Terça, 04 Setembro 2012 12:26    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
O sossego de não pedir licença para estender a toalha
Avaliação: / 0
FracoBom 

O sossego de não pedir licença para estender a toalha

Não é necessário pedir licença para estender a toalha

  • ÁudioDepoimento do padrinho da praia, Sofia Duarte Silva

  • Foto Praia tem vista privilegiada para Milfontes

  • ÁudioReportagem na praia das Furnas

Tem um "certo estado selvagem" que o homem ainda não modificou e há um apelo aos que apreciam a tranquilidade: na praia de Furnas, "as pessoas não estão encavalitadas umas em cima das outras".
27-08-2012 9:00 por Rosário Silva

A partir de Vila Nova de Milfontes, chegar à praia das Furnas pode fazer-se de duas maneiras. De barco, de meia em meia hora, todos os dias: ida e volta custa 2 euros por adulto, as crianças pagam metade. Se optar pelo carro, são 10 minutos até ao improvisado parque de estacionamento, mais ou menos ordenado de acordo com a consciência cívica de cada um. 

Como quem "primeiro chega primeiro se avia", já com a viatura estacionada é agora preciso percorrer vários metros até chegar ao areal onde um casal de Lisboa elege esta praia como uma das grandes maravilhas de Portugal. 

Manuel deixa perceber que aqui ainda não é necessário pedir licença para estender a toalha. "É boa para as pessoas andarem à vontade. Tem um areal bastante largo e é uma praia maravilhosa, onde se está bem até tarde", afirma. Já a esposa, Maria, destaco "o sossego". 

É a tranquilidade que também agrada a Elisabete Veiga, para quem "as pessoas não estão encavalitadas umas em cima das outras e onde há espaço para as crianças brincarem". Proprietária de uma loja de artesanato alentejano em Milfontes, acredita que o facto de Furnas estar na corrida às "7 maravilhas - praias de Portugal" pode ser uma grande oportunidade para dinamizar a economia local, pois, assegura, "vai trazer muito mais gente ao concelho".

A verdade é que a região recebe cada vez mais visitantes. Ficam menos tempo, é certo, mas são em maior número. 

Um estado que o homem não modificou
Furnas tem como cenário de fundo a praia da Franquia, a do Farol e parte de Vila Nova de Mil Fontes, com uma frente de mar e outra de rio, junto à foz do Mira, onde o areal é mais largo. 

A praia tem um "certo estado selvagem" que o homem ainda não modificou, realça Sandra Marques, técnica de turismo da Câmara de Odemira. "É uma praia de rio que tem uma parte de mar. Na parte de rio, é muito tranquila, com zona de dunas e um certo estado selvagem que a vegetação lhe confere."

O sereno e preservado estuário do Mira confere-lhe beleza singular, reunindo as condições ideais para a prática de actividades desportivas, de recreio e competição. A qualidade da água e do areal tem sido reconhecida desde 2008, com a atribuição dos galardões "bandeira azul" e "praia acessível". 

"Adoptada" por Vila Nova de Milfontes, a verdade é Furnas que pertence à freguesia de Longueira, Almograve. É finalista na categoria "rios" na corrida às "7 maravilhas - praias de Portugal".

7 MARAVILHAS - PRAIAS DE PORTUGAL 
Ao longo de Agosto, a Renascença lançou diariamente uma reportagem sobre as 21 candidatas às "7 maravilhas - praias de Portugal". Pode ver AQUI a listagem individual de todas as reportagens publicadas. Para consultar o método de votação, basta ir AQUI.



Tags: para  que  praia  não  uma  tem  furnas  portugal  maravilhas  com  praias  das  estado  certo  milfontes  mais  estender  toalha  licença  pedir  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.