Quinta, 30 Maio 2013 16:36    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Intervenções previstas para Vila Nova de Milfontes, Praia das Furnas e Praia do Malhão, já apresentadas
Avaliação: / 0
FracoBom 

Intervenções previstas para Vila Nova de Milfontes, Praia das Furnas e Praia do Malhão, já apresentadas


Intervenções previstas para Vila Nova de Milfontes, Praia das Furnas e Praia do Malhão, já apresentadas

2013.05.20

Realizou-se no passado dia 22 de Abril, na Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, a apresentação pública da Sociedade Polis Litoral Sudoeste relativa às intervenções previstas para Vila Nova de Milfontes, Praia das Furnas e Praia do Malhão.

Nesta ação estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, José Gabriel Lourenço, e a Vogal do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, Valentina Calixto, que, juntamente com a Arquiteta Maria João Patronilho (que está a desenvolver o projeto de requalificação e Valorização de Vila Nova de Milfontes), a Arquiteta Paula Silva (em representação da COBA, que está a desenvolver o projeto da Praia das Furnas), e a equipa de gestão da Parque Expo, explicaram aos presentes os objetivos das intervenções previstas.

A Engª Valentina Calixto começou por apresentar a Sociedade Polis Litoral Sudoeste, assim como os objetivos gerais de cada um dos projetos. No que respeita ao projeto de Vila Nova de Milfontes, explicou que a intervenção tem em vista a requalificação e valorização desta localidade, nomeadamente através do ordenamento e requalificação da zona ribeirinha, com o objetivo de promover a conservação e valorização do litoral. A Arquiteta Maria João Patronilho expos de forma mais detalhada e focando aspetos mais técnicos, as propostas de intervenção na zona prevista, que resultam de um estudo prévio desenvolvido pela Câmara Municipal de Odemira.

Relativamente aos objetivos da intervenção na Praia das Furnas, a Engª Valentina Calixto explicou que o projeto visa a valorização e a qualificação desta praia demonstrando a importância de conciliar a afluência turística com a proteção e valorização dos recursos naturais. 

Mais pormenorizadamente, a Arquiteta Paula Silva explicou que os objetivos deste projeto passam pela ordenação da circulação automóvel e pedonal previstas para a Praia das Furnas, bem como a beneficiação de acessos viários, pedonais e bolsas de estacionamento. Pretende-se ainda proceder à consolidação, salvaguarda e valorização do sistema dunar.

No que diz respeito aos objetivos da intervenção na Praia do Malhão, a Engª Valentina Calixto explicou que o projeto visa a valorização e a qualificação desta praia, demonstrando a importância de prevenir situações que poderão por em causa o património natural, e minimizar fenómenos de erosão costeira.

De forma mais específica e mais técnica, a Arquiteta Marta Aldrabinha, da equipa de gestão da Parque Expo, explicou que os objetivos deste projeto passam por garantir condições à utilização da praia, ordenação da circulação automóvel e pedonal, beneficiação dos acessos viários, pedonais e bolsas de estacionamento, bem como a recuperação e renaturalização de áreas degradadas, e definir a localização de equipamentos, apoios de praia e estruturas afins.

No final da apresentação das propostas de intervenção, teve lugar o esclarecimento de dúvidas, onde uma plateia bastante interventiva viu esclarecidas as suas questões. 

Apresentação pública das intervenções em Vila Nova de Milfontes, Praia das Furnas e Praia do Malhão disponível

polislitoralsudoeste

Foto: créditos Paulo Jacob - CM Odemira




Actualizado em ( Quinta, 30 Maio 2013 16:41 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.