Terça, 16 Abril 2013 15:13    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Educação Comunitária na Universidade de Évora, com o caso de Odemira
Avaliação: / 0
FracoBom 

Foto: cedida pelo autor
Educação Comunitária na Universidade de Évora, com o caso de Odemira

Decorreu, no passado dia 15 de Abril de 2013, no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca da Universidade de Évora, a segunda Conferência, no âmbito do IV Ciclo de Conferências em Educação Comunitária.

A Conferência é uma aula aberta a toda a comunidade e inscreve-se nas atividades das unidades curriculares de Educação e Desenvolvimento Local/Educação de Adultos: Questões Atuais (Licenciatura em Ciências da Educação) e de Teoria e Prática da Educação Comunitária e Sistemas de Creditação e Transferência de Aprendizagens (Mestrado em Ciências da Educação/Especialização em Educação Comunitária). O Ciclo de Conferências conta com a parceria da Universidade Popular Túlio Espanca, unidade científica e pedagógica da Universidade de Évora.

Na sessão de abertura estiveram presentes a Directora do Departamento de Pedagogia e Educação (Prof.ª Ana Paula Canavarro), os professores responsáveis pela organização do Ciclo de Conferências (Profs. Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico) e o orador convidado, Dr. Hélder Guerreiro, Vice-Presidente e Vereador dos pelouros da Educação, Cultura, Desporto, Desenvolvimento Económico e Ambiente, na Câmara Municipal de Odemira.

O tema em análise e discussão foi “Educação e Desenvolvimento Local: o caso de Odemira”.

Para além da caracterização geográfica, social, cultural, económica e social do concelho de Odemira, foram apresentados os princípios que regem a atuação da autarquia nas diversas áreas (educativa, cultural, social,…); (i) o princípio da participação de todos, a escola enquanto recurso do território (entendido como recurso imaterial, âncora do território e um motor de desenvolvimento); (ii) a importância da “abertura da porta da sala de aula” como meio de articulação com a comunidade e de estreita colaboração entre todos os agentes; (iii) a formação de cidadãos “ativos, informados e ‘incomodativos’”.

No final, houve um espaço de debate, tendo sido abordadas questões como a diversidade cultural e linguística existente no concelho e nas escolas, a importância das medidas de política de educação de adultos, nos últimos anos, através da Iniciativa Novas Oportunidades e a “importância da legitimação da opinião dos jovens” enquanto elementos que devem ter a oportunidade de participar, intervir e agir em prol do desenvolvimento do concelho, contrariando a desertificação e o abandono que tendem a caracterizar os concelhos do interior alentejano.

A próxima Conferência decorrerá no dia 13 de Maio, sob a temática “O Empreendedorismo na Educação” e contará com a presença de Brena Catalão e Leonardo Direitinho (Sócio Gerentes da Empresa Leonardo Direitinho).

Publicado em 16.04.2013

http://ueline.uevora.pt/



 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.