Domingo, 21 Julho 2013 13:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Manuel Pato o padre de Odemira
Avaliação: / 2
FracoBom 

Manuel Pato, o padre de Odemira

Rádio Pax - 21/07/2013 - 11:00

“É gratificante trabalhar em Odemira, com esta gente simples, acolhedora e sempre disponível”, confessa o sacerdote.

Apesar de ser o maior concelho do país, com o maior número de habitantes, o mais afastado da diocese e com povoações bastante dispersas, “ser padre em Odemira é o mesmo de ser padre noutras paróquias da diocese” refere o Padre Manuel Pato com um sorriso no rosto. Este sacerdote, de 36 anos - dos mais novos da diocese de Beja - natural de Moura, diz que o concelho de Odemira tem uma população muito “flutuante”, ou seja, por um lado uma população bastante nova, que vem de fora e que demora a integrar-se, em termos religiosos e sociais, na vida do concelho. Por outro lado uma população bastante idosa, muitos deles sem um sentido de vida. “Nessa perda de sentido de vida, muitos recorrem ao suicídio”, desabafa o clérigo. No concelho com maior número de suicídios a nível nacional, comparativamente com o ano passado, não houve grandes alterações, no entanto, o número continua bastante elevado. O padre Manuel Pato já foi confrontado com esta realidade e algumas das vezes conseguiu mudar o “pensamento dessas pessoas, fazendo-lhes ver que existem outras saídas mas, é muito doloroso quando não o conseguimos”, confessa o sacerdote.

As diferenças não são muitas entre as paróquias do concelho de Odemira e outras, noutros concelhos do país. “As dificuldades são praticamente as mesmas: o afastamento, olhar para a igreja como instituição antiga, os valores que a igreja defende por vezes entram em choque com o pensamento da actualidade, mas, mesmo assim, temos bastantes jovens a frequentar a igreja. Jovens que nos procuram, que nos acompanham e que nós também acompanhamos”. A dificuldade maior, segundo o padre Manuel Pato, é fazer com que esses jovens mantenham um ritmo constante de presença na igreja. Contudo, o concelho de Odemira tem muitos casais novos, “entre os vinte e poucos e os trinta e poucos”, a participarem de forma activa na vida da igreja.

Vestido de forma simples e informal, mãos nos bolsos, com barba de cinco dias, a diferencia-lo apenas do cidadão comum o colarinho eclesiástico que leva na camisa azul clara, o padre Manuel Pato manifesta de forma convicta o seu agrado em ter sido “destacado” para este concelho da diocese de Beja. “É gratificante trabalhar em Odemira, com esta gente simples, acolhedora e sempre disponível”, confessa o sacerdote, com o mesmo sorriso com que começamos esta pequena conversa.

Posted: 2013-07-21 12:00:00

Manuel Pato, o padre de Odemira



Tags: com  que  odemira  padre  concelho  pato  manuel  sacerdote  esta  igreja  vida  bastante  diocese  maior  confessa  simples  nos  forma  jovens  mesmo  
Actualizado em ( Quarta, 24 Julho 2013 11:08 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.