Quarta, 17 Outubro 2012 02:05    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Odemira cria Observatório das Políticas Educativas
Avaliação: / 0
FracoBom 

Município de Odemira cria Observatório das Políticas Educativas do Concelho

16 de Outubro, 2012
Educação1cantocantocantocanto
O Município de Odemira vai implementar um Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira – OPECO, que visa a recolha e análise de dados que permitam um melhor acompanhamento do percurso da população local, desde o ensino pré-escolar até à conclusão do ensino superior, e contribuir para a definição de respostas para o desenvolvimento e a melhoria dos indicadores de educação e formação superior do concelho.
Este recurso permitirá uma maior transparência na monitorização da aplicação das medidas e atividades previstas no âmbito do Projeto Educativo Municipal (PEM), uma melhor aferição de impactos e uma mais acessível e transparente leitura da utilização dos recursos públicos. 

O OPECO consistirá em dois suportes digitais: um sítio na Internet do PEM e uma ferramenta de recolha, introdução e tratamento de dados e que permitirá uma mais eficaz disponibilização de dados relativos à Educação no concelho de Odemira e potencial comparabilidade com dados regionais / nacionais. 

O Observatório está a ser implementado através de uma parceria com a TAIPA (Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira) e com a Universidade de Évora, no âmbito do Projeto Educativo Municipal. 

Projeto Educativo Municipal de Odemira entre os mais inovadores do país 
O executivo da Câmara Municipal de Odemira definiu, como vetor-chave nas políticas e linhas de intervenção, o reforço da participação cívica como caminho para outros níveis de responsabilidade dos seus munícipes e para a melhoria dos serviços públicos e da qualidade de vida. Foi nesta linha, a partir de um trabalho participado e de equipa, que foi construído o Projeto Educativo Municipal enquanto âncora para o estudo, planeamento e concretização da política educativa do Concelho de Odemira. 

O Projeto Educativo Municipal, que apresenta elementos distintivos e foi construído em torno de princípios metodológicos suportados cientificamente, foi considerado o “mais inovador do país” pelo Professor Doutor António Rochete, da Universidade de Coimbra. 

Estes níveis de inovação e o esforço de investimento que o município coloca no aprofundado estudo das variáveis que concorrem para a existência de determinados indicadores educativos do concelho, possibilitam a construção de um caminho e de uma lógica de atuação entre todas as entidades locais e toda a comunidade educativa no sentido da mudança, da inovação social e da resposta a problemas como o (in)sucesso escolar, a qualificação da população do concelho de Odemira e a definição de uma política educativa concertada e coerente face às necessidades e potencialidades do concelho. 
CMO


Posted: 2012-10-17 01:05:00



Actualizado em ( Quarta, 17 Outubro 2012 09:44 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.