Sexta, 08 Março 2013 11:12    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
CIMAL alerta para 'risco de rotura' nos serviços de saúde da região
Avaliação: / 1
FracoBom 

Saúde

CIMAL alerta para 'risco de rotura' nos serviços de saúde da região  

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), José Alberto Guerreiro, alertou hoje que os serviços de Saúde da região estão “em risco de rotura”, o que está a preocupar os autarcas.


O “número de médicos tem vindo a reduzir”, indicou José Alberto Guerreiro, dando o exemplo do concelho de Odemira, do qual é presidente, que perdeu três clínicos nos últimos três meses, além de que “mais dois pediram a reforma”. 

O autarca socialista afirmou à agência Lusa que os responsáveis da CIMAL, que reúne os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, pediram explicações à administração da recém-criada Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e ao Ministério da Saúde, que responderam estar “a estudar o assunto”.

O presidente da comunidade intermunicipal considerou que se trata de um “problema que não pode persistir”, motivo pelo qual pretende uma “reunião de urgência” com o ministro da Saúde, Paulo Macedo.

No concelho de Grândola, há poucos dias, os utentes do centro de Saúde continuavam a queixar-se de falta de médicos de família.

Contactada pela Lusa, a presidente da Junta de Freguesia de Grândola, Fátima Luzia, confirmou que “está tudo igual”, apesar das “promessas” do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, em setembro do ano passado.

Numa reunião com autarcas do concelho, o governante ter-se-á comprometido a “criar as condições" para que o Serviço de Atendimento Complementar (SAC) do Centro de Saúde de Grândola voltasse a funcionar até às 24:00, conforme havia sido acordado com o anterior Governo, mas que, alegadamente devido a falta de médicos, não estava a acontecer.

No entanto, Fátima Luzia garantiu que o serviço continua a encerrar às 20:00, mencionando também as queixas que recebe de utentes do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, que esperam “horas e horas infinitas”.

Em resposta escrita à Lusa, a administração da ULSLA, que tomou posse em dezembro, atribuiu o “congestionamento dos serviços de urgência” a “uma maior afluência de utentes aos serviços de Saúde, fruto da intensificação de surtos gripais próprios da época”.

Os responsáveis da estrutura, que abrange uma população de cerca de 100 mil habitantes e gere um hospital, cinco centros de saúde, mais de 30 extensões e três urgências, afirmaram estar “empenhados em procurar soluções junto da Administração Central” para a “falta de recursos médicos necessários ao bom funcionamento” dos serviços.

Também contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde do Alentejo esclareceu que “as equipas de banco se mantêm com o número habitual de profissionais” e que “vão ser abertos concursos para médicos”.

Lusa

mirobriga



Tags: que  saúde  serviços  lusa  presidente  cimal  para  médicos  com  litoral  administração  rotura  risco  região  grândola  três  falta  uma  utentes  concelho  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.