Quarta, 22 Maio 2013 10:19    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Exposição "O Mundo na Escola" em Saboia
Avaliação: / 5
FracoBom 

Expo_Fisica

A Física no dia-a-dia na escola é uma exposição baseada na obra “A Física no dia-a-dia”, de Rómulo de Carvalho, que tem marcado a vida das escolas por todo o país.

Desenvolvida pelo Pavilhão do Conhecimento, a exposição original foi exibida entre Novembro de 2011 e Setembro de 2012, tendo sido adaptada para uma itinerância pelas escolas no âmbito do programa O Mundo na Escola, sob a orientação científica de Pedro Brogueira e Filipe Mendes, físicos e professores do Instituto Superior Técnico.

Mantendo o design e o conceito expositivo original, a exposição está organizada seguindo a lógica das várias divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim - utilizando objetos do quotidiano para explicar princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha, etc. (in www.mundonaescola.pt)

Esta exposição estará patente no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas de Saboia (Escola Básica de Saboia n.º 1) entre os dias 27 de maio e 7 de junho e dia 14 de junho, das 10:00 às 17:00. O Agrupamento de Escolas de Saboia será o único agrupamento de escolas do concelho de Odemira que receberá, este ano letivo, esta exposição.

461119_614405428577238_187755242_o

Decorreu na 2.ª feira, 27 de maio, pelas 11:30, no átrio do auditório da EB de Saboia n.º 1, a inauguração da exposição itinerante "A Física no dia-a-dia na escola", uma das atividades do programa do MEC "O Mundo na Escola". Para além da direção do agrupamento, dos alunos do 5.º A, de alguns professores e pessoal auxiliar, estiveram presentes a diretora do programa O Mundo na Escola (MnE), Ana Eiró, o presidente da Câmara Municipal de Odemira (CMO), José Aberto Guerreiro, o presidente da JF de Saboia, Manuel José Martins e a presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Saboia, Sílvia Fernandes. Após breves palavras do diretor do agrupamento, da diretora do programa MnE e do presidente da CMO, a exposição abriu as portas aos primeiros visitantes que, de imediato, se espalharam pelos 5 espaços que a compõem: sala, quarto, escritório, cozinha e jardim e exploraram as experiências que demonstram como é que a Física acontece, todos os dias, nas nossas casas.

A Física no dia-a-dia na escola é uma exposição baseada na obra "A Física no dia-a-dia", de Rómulo de Carvalho. Desenvolvida pelo Pavilhão do Conhecimento, a exposição original foi exibida entre Novembro de 2011 e Setembro de 2012, tendo sido adaptada para uma itinerância pelas escolas no âmbito do programa O Mundo na Escola, sob a orientação científica de Pedro Brogueira e Filipe Mendes, físicos e professores do Instituto Superior Técnico.

Mantendo o design e o conceito expositivo original, a exposição está organizada seguindo a lógica das várias divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim - utilizando objetos do quotidiano para explicar princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha, etc. (in www.mundonaescola.pt)

O Agrupamento de Escolas de Saboia (Escola Básica de Saboia n.º 1) é o segundo agrupamento do distrito de Beja e o único do concelho de Odemira que recebe esta exposição durante este ano letivo, entre os dias 27 de maio e 7 de junho e ainda no dia 14 de junho, integrando a atividade de encerramento do ano letivo "Feira Eco-Escolas: ambiente, cultura e tradição".

467404_614406095243838_951185800_o

977212_614405785243869_1209851904_o



Tags: dia  exposição  escola  saboia  escolas  uma  agrupamento  que  física  mundo  das  junho  programa  para  entre  cozinha  original  dias  maio  presidente  
Actualizado em ( Terça, 28 Maio 2013 15:36 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.