Terça, 07 Maio 2013 12:42    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Vitacress quer entrar na Rússia e Escandinávia
Avaliação: / 0
FracoBom 

Vitacress quer entrar na Rússia e Escandinávia
por Sónia Balasteiro
A Vitacress Portugal, que produz e comercializa produtos hortícolas frescos e embalados – como agrião, saladas, espinafre, ervas aromáticas e tomate –, quer conquistar os mercados russo, sueco e norueguês, avançou ao SOL o director-geral da empresa, Luís Mesquita Dias.

"Estamos a dar os primeiros passos, a ganhar mão na logística e confiança por parte do importador na Rússia", avança o responsável, mostrando-se convicto de que a empresa, que concentra a sua exploração em Odemira e no Algarve, está em condições de avançar «em breve» para esses mercados.

As primeiras paletes dos produtos da empresa do Grupo RAR foram enviadas há poucas semanas para fora. "Falamos de países distantes. Se queremos ser competitivos, temos de enviar produtos menos processados". diz. A solução será enviar, por exemplo, variedades menos perecíveis: "Um dos projectos que temos estado a discutir com o Instituto de Biotecnologia Experimental Tecnológica, de que somos sócios, é o da durabilidade das folhas e o que há a fazer em termos de manipulação, desenvolvimento de sementes e condições de logística".

Exportar mais no Verão

Com um volume de negócios consolidado anual de 190 milhões de euros e 40% de quota de mercado em Portugal – onde está presente nas principais cadeias de supermercados, como o Continente, o Pingo Doce, Lidl, Dia e Auchan –, a aposta do Grupo Vitacress em mercados alternativos surge num momento de contracção do mercado ibérico. Aqui, "a grande distribuição pressiona constantemente os produtores para esmagar as margens e reduzir os preços", explica Mesquita Dias.

A Vitacress, que já exporta 40% da produção em Portugal, sobretudo para Espanha e Reino Unido, quer agora apostar na entrada em novos países e reforçar a presença noutros: «Em 2012, aumentámos as exportações para Inglaterra em 30%, porque eles tiveram um mau Verão. Temos de conseguir vender mais nesses meses para países como Inglaterra», explica o responsável. "Na Alemanha também temos hipóteses de crescer".

A Vitacress emprega 270 funcionários e é um exemplo de sucesso no sector agro-alimentar em Portugal. Com um crescimento anual de 35% até 2011, a empresa conseguiu manter, em 2012, no mercado nacional uma facturação "quase igual" à do ano anterior: 21 milhões de euros. O segredo está em planificar: "O planeamento de cada acção promocional é fundamental. Além disso, estamos a reduzir os custos ao longo da cadeia de produção para conseguir aumentar a rentabilidade", conclui o director-geral da companhia portuguesa.

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar



Tags: que  vitacress  para  portugal  quer  empresa  temos  mercados  como  produtos  geral  mesquita  director  rússia  sol  por  dias  mercado  está  países  
Actualizado em ( Terça, 07 Maio 2013 12:45 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.