Sexta, 21 Setembro 2012 09:21    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Ciência: Jovens portugueses levam mosca-do-vinagre e acácia a concurso europeu
Avaliação: / 2
FracoBom 

20-09-2012 18:32 | País
Fonte: Agência Lusa
Ciência: Jovens portugueses levam mosca-do-vinagre e acácia a concurso europeu
 

Odemira, Beja, 20 set (Lusa) -- Seis jovens portugueses vão disputar a final do Concurso Europeu para Jovens Cientistas a partir de sexta-feira em Bratislava, na Eslováquia, com dois projetos de investigação nas áreas da biologia e das ciências do ambiente.

Os projetos venceram os dois primeiros prémios do Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores realizado em Portugal em maio e até 26 de setembro vão medir forças com cerca de 80 trabalhos científicos de mais de uma centena de jovens, entre os 15 e os 20 anos, de 37 países europeus.

Três jovens que no ano letivo passado estudavam na Escola Secundária de Arouca investigaram o efeito da radiação emitida pelos telemóveis na fertilidade do macho da mosca-do-vinagre (drosophila melanogaster).

Os jovens constataram que os insetos expostos à radiação eletromagnética viram drasticamente reduzida a sua fertilidade, embora a quantidade e a qualidade do seu esperma não fossem afetadas, explicou à agência Lusa Mariana Santos, de 18 anos, que desenvolveu o projeto 'Flies on the phone' com os colegas Armindo e Ricardo Fernandes, irmãos, de 17 anos e agora também universitários.

Os alunos concluíram que o efeito estava relacionado com alterações na forma das asas dos machos, que estes utilizam para produzir o som que atrai as fêmeas.

"Percebemos que as moscas não acasalavam porque as fêmeas não reconheciam o som das asas dos machos", contou a jovem.

Mariana Santos confessou que leva "o bichinho da investigação" para o curso de Medicina, do qual é caloira neste ano letivo, esperando que o projeto que desenvolveu na escola possa vir a ser aplicado à investigação humana.

Daniel Silva, Lúcia Martins e Marlieke Pronk, que venceram o concurso nacional ao representar a Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves de Odemira, desenvolveram o projeto 'Impacto da flora invasora nos ecossistemas ribeirinhos de Odemira'.

Conforme explicou à Lusa Ana Paula Canha, professora que coordenou o trabalho, os alunos concluíram que a acácia, uma espécie exótica da Austrália, "diminui em muito" a biodiversidade dos rios e ribeiras da zona, onde é invasora.

A professora disse ainda que este projeto teve um seguimento, pois outro grupo de alunos da mesma escola estudou a "forma de erradicar a acácia, cujas sementes duram cerca de 40 anos e resistem mesmo ao fogo".

Ambos os trabalhos de Odemira representaram Portugal na 'Genius Olympiad 2012', uma competição internacional de projetos escolares na área do ambiente, que decorreu no final de junho, nos Estados Unidos da América, tendo arrebatado o segundo e o terceiro lugares.

Ana Paula Canha evidenciou a importância de os estudantes participarem nestes eventos internacionais, não só "em termos de currículo", mas também de "autoestima e confiança nas próprias capacidades", sobretudo para os que vivem em "zonas periféricas".

Na opinião da professora, os "feitos" dos alunos também são importantes para as escolas, já que produzem um "efeito de contágio".

"Há miúdos que chegam ao 10.º ano e já pedem para fazer projetos científicos", revelou.

O Concurso Europeu para Jovens Cientistas é realizado anualmente num país europeu diferente e os participantes podem ganhar prémios monetários que variam entre os 7.500 e os 3.000 euros, além de participações internacionais em eventos científicos.

PYS.

Lusa/Fim



Tags: que  jovens  para  concurso  europeu  lusa  com  projetos  odemira  escola  dos  alunos  projeto  não  anos  portugueses  cientistas  acácia  ano  vão  
Actualizado em ( Sexta, 21 Setembro 2012 20:39 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.