntários está em idade ativa, tem o 12.º ano ou ensino superior e encontra-se empregada. Quanto às preferências dos voluntários sobre o público com quem pretendem intervir, a maioria indica a população em geral, seguindo em igual percentagem a infância e a terceira idade. Verifica-se que a área de maior preferência é a ação social, onde se destacam as atividades relacionadas com idosos e a recolha/distribuição de alimentos/bens essenciais. Com um número considerável de escolhas estão também as atividades de ação educativa, na área da educação, e otrabalho com animais, na área da defesa do património e ambiente.

 

Nas entidades promotoras, as instituições particulares de solidariedade social são as que em maior número aderiram ao BLVO, representando a maior parte dos projetos existentes.

 

Até ao final do ano, o BLVO irá elaborar um Plano de Ação para 2013 onde, para além das atividades rotineiras do BLVO (entrevistas, reuniões com as entidades e voluntários, divulgação de projetos, etc.), se contemple um dia destinado ao voluntariado em Odemira, dirigido aos voluntários, entidades promotoras e população em geral, bem como iniciativas de divulgação e de sensibilização gerais e sectoriais.

 

O Banco Local de Voluntariado de Odemira é enquadrado pelo Município de Odemira e tem como função facilitar o encontro entre quem quer ser voluntário e as instituições que querem receber, através do acolhimento de inscrições, formação, encaminhamento e acompanhamento da inserção.

CMO



Actualizado em ( Sexta, 22 Junho 2012 09:51 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.