Quinta, 05 Julho 2012 09:59    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Alunos de Odemira conquistam prata e bronze nos EUA
Avaliação: / 0
FracoBom 

Seis alunos do Clube de Ciências (Bigeo) da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, foram distinguidos com as medalhas de prata e de bronze naGenius Olympiad 2012, competição mundial de projetos escolares no âmbito do ambiente, que decorreu 24 e 29 de junho, em Nova Iorque, nos EUA.

Portugal esteve representado por seis alunos da Escola Secundária de Odemira, na Genius Olympiad 2012. Entre os 248 trabalhos concorrentes, provenientes de mais de 30 países, o projeto "Impacto da flora invasora nos ecossistemas ribeirinhos em Odemira", da autoria dos alunos Lúcia Martins, Daniel Silva e Marlieke Pronk, foi distinguido com uma medalha de prata e o projeto “Recuperação de áreas invadidas por Acacia longifolia em Odemira”, da autoria de Ana Correia, Milene Ramires e Mónica Raposo, recebeu uma medalha de bronze. Ambos os projetos foram coordenados pela docente Ana Paula Canha.

Depois de conquistar a medalha de prata nos EUA e o 2º prémio no 20º Concurso de Jovens Cientistas, que decorreu entre os dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, em Lisboa, os alunos Lúcia Martins, Daniel Silva e Marlieke Pronk irão representar Portugal na final europeia, juntamente com o 1º prémio neste mesmo concurso (de Arouca), no 24º Concurso Europeu para Jovens Cientistas, que decorrerá entre 21 e 26 de setembro, em Bratislava, Eslováquia.

RESUMO DOS TRABALHOS DISTINGUIDOS

Medalha de prata - "Impacto da flora invasora nos ecossistemas ribeirinhos em Odemira" 
O objetivo do trabalho foi estudar a influência da acácia (espécie exótica, de origem australiana) na biodiversidade dos ecossistemas ribeirinhos, selecionando como indicadores da biodiversidade dois grupos biológicos: plantas e artrópodes. No Rio Mira e na Ribeira das Pimentas selecionaram-se pontos de amostragem em troços com galeria ripícola com dominância de acácia e pontos de amostragem em troços dominados por árvores autóctones, como o freixo e o amieiro. Os alunos concluíram que os ecossistemas ribeirinhos dominados por acácia contêm menor biodiversidade que os restantes. Considera-se essencial investir na divulgação deste problema junto das populações, para que todos contribuam para controlar a invasão desta planta exótica.

Medalha de bronze “Recuperação de áreas invadidas por Acacia longifolia em Odemira” 
Acacia longifolia é uma espécie exótica que tem um comportamento invasor em Portugal e que ameaça uma planta endémica muito rara – Plantago almogravensis, nas dunas do litoral de Odemira. Técnico

s do Parque Natural do Sudoeste Alentejano cortaram parte do acacial que ameaçava P. almogravensis. O trabalho destes alunos investigou formas de controlar o reaparecimento do acacial na área recentemente cortada. Foram testadas técnicas para diminuir o banco de sementes no solo e para restaurar o ecossistema original. Concluiu-se que, para esta espécie de acácia, a queima da folhada e a plantação de espécies autóctones após o corte das acácias constituem formas de controlar o reaparecimento do acacial.

naturlink


http://bigeo.es-mcgodemira.net/index.php?option=com_content&view=article&id=108&Itemid=54


Ana Correia, de Colos, entre os alunos de Odemira representam Portugal em competição sobre Ambiente nos EUA

Estudantes do Clube de Ciências Bigeo destacaram-se no 6.º Concurso de Jovens Cientistas e garantiram o passaporte para a Genius Olympiad 2012. Estiveram no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
 Seis alunos da Escola Secundária de Odemira representaram Portugal na Genius Olympiad 2012, uma competição internacional de projectos escolares na área do Ambiente, que decorreu entre 24 e 29 de Junho nos Estados Unidos.
Os alunos são os autores dos dois únicos projectos portugueses que integram o lote de 248 projectos seleccionados para participar na Genius Olympiad 2012, que se realizou na cidade universitária de Oswego, no estado de Nova Iorque. 

Lúcia Martins, Daniel Silva, Marlieke Pronk, Ana Correia (Colense), Milene Ramires e Mónica Raposo fazem parte do Clube de Ciências (Bigeo) da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, e que candidatou os projectos através da Associação Juvenil de Ciência.
Os alunos “estão muitos honrados e entusiasmados” com a participação porque “é uma competição mundial de ciência” entre “os melhores jovens cientistas do mundo”, disse a coordenadora do Bigeo, a professora Paula Canha.
Por outro lado, contou, os alunos “estão a sentir a responsabilidade de representar Portugal, mas também de estarem à altura dos colegas” dos três grupos da Escola Secundária de Odemira que participaram em edições anteriores da competição e todos trouxeram medalhas para Portugal, “o que é bastante difícil”.
Os dois projectos portugueses seleccionados para a Genius Olympiad 2012 já foram premiados no 6.º Concurso de Jovens Cientistas realizado no âmbito da Mostra Nacional de Ciência, que decorreu em Lisboa, nos passados dias 31 de Maio e 1 e 2 de Junho.
O projecto “Impacto da flora invasora nos ecossistemas ribeirinhos em Odemira”, da autoria de Lúcia Martins, Daniel Silva e Marlieke Pronk, recebeu o 2.º prémio do 6.º Concurso de Jovens Cientistas, no valor de 1200 euros. Graças ao projecto, os três alunos foram convidados a representar Portugal no 24.º Concurso Europeu para Jovens Cientistas, que irá decorrer entre 21 e 26 de Setembro deste ano em Bratislava, na Eslováquia.
O projecto “Recuperação de áreas invadidas por Acacia longifolia em Odemira”, da autoria de Ana Correia, Milene Ramires e Mónica Raposo, recebeu uma menção honrosa.
Dois anos de muito trabalho, dois anos em que aprendemos muito", garante Milene Ramires. A professora Paula Canha coordenou, uma vez mais, os passos dos estudantes. "O nosso projecto tem alguma importância porque, actualmente, a acácia, que é uma espécie invasora, é a segunda causa da perda de biodiversidade a nível mundial. E sendo uma espécie invasora, é uma planta exótica, ou seja, não é originária do nosso país e reproduz-se muito rapidamente, competindo com as plantas nativas (originárias do nosso país), pelo seu habitat", adianta Milene Ramires. Os três alunos decidiram então tomar medidas para que a invasora acácia não "roubasse" o habitat de uma planta endémica em vias de extinção - o plantago almogravensis. 

Publicada por 



Tags: que  odemira  alunos  uma  para  nos  por  com  portugal  dos  concurso  entre  cientistas  jovens  acácia  bigeo  secundária  olympiad  invasora  escola  
Actualizado em ( Quinta, 05 Julho 2012 10:50 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.