Quinta, 07 Novembro 2013 11:35    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Autarca de Odemira quer atrair empresas para criar emprego
Avaliação: / 0
FracoBom 

Autarca de Odemira quer atrair empresas para criar emprego
A promoção do desenvolvimento económico do concelho e da criação de emprego, sobretudo através da captação de pequenas e médias empresas, é a principal prioridade assumida hoje pelo presidente da Câmara de Odemira para o novo mandato. 

"Uma das preocupações da Câmara de Odemira é a questão do desenvolvimento económico e da criação de emprego, que é a principal prioridade" do município, disse à agência Lusa o socialista José Alberto Guerreiro, que, nas últimas eleições autárquicas, foi reeleito para um segundo mandato consecutivo. 

Atualmente, "vivemos um momento de crise difícil" e, por isso, "a questão do desenvolvimento económico e da criação de emprego merece especial atenção", frisou, defendendo ser preciso "aproveitar o potencial do concelho" nas áreas da agricultura e do turismo, que "têm vindo a crescer, mas ainda não é suficiente". 

Para promover o desenvolvimento económico e o emprego, a câmara vai continuar a apostar nos incentivos à criação de novas atividades empresariais e construir, em 2014, um ninho de empresas em Odemira, num investimento superior a 150 mil euros, para "potenciar a criação e a fixação de pequenas e médias empresas", explicou. 

Segundo o autarca, a Câmara de Odemira vai também continuar o processo de modernização administrativa para "diminuir a burocracia e responder com mais eficácia e rapidez" aos pedidos de licenciamento de novas atividades empresariais. 

A autarquia também "vai continuar a ter uma gestão equilibrada, do ponto de vista financeiro, para poder aproveitar todas as oportunidades, colaborar com as entidades que promovem investimento e continuar a investir na infraestruturação do concelho", disse. 

Na área das infraestruturas, o autarca destacou as obras previstas no Programa Pólis, como as de requalificação urbana das localidades de Zambujeira do Mar e Vila Nova de Milfontes, que deverão arrancar em 2014, num investimento superior a 3,5 milhões de euros. 

Devido "às dificuldades que as famílias estão a viver" por causa da crise, a câmara também vai continuar a apostar na área social, a qual "não pode descurar", disse, referindo que o município, além de continuar a apoiar instituições de solidariedade social, vai reforçar os apoios na área da educação. 

Nesta área, adiantou, a câmara vai passar a apoiar, a partir do próximo ano, os transportes dos alunos de todos os níveis do ensino obrigatório, ou seja, até ao 12.º ano de escolaridade. 

Por outro lado, indicou, a autarquia vai subir o número de bolsas de estudo para alunos do concelho que frequentam o ensino superior, as quais irão aumentar das atuais 40 para 50, no próximo ano, e para 60, em 2015. 

"Queremos uma autarquia que promova o desenvolvimento do concelho assente em princípios de uma democracia moderna e participativa", disse, referindo que o município "vai continuar a incentivar a participação cívica dos cidadãos", através de mecanismos como o orçamento participativo. 

No atual mandato, José Alberto Guerreiro, que lidera a Câmara de Odemira desde 2009, dispõe de maioria absoluta, sendo o executivo composto por cinco eleitos pelo PS e dois pela CDU.

.diariOnline RS com Lusa
15:33 quarta-feira, 06 novembro 2013




Actualizado em ( Quinta, 07 Novembro 2013 11:39 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.