Terça, 11 Junho 2013 11:48    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Câmara de Odemira lança projecto educativo inovador
Avaliação: / 0
FracoBom 

00h00 - terça-feira, 11/06/2013

Câmara de Odemira lança projecto educativo inovador

A Câmara de Odemira está a desenvolver um projecto pioneiro que pretende acompanhar todo o percurso lectivo dos alunos do concelho desde a primeira classe até ao 12º ano.
“O que se pretende fazer é o acompanhamento individual de cada aluno desde a sua entrada no sistema educativo, no pré-escolar, até que sai da escola aqui em Odemira, no 12º ano”, explica ao “CA” Hélder Guerreiro, vereador na Câmara de Odemira com o pelouro da Educação.
O projecto do Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira (OPECO) surge no âmbito do Plano Educativo Municipal de Odemira e pretende, acima de tudo, “monitorizar as dificuldades, os resultados e os contextos” que os mais de 3.500 alunos do concelho vão vivendo “ao longo da sua vida escolar”. 
Para tal, está a ser desenvolvida pela PT uma plataforma electrónica, que será instalada na quase meia centena de estabelecimentos escolares que existem no município.
Trata-se de uma “ferramenta de gestão da educação muito eficiente” e “inovadora”, que permitirá “uma análise ao aluno, à turma, à escola e ao concelho”, revela Hélder Guerreiro, adiantando que a arquitectura do software da nova plataforma conta com os contributos da Universidade de Évora, da TAIPA e das próprias escolas.
Quando entrar em funcionamento, já no ano lectivo de 2013-2014, a ferramenta será gerida por uma equipa da Câmara de Odemira, apesar de vir a ter “vários utilizadores a vários níveis”. 
“Será uma ferramenta de multi-acesso, mas de acesso diferenciado”, nota Hélder Guerreiro, garantindo que “depois de vários anos de introdução de dados” a plataforma será uma “ferramenta poderosíssima na gestão dos percursos educativos dos alunos”. 
O projecto da OPECO deverá custar cerca de 80 mil euros à Câmara de Odemira e no futuro deverá ser alargado aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior. Tudo para tornar Odemira num município “educador e educativo, em que os alunos tenham um percurso escolar regular e com sucesso”.
“Traçámos um perfil de alunos que queremos ver sair das nossas escolas, que é um cidadão informado, interventivo e participativo, que seja curioso, responsável e conhecedor dos seus direitos e deveres como cidadão”, conclui Hélder Guerreiro.
Correio Alentejo




Tags: que  odemira  alunos  câmara  uma  projecto  concelho  dos  educativo  guerreiro  pretende  será  ano  ferramenta  hélder  das  plataforma  vários  com  escolar  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.