http://www.leme.pt/logos/zmar.gif
Turismo

Primeiro Eco-Camping Resort português tem 18 mil reservas

Ontem

Em fase final de construção, o Zmar Eco-Camping Resort, perto da Zambujeira do Mar (Odemira), prevê abrir a "meio de Junho" e já tem mais de 18 mil reservas, revelou hoje o promotor do projecto.

"Esperamos continuar com este ritmo de reservas", disse à agência Lusa Francisco de Mello Breyner, da empresa Multiparques A Céu Aberto, responsável pelo parque de campismo de cinco estrelas.

O mesmo responsável afiançou que, ainda antes de abrir portas (a data certa ainda não é revelada), o Zmar está a despertar o interesse dos turistas, estando contabilizadas até agora "18.630 reservas".

O Zmar Eco-Camping Resort, com capacidade para perto de três mil pessoas, está em construção no concelho de Odemira, a cerca de dez quilómetros de distância da Zambujeira do Mar.

O objectivo deste complexo turístico, que ocupa 81 hectares, "único em Portugal e, pela dimensão, provavelmente na Europa", disse, passa por "conquistar" os "desportistas, as famílias e os amantes da natureza".

"Mas pode vir quem quiser e gostar de qualidade a preços acessíveis", frisou Francisco de Mello Breyner, garantindo que o parque está "ao alcance de todas as carteiras".

"Não é um parque de luxo. É sim um parque com qualidade, com um preço nominal superior à média portuguesa e que oferece mais valor do que o que se paga", acentuou.

O investimento no projecto, classificado como de Potencial Interesse Nacional (PIN), ascende a "cerca de 25 milhões de euros", referiu o promotor, adiantando que vão ser criados "170 postos de trabalho".

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Odemira, António Camilo, garantiu que o Zmar é "decisivo" para o concelho e qualificou-o como "único em Portugal e dos poucos na Europa com esta qualidade de ponta".

"No Sul do país, somos dos concelhos mais pressionados com pedidos para projectos turísticos, mas ainda não tínhamos nenhum de grande dimensão. Este parque de campismo, além de estruturante, vai ser um exemplo e um diapasão para motivar outros investidores a ter os mesmos cuidados com a qualidade e o ambiente", disse.

O autarca destacou as preocupações ambientais do projecto, referindo que "os materiais utilizados são todos recicláveis" e que as edificações "são adaptadas à tipologia do terreno".

"Quem dera a muitos empreendimentos turísticos de muitas estrelas que por aí existem no país, terem tido o cuidado e a inserção no meio que este tem", comparou.

António Camilo destacou ainda que o número de turistas por hectare neste complexo vai ser "incomparavelmente mais baixo do que num parque de campismo normal".

RRL.

Lusa

 Posted: 2009-05-31 12:40:00

 

 

Quinta-feira, Junho 11, 2009

"Verde para crer" no Zmar - Eco Camping Resort

No passado dia 9, perto da Zambujeira do Mar (Odemira), abriu portas, com uma taxa de ocupação de 15%, o primeiro parque de campismo ecológico português.
O Zmar - Eco Camping Resort, é um parque de 5 estrelas e, pela sua dimensão, é único em Portugal e, provavelmente, na Europa.
Este projecto de turismo de natureza, com 81 hectares e com a capacidade de alojar quase 3 mil pessoas, teve um investimento de cerca de 25 milhões de euros. Todas as suas edificações de madeira foram construídas com pinho de florestas certificadas e todo o complexo apresenta um conjunto de características ambientais, conforme citaremos mais adiante.
Nestes dois feriados e fim-de-semana, os responsáveis pela gestão do parque, prevêem que a capacidade de alojamento atinja os 65%. Convém referir que até finais de Agosto, conta ja com cerca de 21.000 reservas.


"O Zmar - Eco Camping Resort foi concebido para se integrar no cenário natural e conservar os recursos naturais, empregando sempre que possível materiais renováveis tais como a pedra e a madeira.

  • As vantagens da madeira são várias, entre as quais, o conforto térmico, o isolamento acústico, a poupança energética, o baixo teor de humidade, a elevada resistência ao fogo, uma maior capacidade anti-sísmica, uma maior durabilidade, fácil manutenção, um reduzido custo de conservação e a reciclagem da matéria-prima;
  • Toda a madeira usada no Eco Camping Resort veio de florestas certificadas, ou seja, florestas em que a sustentabilidade é garantida pois a taxa de crescimento supera a dos cortes efectuados;
  • É utilizado plástico reciclado em todo o mobiliário exterior e sinalética, plástico este recolhido nos ecopontos nacionais e estrangeiros. A recolha e reciclagem do plástico é a única forma de reduzir a concentração deste material nos oceanos. Este flagelo atingiu níveis inéditos na história, reflectindo-se no ambiente de uma forma muito negativa, matando peixes (que vão fazer parte da nossa dieta) e aves marinhas que ingerem esse lixo pensando tratar-se de comida;
  • Os edifícios estão orientados de maneira a que tenham sombra, e as janelas instaladas de modo a que o ar circule minimizando o uso de ar condicionado;
  • Os edifícios estão assentes em estacas de madeira, anulando assim os efeitos negativos da impermeabilização dos solos;
  • Usamos energia solar recorrendo ao uso de painéis fotovoltáicos, que alimentam os postes de iluminação e luzes de presença das zonas comuns do Eco Camping Resort, diminuindo assim o recurso à electricidade da rede pública;
  • Sensores de movimento em locais de passagem e WC's;
  • A energia térmica é utilizada no aquecimento da água dos chalets, das instalações sanitárias, do restaurante, em suma, de todas as edificações;
  • Todas as sanitas têm descarga dupla para poupar água;
  • O Eco Camping Resort tem a sua própria ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais), na qual trata as águas residuais com o objectivo de as reutilizar para a rega dos espaços comuns, diminuindo assim o recurso à água da rede pública ou de outra fonte, reservando-as para usos prioritários. Os benefícios da ETAR são vários: redução imediata dos níveis de bacterias na água, ou seja, a água fica mais limpa, e reduz ainda o risco de contaminação da flora e fauna;
  • O Zmar tem um Centro de Interpretação Ambiental que mostra e explica a flora, a fauna, o clima e os principais vestígios ancestrais da região;
  • Todas as estradas, vias de circulação, estacionamentos e parques de caravanas e autocaravanas são construídos sem impermeabilização dos solos;
  • A circulação de veículos automóveis é limitada dentro do Zmar: utilizamos carrinhos eléctricos para reduzir as emissões de CO2;
  • Utilizamos torneiras economizadoras de água em todos os edifícios;
  • Utilizamos sacos que são feitos a partir de pacotes de leite que foram usados, e reciclados;
  • O óleo utilizado nas cozinhas é recolhido para ser reciclado;
  • Os produtos de limpeza são naturais e biodegradáveis, com o mínimo de componentes químicos possíveis;
  • Os sabonetes são de origem vegetal por serem biodegradáveis;
  • No Zmar procuramos usar o mínimo de papel possível, mas aquele que usamos é papel reciclado;
  • Todas as lâmpadas são de poupança;
  • Sempre que possível, todos os produtos no Zmar são comprados no país, reduzindo assim as emissões de CO2 causadas pelo transporte;
  • Na medida do possível, o Zmar vai usar fontes de energias renováveis como o poder do sol e do vento, e minimizar a quantidade de lixo que é produzido;"
A Natureza está presente no Zmar!

 

FOTOS:

http://www.facebook.com/photo_search.php?page=1&oid=22377228229&aid=-1&auser=&view=all




Tags: que  com  zmar  para  eco  camping  são  resort  dos  parque  mais  tem  reservas  mil  todas  água  este  madeira  odemira  projecto  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.