Sábado, 01 Junho 2013 02:57    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Milfontes: Visto lince ibérico (com fotos)
Avaliação: / 11
FracoBom 

O Lince Ibérico voltou para o Sw! Há muitos anos que quem vive na Costa Alentejana e Vicentina ouve falar no Lince Ibérico, mas a esperança da sua presença já estava moribunda... A notícia confirmada de um avistamento em Milfontes recupera a esperança e reforça a responsabilidade de todos nós! Este é o felino mais ameaçado do planeta! Bem vindo, Hongo!

Iberian Lynx has just been seen in the Sw! It's the most threatened felid species in the planet, and our hope of having them back was gone for a long time! The animal has been recognised as being Hongo, from Doñana Natural Park community, in southern Spain. Welcome to the Sw, Hongo, we are well aware of our responsability!


Lince-ibérico de Doana detetado em Vila Nova de Mil Fontes 

 

O Instituto da Conservação  da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou hoje que foi detetado um lince-ibérico,  proveniente de Doana, Espanha, através de câmaras de vigilância, no dia  08 de maio, em Vila Nova de Milfontes. 

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

"No passado dia 08 de maio a zona de caça associativa em Vila Nova de  Milfontes (litoral alentejano) obteve, com surpresa, imagens de um exemplar  de lince-ibérico fotografado durante a noite com uma máquina instalada num  cevadouro para javalis", informou em comunicado, o ICNF. 

A notícia foi "imediatamente partilhada" com técnicos do ICNF, que,  através de um operacional do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do  Ambiente) e em conjunto deslocaram-se ao local para delinear uma estratégia  para obter mais informação sobre a espécie no local. Com apoio do CAPMA (Junta de Andaluzia) e o equipamento da Iberlinx  foram pesquisados novos indícios e instaladas novas câmaras no terreno.

No domingo, uma das câmaras captou uma nova imagem do animal, desta  vez diurna, o que permitiu uma observação clara do padrão da pelagem. "Foi possível a identificação do animal pela equipa da Andaluzia do  projeto Iberlince como sendo Hongo, um macho nascido em Aznalcar em 2011,  e que tinha sido localizado pela última vez em Doana a 16 de outubro de  2012", acrescentou o comunicado.  

O Lince foi marcado com um colar emissor VHF, contudo, segundo o comunicado,  poderá já não estar em funcionamento. O animal aparenta estar em boa condição física e terá encontrado nesta  zona de caça condições adequadas de tranquilidade e alimento. "O seu trajeto de mais de 250 quilómetros demonstra, mais uma vez, a  grande capacidade de deslocação dos linces e a possibilidade de conectividade  entre o sul de Espanha e Portugal", adianta.   

Esta localização confirmada da espécie em terreno português não acontecia  desde 2010, altura em que outro exemplar, Caribu, libertado em Doana se  deslocou até à zona de Moura-Barrancos.  

O ICNF salienta "o elevado profissionalismo da direção da Zona de Caça  Associativa de Vila Nova de Mil Fontes e o trabalho de colaboração e confiança  de imediato estabelecido entre todos". 

Lusa

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

Exemplar de lince-ibérico (foto WikiCommons) (foto D.R.)

Sábado, 01 de Junho de 2013

Lince espanhol detetado em Vila Nova de Milfontes

Lince espanhol detetado em Vila Nova de Milfontes

Foto © Lifelince.org - O lince-ibérico proveniente de Espanha revela que Portugal 'continua a ser um território com capacidade de suporte' desta espécie
O Instituto da Conservação  da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou esta sexta-feira que foi detetado na zona de Vila Nova de Mil Fontes um lince-ibérico, proveniente de Doana, Espanha.
 
"No passado dia 08 de maio a zona de caça associativa em Vila Nova de  Milfontes (litoral alentejano) obteve, com surpresa, imagens de um exemplar  de lince-ibérico fotografado durante a noite com uma máquina instalada num  cevadouro para javalis", informa o ICNF, num comunicado enviado ao Boas Notícias. 
 
A notícia foi "imediatamente partilhada" com técnicos do ICNF, que,  através de um operacional do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do  Ambiente) e em conjunto deslocaram-se ao local para delinear uma estratégia  para obter mais informação sobre a espécie no local.

Com apoio do CAPMA (Junta de Andaluzia) e o equipamento da portuguesa Iberlinx  foram pesquisados novos indícios e instaladas novas câmaras no terreno, a fim de confirmar a "surpreendente ocorrência". 

Animal em boas condições
 

No domingo passado, uma das câmaras captou uma nova imagem do animal, desta  vez diurna, o que permitiu uma observação clara do padrão da pelagem.

"Foi possível a identificação do animal pela equipa da Andaluzia do  projeto Iberlince como sendo Hongo, um macho nascido em Aznalcar em 2011, e que tinha sido localizado pela última vez em Doana a 16 de outubro de  2012", acrescentou o comunicado.  
 

Após o seu nascimento, o Lince foi marcado com um colar emissor VHF, contudo, segundo o comunicado do ICNF,  poderá já não estar em funcionamento. O animal aparenta estar em boa condição física e terá encontrado nesta  zona de caça condições adequadas de tranquilidade e alimento.
 
Lince prova que Portugal tem "capacidade de suporte da espécie"
 
O lince-ibérico detetado em Vila Nova de Milfontes proveniente de Espanha revela que Portugal “continua a ser um território com capacidade de suporte” desta espécie, destacou Lurdes Carvalho, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, citada pela Lusa.
 
Lurdes Carvalho sublinhou também que “este lince mostrou que muitas barreiras são transponíveis”, porque “terá atravessado estradas e autoestradas e deve tê-lo feito pelas passagens devidas”.

Notícia sugerida por Carla Neves


As Fotografias do Hongo (O Lince Ibérico) Em Milfontes

Junho 2, 2013  

lince fotografado em vila nova de milfontes

lince iberico em milfontes

Como tivemos oportunidade de transmitir ontem, foi fotografado um lince ibérico em Vila Nova de Milfontes.

Porque é que isto é notícia? Simplesmente porque o lince ibérico é a espécie de felino mais ameçada do mundo e simplesmente porque em Portugal não existem atualmente linces a viver em liberdade.

Hoje, já estamos na posse de mais informações sobre o animal que resolveu visitar a nossa localidade. Trata-se do Hongo, um macho que nasceu em Aznalcázar. O Hongo nasceu em 2011, no seio da população do Parque Nacional de Doñana. O Hongo havia sido avistado pela última vez em Outubro de 2012, na região de Doñana. Desde então, e como o seu colar emissor VHF deixou de funcionar, não havia qualquer notícia do seu paradeiro.

Como é que se sabe que é o Hongo? Através do padrão da sua pelagem, que funciona como uma impressão digital.

Sabe-se que a serra do Cercal foi em tempos habitat de uma considerável população de linces e que esta zona continua a registrar abundância de coelho-bravo, a principal fonte de alimentação do lince. Isto poderá ajudar a explicar a presença do Hongo em Vila Nova de Milfontes.

Nota: As fotografias foram recolhidas pela Zona de Caça Associativa de Vila Nova de Milfontes.



Lince-ibérico de Doñana detetado próximo de Vila Nova de Milfontes

Lince-ibérico de Doñana detetado próximo de Vila Nova de Milfontes
Foto que permitiu a identificação

Esta surpreendente ocorrência decorre de uma exemplar colaboração entre as diferentes entidades envolvidas no Projeto de Conservação e Reintrodução do Lince-ibérico.
 
No passado dia 8 de maio a zona de caça associativa em Vila Nova de Milfontes (Portugal) obteve, com surpresa, imagens de um exemplar de lince-ibérico fotografado durante a noite numa máquina fotográfica instalada num cevadouro para javalis. A notícia foi de imediato partilhada com técnicos do ICNF através de um operacional do SEPNA e em conjunto deslocaram-se ao local delineando uma estratégia para continuar a monitorizar a situação e obter mais informação sobre o tipo de presença da espécie no local. Com apoio do CAPMA (Junta de Andalucia), equipa andaluza do projeto ibérico Iberlince, e equipamento da Iberlinx (Portugal), foram pesquisados novos indícios de presença e montadas novas câmaras no terreno. Diariamente o terreno foi monitorizado pela zona de caça associativa, com empenho e entusiasmo. No passado dia 26 uma das câmaras captou nova imagem do animal, desta vez diurna, o que permitiu uma observação clara do padrão da pelagem que, nesta espécie, é individual. Desta forma, foi possível, a identificação do animal pela equipa da Andaluzia do projeto Iberlince como sendo Hongo, um macho nascido em Aznalcar em 2011, e que tinha sido localizado pela última vez em Doñana a 16 de outubro de 2012. Tinha sido marcado com um colar emissor VHF, mas que poderá já não estar a funcionar.
 
O animal aparenta boa condição fisica e terá encontrado nesta zona de caça condições adequadas de tranquilidade e alimento. O seu trajeto de mais de 250km demonstra, mais uma vez, a grande capacidade de deslocação dos linces e a possibilidade de conectividade entre o Sul de Espanha e Portugal. Esta localização confirmada da espécie em terreno português não acontecia desde 2010, altura em que outro exemplar, Caribu, libertado em Doñana se deslocou até à zona de Moura-Barrancos.
 
Saliente-se o elevado profissionalismo da Direção da Zona de Caça Associativa em Vila Nova de Milfontes e o trabalho de colaboração e confiança de imediato estabelecido entre todos. 
 
Paula Sarmento, Conselho Diretivo de ICNF
Javier Madrid, Director General de GMN


Localizan a un lince nacido en Aznalcázar en Vila Nova de Milfontes (Portugal)

Enviado por Natura Hoy en 

El pasado dia 8 de mayo en una zona de caza en Vila Nova de Milfontes (Portugal), en el litoral alentejano, se detectó por sorpresa un ejemplar de lince ibérico tras ser fotografiado durante la noche por una de las cámaras del lugar. De inmediato la noticia fue compartida con los expertos del Instituto de Conservación de la naturaleza y de los Bosques (ICNF, por sus siglas en portugués), cuyos técnicos se desplazaron al lugar para continuar monitorizando la situación y obtener más información sobre la presencia de esta especie en la zona.
 
Con el apoyo de la Consejería de Agricultura, Pesca y Medio Ambiente de la Junta de Andalucía, equipo andaluz del proyecto ibérico Iberlince, y el equipamiento de Iberlinx (Portugal) se encontraron nuevos indicios de la presencia de este felino y se instalaron nuevas cámaras en el terreno para continuar monitorizando la zona. Como resultado de este trabajo, el pasado 26 de mayo una de las cámaras captó una nueva imagen del animal, esta vez diurna, que permitió identificar al animal como Hongo, un macho nacido en Aznalcázar (Sevilla) en 2011 y que había sido localizado por última vez en Doñana el 16 de octubre de 2012, y que estaba marcado con un collar emisor que podría haber dejado de funcionar.
 
El animal presentaba buena condición física ya que habría encontrado en esta zona de caza las condiciones adecuadas de tranquilidad y alimento, explican desde el ICNF. Recorrer un trayecto de más de 250 kilómetros demuestra una vez más la gran capacidad de desplazamiento de los linces y la conectividad entre los territorios del sur de España y Portugal.
 
La localización confirmada de una especie de lince en terreno portugués no se había vuelto a repetir desde 2010 cuando otro ejemplar, Caribu, liberado en Doñana, se desplazó hasta la zona de Moura-Barrancos.




Tags: que  lince  nova  ibérico  zona  com  uma  milfontes  vila  animal  foi  hongo  icnf  portugal  vez  para  caça  mais  espécie  pela  
Actualizado em ( Sábado, 08 Junho 2013 09:04 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.