Terça, 08 Outubro 2013 12:19    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escola da Esperança lança 1.º Simpósio Internacional de Educação
Avaliação: / 0
FracoBom 

Simpósio Internacional de Educação: “Um novo mundo precisa de novas escolas”

3 a 6 de Outubro de 2013

Quando queremos falar sobre a escola, temos de falar sobre o futuro. São as crianças que constroem o futuro. A forma como aprendem, aquilo que aprendem e as perspetivas que lhes podemos dar, isto tudo é decisivo para o futuro desenvolvimento da humanidade.

O pensar do futuro tem de tornar as guerras impossíveis“, disse um dia Albert Einstein. Quanto mais cedo uma pessoa aprender esta forma de pensar, mais esta marcará as suas decisões e ações.

O desenvolvimento e a concretização de formas holísticas de aprendizagem, com conteúdos relevantes para o futuro, já não é apenas uma questão pedagógica. Há muito que se tornou uma questão política, ou até  mesmo uma questão de sobrevivência para o nosso planeta Terra.

Educar não é encher barris, mas sim acender chamas.” (Heráclito)
A aprendizagem verdadeiramente criativa e holística desenvolve-se quando os estudantes seguem as suas próprias e autênticas questões. O ato de aprender é eficaz e duradouro sempre que o seu conteúdo seja significativo para todos os envolvidos na aprendizagem, e quando acontece com entusiasmo.

Cada criança traz em si uma força de paz espontânea e autêntica. As crianças e os jovens adoram cuidar uns dos outros e de toda a biosfera, se tiverem a oportunidade de crescer e de aprender num ambiente de confiança e calor humano.

As crianças precisam de adultos que tomem partido pela vida.

A “Escola da Esperança - Escola Internacional de Tamera-Alentejo” (em fase de desenvolvimento) deverá ser um lugar de aprendizagem neste sentido, tanto para crianças e jovens da região como para crianças de todo o Mundo que precisem de um porto de abrigo por um determinado período de tempo.

A Escola da Esperança estará integrada na plataforma internacional “Escola Terra Nova”, iniciada pelo “Centro Internacional de Pesquisa para a Paz, Tamera”. Esta plataforma de educação difunde, através de grupos e de projetos em diversos países, conhecimentos necessários para o estabelecimento de modelos para o futuro.

A equipa da “Escola da Esperança” está a  lançar o convite para um Simpósio Internacional de Educação. Estão convidados especialistas e representantes de projetos escolares inovadores, em Portugal e noutros países, para a apresentação dos seus projetos e experiências. Também convidamos professores, pais e jovens empenhados, e todos os interessados, para um espaço interativo sobre formas de ensino com relevância para o futuro.

Com este, gostaríamos de contribuir para que se fortaleça o movimento para a criação de novos modelos escolares em Portugal, em rede com escolas inovadoras e dedicadas noutros países.

Os jovens estão convidados a participar muito ativamente.

No grupo “Education Youth”, alunos adolescentes poderão intercambiar experiências e trazer as suas ideias para o grande plenário. Esperamos receber muitos jovens dedicados de diferentes países.

Alguns dos temas centrais do evento:

  • Mudança de sistema na aprendizagem – motivação intrínseca em vez de imposição: a alta eficiência da aprendizagem por auto-motivação em espaços de aprendizagem abertos e “Campos de Aprendizagem Criativos”.
  • Trazer a escola para a vida e a vida para a escola - Escolas comunitárias com aprendizagem social e conteúdos ligados à vida dos alunos.
  • Avaliação enquanto feedback que aumenta a auto-estima em vez de promover a seleção.
  • Conteúdos de aprendizagem relevantes para o futuro, nas escolas do século 21. 
  • “Crianças do Mundo” - a escola na era dos conflitos globais.
  • Cooperação entre escolas a nível regional - ampliação das possibilidades de desenvolvimento pedagógico e cultural.
  • Enriquecimento através da diversidade - integração de crianças com necessidades especiais.

Oradores e convidados especiais:

  • José Pacheco – Reformador da “Escola da Ponte“, Portugal; aprendiz de utopias, São Paulo, Brasil.
  • António Caetano - Diretor da "Escola Aviador Brito Paes”, Colos, Portugal.
  • Escola Básica da Ponte - Santo Tirso, Portugal.*
  • Prof. Fernando Ilídio - departamento de ciências sociais da educação da Universidade do Minho, Portugal.
  • Prof. Dr. Olaf-Axel Burow - Teorias e métodos pedagógicos, “Campos Criativos”, Universidade de Kassel, Alemanha.
  • Gertrud Graf - apoia no desenvolvimento do potencial dos alunos e é diretora da escola secundária “Theodor-Heuss-Gemeinschaftsschule”Berlim, Alemanha
  • Wiebke-Anke Koch - Graphic Recordings, Berlim, Alemanha.
  • Ruth Oechsli, Matthias Held – Diretores da “Schule für Offenes Lernen” ("Escola de Aprendizagem Aberta”), Liestal, Suíça.
  • Christine Glaser-Ipsmiller, David Meixner – Diretores da escola “Lernwerkstatt am Wasserschloss“ (Oficina de aprendizagem no Wasserschloss), Áustria.
  • Schetininschool - internato e escola secundária no mar negro, Tekos, Rússia.*
  • Roberto Sánchez, Nadia Marquez - Diretores de “Pi Pao Angelito de los Niños”, Torreón, México.
  • Lua Bashala-Kekana - Vice-presidente da GEN-África, Membro da “Gaia Education”, Congo.
  • Dr. Karambu L. Ringera - Diretora do lar de crianças “Amani-Garden” e de IPI- Iniciativas Internacionais de Paz, Quénia.
  • Mugove Nykia Malawi - Coordenador regional de “Seeding Schools”,Malawi, Zimbábue.
  • Oskar Eckmann - Professor, coordenador da “Escola da Esperança”, Tamera, Colos, Portugal.
  • Maria Kessler- jovem de Tamera, “Viver e aprender em comunidade”.
  • Silvie Bossert – Professora de pedagogia Montessori, “Escola da Esperança”, Tamera.
  • Juliane Eckmann - Professora de conhecimento comunitário, Educação para a Paz, Tamera.

* A confirmar

São muito Bem-vindos/as!

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou 283 635 306



 

Artigos relacionados

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.