Terça, 09 Abril 2013 16:16    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Grupo Portucel Soporcel realizou a iniciativa “Dá a Mão à Floresta” em Odemira
Avaliação: / 0
FracoBom 

Grupo Portucel Soporcel realizou a iniciativa “Dá a Mão à Floresta” em Odemira

 

  • Iniciativa de sensibilização das populações para a importância de cuidar da floresta e preservar os recursos naturais
  • Grupo é o principal responsável pela produção de árvores certificadas em Portugal
  • Gere cerca de 120 mil hectares de espaços florestais no território português, acrescentando valor a um recurso natural renovável e contribuindo para a economia nacional e regional

 

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Floresta - 21 de Março -, o grupo Portucel Soporcel realizou a iniciativa “Dá a Mão à Floresta” em Odemira. Enquadrada na sua política de Responsabilidade Social, esta iniciativa decorreu dia 5 de Abril, na Praça Sousa Prado, constituindo uma oportunidade para o Grupo partilhar com as entidades e comunidades locais a sua missão de sensibilizar para a importância de proteger a floresta e o meio ambiente.

 

Sob o mote “365 dias a cuidar da Floresta”, iniciativa foi desenvolvida em parceria com a autarquia local, onde foram distribuídos várias centenas de plantas características da região, entre as quais eucaliptos, pinheiros mansos, sobreiros, carvalhos, azinheiras, alfazemas, alecrim e medronheiros. Durante o evento, estiveram presentes a Directora de Imagem e Comunicação Institucional, Dra. Carla Abreu, em representação do grupo Portucel Soporcel, e o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Odemira, Dr. Ricardo Cardoso em representação do Município.

 

 

A foto em anexo tem a seguinte legenda (da esquerda para a direita): António Jorge, Câmara Municipal de Odemira; José Nunes, GNR de Odemira;  Américo Campos, Portucel Soporcel Florestal; Carla Abreu Portucel Soporcel; Dr. Ricardo Cardoso, Vereador da Câmara Municipal de Odemira;  José Guerreiro, Portucel Soporcel Florestal; Nazário Viana, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira;  Nelson Sousa, Grupo Portucel Soporcel (animador); Daniel Coelho, Câmara Municipal de Odemira.


Informação à imprensa – 09 de Abril de 2013

Grupo Portucel Soporcel realizou a iniciativa

“Dá a Mão à Floresta” em Odemira

  • Iniciativa de sensibilização das populações para a importância de cuidar da floresta e preservar os recursos naturais
  • Grupo é o principal responsável pela produção de árvores certificadas em Portugal
  • Gere cerca de 120 mil hectares de espaços florestais no território português, acrescentando valor a um recurso natural renovável e contribuindo para a economia nacional e regional

 

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Floresta - 21 de Março -, o grupo Portucel Soporcel realizou a iniciativa “Dá a Mão à Floresta” em Odemira. Enquadrada na sua política de Responsabilidade Social, esta iniciativa decorreu dia 5 de Abril, na Praça Sousa Prado, constituindo uma oportunidade para o Grupo partilhar com as entidades e comunidades locais a sua missão de sensibilizar para a importância de proteger a floresta e o meio ambiente.

Sob o mote “365 dias a cuidar da Floresta”, iniciativa foi desenvolvida em parceria com a autarquia local, onde foram distribuídos várias centenas de plantas características da região, entre as quais eucaliptos, pinheiros mansos, sobreiros, carvalhos, azinheiras, alfazemas, alecrim e medronheiros.

Durante o evento, estiveram presentes, do Gabinete de Imagem e Comunicação Institucional, Dra. Carla Abreu, em representação do grupo Portucel Soporcel, e o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Odemira, Dr. Ricardo Cardoso em representação do Município.

Com o objectivo de sensibilizar e educar o público mais jovem das comunidades envolvidas, as actividades deste ano foram concebidas a pensar nos mais novos: o Jogo da Floresta, aÁrvore dos Desejos e a Dança da Floresta foram assim preparados de forma a garantir o reforço da componente lúdico-pedagógica desta iniciativa, centrando-se na temática da protecção da floresta e na preservação e conservação dos recursos naturais.

Gestão responsável da floresta é prioridade estratégica para o Grupo

Com uma posição preponderante na fileira florestal do eucalipto, o grupo Portucel Soporcel tem sob sua responsabilidade a gestão de um património de aproximadamente 120 mil hectares de floresta, tendo sido a primeira entidade em Portugal a obter as licenças de uso das marcas de certificação da gestão florestal concedidas pelos sistemas internacionais FSC® (FSC C010852) e PEFC (PEFC/ 13-23-001).

O Grupo é também o primeiro agente económico responsável pela produção de plantas certificadas em Portugal, já  que os seus Viveiros possuem uma capacidade anual de produção de cerca de 12 milhões de plantas de diversas espécies, que contribuem para a renovação da floresta nacional.

A aplicação das melhores práticas de silvicultura, a execução de um plano eficaz de defesa e protecção da floresta contra incêndios e a integração de uma estratégia de conservação da biodiversidade no modelo de gestão florestal, são elementos essenciais da forma como o Grupo gere o património natural sob sua responsabilidade e condição que garante a manutenção da certificação do seu sistema de gestão florestal.

No âmbito da sua política de responsabilidade social, o grupo Portucel Soporcel investe cerca de 3 milhões de euros na prevenção e apoio ao combate aos incêndios florestais. Salienta-se neste domínio a colaboração do Grupo no FIRE-ENGINE - Flexible Design of Forest Fire Management Systems, um projecto de investigação, enquadrado no programa MIT-Portugal, que visa desenvolver métodos para apoiar decisões de políticas públicas e estratégias de operações no sistema de gestão de prevenção e combate a incêndios florestais. Participam neste projecto o grupo Portucel Soporcel, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Instituto Superior de Agronomia, o INESC Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Os resultados preliminares têm sido partilhados com as instituições públicas portuguesas, através do Conselho de Representantes do projecto (ANPC; GNR; ICNF; UNAC; CAP; FORESTIS, CM Torres Vedras e CM Odemira).

365 dias a cuidar da floresta…

O grupo Portucel Soporcel é um grupo florestal verticalmente integrado, com actividade de investigação própria, desenvolvendo actividades em toda a cadeia de valor, desde a floresta à produção de pasta de celulose, energia e papel. Com activos industriais em Portugal e 13 subsidiárias comerciais nos EUA, Europa e Norte de África, o Grupo é líder europeu no sector de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF), e 6º a nível mundial. É ainda uma das principais referências mundiais na produção de pasta branqueada de eucalipto.

O Grupo é um dos principais responsáveis pela valorização da floresta portuguesa, contribuindo para a dinamização da fileira florestal nacional que representa mais de 9% das exportações de bens do País.

Tem uma política activa de conservação da biodiversidade integrada no seu modelo de gestão florestal e que se baseia numa abordagem inovadora para a conservação de valores naturais. Para além da avaliação, é efectuado o registo dos valores naturais presentes no património do Grupo, no que respeita a espécies e habitats e ao seu estatuto e estado de conservação.

Actualmente, do ponto de vista das espécies, estão contabilizadas mais de 700 espécies de flora, 69 com especial estatuto de conservação, e estão identificadas 236 espécies de diferentes grupos de fauna (aves, mamíferos, peixes, répteis, anfíbios e bivalves), 98 das quais são espécies classificadas no Plano Sectorial da Rede Natura 2000. Foram identificados 42 habitats diferentes, dos quais 8 considerados prioritários para conservação, existindo também uma boa representatividade dos habitats classificados na Rede Nacional de Áreas Protegidas e na Rede Natura 2000.

Consciente do valor ambiental do seu património florestal, o Grupo recorre a modelos de gestão florestal que contribuem para a manutenção e melhoria contínua das funções económicas, ecológicas e sociais dos espaços florestais, quer ao nível do povoamento, quer à escala da paisagem florestal.

Dada a importância da certificação florestal, fundamental para garantir a competitividade dos produtos portugueses de base florestal nos mercados internacionais, o Grupo tem sido um forte impulsionador da expansão do processo de certificação florestal no País.

… e a desenvolver a economia nacional…

Fruto de um ambicioso plano de investimentos, que ascendeu a mais de 1.000 milhões de euros na última década, o Grupo tem um contributo determinante para a economia nacional.

O grupo Portucel Soporcel encontra-se entre os três maiores exportadores em Portugal, sendo possivelmente aquele que gera o maior Valor Acrescentado Nacional. O Grupo representa aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, perto de 9% do total da carga contentorizada e de 8% do total desta carga e da carga convencional exportada pelos portos nacionais.

O Grupo exporta 95% das suas vendas para mais de 110 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e EUA.

O Grupo tem seguido, com sucesso, uma estratégia de inovação e desenvolvimento de marcas próprias, que hoje representam dois terços das vendas de produtos transformados, merecendo particular destaque a marca Navigator, líder mundial no segmento Premium de papéis de escritório.

O Grupo ocupa também uma posição de destaque no sector da energia, como primeiro produtor nacional de “energia verde” a partir de biomassa, uma fonte renovável de energia.

No âmbito da sua estratégia de expansão internacional, o Grupo está a desenvolver um importante projecto de investimento florestal verticalmente integrado em Moçambique, que culminará com a construção de uma fábrica de produção de pasta de celulose com uma capacidade anual de 1,3 milhões de toneladas.



Tags: grupo  floresta  para  portucel  soporcel  das  florestal  com  odemira  iniciativa  uma  que  nacional  dos  gestão  sua  produção  portugal  conservação  tem  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.