Quinta, 17 Outubro 2013 11:18    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
ULSLA comemora Dia Mundial da Alimentação nos cinco concelhos do Litoral Alentejano
Avaliação: / 1
FracoBom 

    ULSLA comemora Dia Mundial da Alimentação nos cinco concelhos do Litoral Alentejano

    ALENTEJO – A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) vai realizar hoje, e ao longo da semana, várias atividades comemorativas do Dia Mundial da Alimentação, nos cinco concelhos do Litoral Alentejano, envolvendo mais de um milhar de participantes.

    A Equipa de Saúde Escolar de Alcácer do Sal comemora este dia com a comunidade escolar – pré-escolar e 7ºs anos de escolaridade – através de um jogo didático sobre alimentação saudável e um conto de uma história alusiva ao tema, e de uma reflexão sobre uma reportagem acerca da obesidade, respetivamente.

    Em Grândola, e ao longo desta semana, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) “Serra e mar” da ULSLA vai distribuir junto dos 300 utentes do Centro de Saúde, nas salas de espera, folhetos com receitas de sopas saudáveis e informação alusiva ao tema “Comer bem é mais barato”. Esta iniciativa, que conta com o apoio do Voluntariado em saúde, inclui ainda a exposição de cartazes informativos de “10 boas razões para comer sopa”, o tema de sensibilização escolhido para este ano. A mesma UCC realiza hoje uma ação de educação para a saúde, integrada no projeto “Amadurecer em saúde”, para os alunos da Universidade Sénior de Grândola, com o objetivo de sensibilizar para a importância da sopa, os seus benefícios a vários níveis, sobretudo nos seniores, a faixa etária do grupo alvo, assim como a importância de escolhas saudáveis e económicas. Aos alunos do 9º ano da escola secundária António Inácio da Cruz, a Equipa de Saúde Escolar de Grândola vai dirigir uma ação de educação para a saúde sobre alimentação saudável e higiene alimentar, expondo os trabalhos realizados pelos alunos sobre leitura nutricional de rótulos, e aos alunos da EB1 de Grândola será apresentado o relançamento do projeto “A minha lancheira”.

    A Equipa de Saúde Escolar de Santiago do Cacém vai promover a confeção de lanches saudáveis, num infantário e num jardim de infância, para oferecer aos pais dos alunos, e dinamizar atividades lúdico pedagógicas relacionadas com o tema. As temáticas da alimentação saudável e económica e a importância dos pequenos almoços também vão ser abordadas em ambiente escolar, por técnicos da Unidade de Saúde Pública e da UCC de Santiago do Cacém da ULSLA, nas EB2,3 Frei André da Veiga e Escola Primária de S. Bartolomeu.

    A Equipa de Saúde Escolar de Sines vai levar aos jardins de infância do Agrupamento Vertical de Escolas de Sines um teatro de fantoches, intitulado “A ovelhinha que veio para o jantar”, com o objetivo de divulgar o importante contributo da sopa para uma alimentação saudável e equilibrada.

    À hora de almoço, a Equipa de Saúde Escolar de Odemira, neste dia comemorativo, vai sensibilizar os alunos da EB1 da Boa Vista dos Pinheiros para a prática de uma alimentação saudável. Esta iniciativa, para além da exposição de cartazes alusivos ao tema no refeitório, inclui ainda uma vistoria às condições de higiene e segurança, o acompanhamento da receção, empratamento, distribuição e consumo das refeições pelos alunos e a análise das ementas fornecidas. Outra ação de educação para a saúde, a ser realizada em conjunto com a UCC “Saúde na Mira”, da ULSLA, junto da comunidade escolar do Colégio Nossa S.ª da Graça, incide sobre alimentação saudável e ingestão diária de calorias. Esta UCC promoverá ainda uma palestra de motivação para o aleitamento materno a casais e grávidas no Centro de Saúde de Odemira.




    Tags: saúde  para  alimentação  uma  escolar  alunos  ulsla  com  vai  saudável  dia  nos  litoral  ucc  equipa  alentejano  tema  sobre  mundial  concelhos  
     

    Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

    Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

    Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

    Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.