Domingo, 24 Maio 2009 11:05    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Manifestação em Lisboa deverá juntar 6 mil pescadores 
Avaliação: / 0
FracoBom 

Os pescadores vão manifestar-se esta tarde, em Lisboa, contra a legislação que regula a pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, num protesto em que esperam juntar cerca de seis mil pessoas.


Protesto organizado por associações de pesca lúdica
Manifestação em Lisboa deverá juntar 6 mil pescadores 
24.05.2009 - 09h05 Lusa

 

Os pescadores defendem que as alterações na lei "não têm qualquer base científica"

 

Os pescadores vão manifestar-se esta tarde, em Lisboa, contra a legislação que regula a pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, num protesto em que esperam juntar cerca de seis mil pessoas.

Apesar das alterações às portarias 143 e 144/2009 contra as quais os pescadores lúdicos têm vindo a protestar, os organizadores mantiveram a manifestação agendada para esta tarde, às 15h00, no Marquês de Pombal, por considerarem que as "alterações introduzidas" ficaram "muito aquém" das suas reivindicações.

"As rectificações que fizeram, para nós, foram de pequenos erros técnicos", afirmou, em declarações à Lusa, Carlos Carvalho, do movimento Cidadãos do Sudoeste Vicentino, entidade que organiza o protesto em conjunto com o Movimento Pescadores Lúdicos de Portugal e o Movimento Mar Público.

As alterações em questão entraram em vigor com a publicação da portaria 458-A/2009, a 04 de Maio, que altera algumas disposições das portarias 143 e 144/2009 de 05 de Fevereiro e revoga a portaria 868/2006.

Os pescadores lúdicos, que esperam cerca de seis mil pessoas na manifestação, voltam agora a exigir a revogação das portarias, depois da "terceira alteração" à lei nesta matéria e de terem já protestado este ano em Sagres e em Odemira.

O porta-voz do movimento diz que as alterações "não têm qualquer base científica", exemplificando com o "período de defeso do sargo" de 15 de Janeiro a 15 de Março, quando a restrição não se estende a pescadores profissionais, ou a "discriminação positiva" na apanha do marisco, que restringe esta actividade a naturais residentes nos concelhos do Parque Natural.

"Um estudo da Universidade do Algarve aponta que os pescadores lúdicos apanham 0,5 por cento da quota de pescado a nível da Costa Vicentina, os restantes 99,5 são apanhados pela pesca profissional. Afinal, estão a proteger que espécies", questionou

Carlos Carvalho apontou ainda, em declarações à Lusa esta semana, contradições entre a legislação publicada pelo Ministério do Ambiente e pelo Ministério da Agricultura e Pescas. "A questão da alteração da lei, que restringe a pesca à quarta-feira, está mal redigida pelo legislador. A Direcção-Geral das Pescas diz que é proibido pescar aos feriados, mesmo que seja quarta-feira. O Ministério do Ambiente enviou-me um ofício a dizer que se pode pescar à quarta-feira e aos feriados", argumentou.

Fonte do Ministério da Agricultura e das Pescas assegurou entretanto, em declarações à Lusa, que os dois Ministérios têm o "mesmo entendimento" da portaria.

A mesma fonte esclareceu que "a proibição de pesca só se aplica às quartas-feiras, sendo suspensa quando neste seja feriado", tendo acrescentado que esta é uma portaria "complexa", que envolve, para além dos ministérios referidos, o da Economia e da Defesa, e a Presidência do Conselho de Ministros.

publico
Posted: 2009-05-24 10:05:00

http://www.barlavento.online.pt/upload/multimedia/1234801481.jpg

 

 

24.05.2009 - 10h38 - zé dos anzóis, Nacional
O governo não pesca nada do assunto. Como se fizesse diferença a alguém, os 0,5 por cento da quota do pescado, a quantidade do pescado pelos pescadores lúdicos. Muitos são reformados, muitos são desempregados, muitos são pobres e chefes de familia, a quem um peixito, ou dois , ou até meia dúzia, ainda melhor, faz muito jeito para a alimentação do agragado familiar. Mas, como estamos num país onde toda a gente vive bem, não há crise, não há desemprego, para quê pescar para comer, ou para entreter? Mandem essa gente para os cafés, gastar dinheiro em vícios, álcool, droga, prostituiçao, etc., etc., porque não têm onde passar o tempo, nem ganham para comer peixe! Queres comprar peixe? Não tens dinheiro? Arranja-o de qualquer forma. Estes iluminados, pseudo-fazedores de leis, deviam levar com uma solha na focinheira, até ela "miar" como um gato azul às riscas. Não iria colocar a espécie da solha, em causa, mas sim essa espécie de "políticos", que não há meio de entrarem em vias de extinção.
 
Comentário 24.05.2009 - 10h31 - Limpinho, Porto
24.05.2009 - 10h26 - Zé Povinho, Caldas da Rainha-pois não quereria que houvesse uma procissão de barcos, ou queria? O governo socialista merece todas as manifestações, duplicadas que sejam, já que a todos nos lixou. MALDITOS XUXALARILAS
 
Comentário 24.05.2009 - 10h26 - Zé Povinho, Caldas da Rainha
Esta é nova: Manif's de pescadores nunca tinho visto...Ainda bem, para variar...São sempre os mesmos a manifestar-se...Para a semana lá teremos a FENPROF outra vez, a fazer campanha eleitoral pelas suas 5 dirigentes, militantes do PCP, que são, também, candidatas por aquele partido às Europeias...É o que se chama instrumentalização dos prof's...Abram os olhos, senhores...(E que é feito do António Avelãs, a antiga "cara" da FENPROF, nas TVS?...Terá sido saneado, ou foi alvo de algum processo disciplinar, como foram os 5 dirigentes do Sindicato dos Pilotos da Avião Civil, militantes comunistas, por não terem votado na lista que o PCP impôs às eleições naquele sindicato?...).
 
Comentário 24.05.2009 - 10h18 - Diabo Feliz, Inferno
Os papagaios e moços de recados (SS e VC) do governo vão dizer que são todos comunistas-leninistas.
 
Comentário 24.05.2009 - 10h10 - R.Gera, Vila real
Coistado de quem tem como ministro da sua área profissional uma nulidade chamada JAIME SILVA ...Os pescadores e os agricultores bem podem rogar-lhe pragas que ele bem as merece.ESTE GOVERNO LEVOU AO DESASTRE TOTAL DA NOSSA ECONOMIA tendo esta na sua pasta aquele CARA DE RATA chamado Manuel pINHO. Da-se!!!

 

Comentário 24.05.2009 - 13h12 - Anónimo, Algés
No fundo do mar há empregos com fartura. Força Vital, vamos afundar Portugal!
 
Comentário 24.05.2009 - 12h15 - Amadis , a culpa da Fome em Setúbal é mesmo dos socialistas-fascistas!
este governo socialista-fascista FOMEnta mesmo a Fome em Portugal. É vê-los de pança cheia, com um sorriso na boca de charroco, a falarem da crise. A culpa é nossa, votamos sempre no PS ou PSD. Há mais partidos, mas como somos um povo de asnos, virão para aqui comentar que a culpa é dos comunistas, etc etc etc. Depois andam com o credo na boca, não sabem se amanhã terão emprego mas o voto deles vai sempre para os mesmos.
 
Comentário 24.05.2009 - 10h49 - O GALANTE , POOR-TUGAL
Força pescadores vivemos num país de controladores de tudo menos da corrupção e da criminalidade , não se pode pescar , não se pode caçar , não se pode matar o porco em casa , não se pode fumar etc, etc, etc, só se pode é roubar e corromper especialmente se se for politico . Vivemos num país de politicos hipocritas e ladrões , os contribuintes só serevem para pagar impostos e ser serventes dos politicos . Eles os politicos podem fazer tudo o que bem lhes apetece e querem ... Há que dar a volta a esta democracia de merda instalada em portugal desde o 25 de abril de 1974 ..
 
Comentário 24.05.2009 - 10h38 - zé dos anzóis, Nacional
O governo não pesca nada do assunto. Como se fizesse diferença a alguém, os 0,5 por cento da quota do pescado, a quantidade do pescado pelos pescadores lúdicos. Muitos são reformados, muitos são desempregados, muitos são pobres e chefes de familia, a quem um peixito, ou dois , ou até meia dúzia, ainda melhor, faz muito jeito para a alimentação do agregado familiar. Mas, como estamos num país onde toda a gente vive bem, não há crise, não há desemprego, para quê pescar para comer, ou para entreter? Mandem essa gente para os cafés, gastar dinheiro em vícios, álcool, droga, prostituiçao, etc., etc., porque não têm onde passar o tempo, nem ganham para comer peixe! Queres comprar peixe? Não tens dinheiro? Arranja-o de qualquer forma. Estes iluminados, pseudofazedores de leis, deviam levar com uma solha na focinheira, até ela "miar" como um gato azul às riscas. Não iria colocar a espécie da solha em causa, mas sim essa espécie de "políticos", que não há meio de entrarem em vias de extinção.

Comentário 24.05.2009 - 18h54 - POBRESA FRANCISCANA, Lisboa
Por estas e outras, é que este ano existem menos 36 mil licenças de pesca adquiridas.
 
Comentário 24.05.2009 - 15h57 - Joe Freitas, USA
O que e que voces queriam? A costa ja nao pertence aos portugueses, ela agora e dos franceses, dos alemaes, etc, etc, etc!!!!!!!!!!!
 
Comentário 24.05.2009 - 15h08 - Anónimo, Sagres
Não vou estar na manifestação, mas estou inteiramente do lado dos pescadores e dos habitantes de V do Bispo e de Sagres. Não pensem oh! hereges, ímpios e todo esse loby de mentes sujas que eles estão sozinhos. Os actos destes legisladores são o espelho de uma alma envenenada. O GOverno e ministros que com isto pactua sofre do mesmo mal e merece o meu veemente repúdio. Cuidem, isso sim do nosso mar territorial, da nossa ZEE!
 
Comentário 24.05.2009 - 13h20 - Zé Tó (primo do Tó Zé), Lisboa
concordo com o meu primo.
 
Comentário 24.05.2009 - 13h19 - Tó Zé (primo do Zé Tó), Lisboa
pois....os comunistas do PCP se calhar não vão pór lá o c* nesta manif porque dá poucos votos! o que eles gostam é de arranjar votos na classe dos professores que são os mais explorados deste país com pensões médias de aposentação de 2.307 euros !!! eles estão-se a pura e simplemente a ca**r para esta meia dúzia de pescadores....


Tags: que  não  para  pescadores  dos  são  com  esta  como    pesca  por    mas  às  governo  lisboa  bem  das  têm  
Actualizado em ( Segunda, 25 Maio 2009 09:52 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.