Quinta, 21 Novembro 2013 11:38    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
VMER do Litoral Alentejano celebra quarto aniversário
Avaliação: / 1
FracoBom 

00h00 - sábado, 16/11/2013

VMER do Litoral Alentejano
celebra quarto aniversário

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Litoral Alentejano assinala este sábado, 16, quatro anos de actividade com uma acção de formação em suporte de vida.
A formação em suporte básico de vida decorre durante a manhã em Santiago do Cacém e será destinada a um total de 60 pessoas.
O ensino, teórico e prático, é feito pela Associação para a Formação em Reanimação (Alento), ficando os formandos com um certificado em suporte básico de vida reconhecido pelo Conselho Português de Ressuscitação, explica à Agência Lusa o enfermeiro responsável pela VMER, João Barros.
A iniciativa é destinada aos cidadãos comuns e João Barros considera que o objectivo foi alcançado, uma vez que, além de profissionais de saúde, o grupo de inscritos inclui desde desempregados a professores e engenheiros de diferentes áreas, entre outros.
O enfermeiro considera “essencial” ter conhecimentos de suporte básico de vida, um “conjunto de manobras simples que permitem salvar vidas”, sendo “quase um dever cívico”.
Com a formação que vão receber este sábado, os cidadãos ficam também capacitados para reconhecer uma situação de perigo e ligar para o número de emergência (112), transmitindo informações que ajudam na decisão do meio de assistência a enviar para o local.
“Perceber se está consciente ou inconsciente, se respira ou não respira, isto são informações importantes para desencadear todo o sistema integrado de emergência médica”, esclarece João Barros.
No evento, organizado em parceria com a Associação de Emergência Pré-Hospitalar do Litoral Alentejano (EPHLA), os participantes vão ficar a conhecer para que serve e o que fez a VMER nos primeiros quatro anos de actividade.
Desde 2009, a viatura, sediada no hospital da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, que abrange os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, foi activada mais de 3.700 vezes, tendo assistido cerca de 3.750 vítimas (uma média de 2,5 por dia).
Raras vezes a VMER do Litoral Alentejano esteve inoperacional (0,4% do tempo), indica João Barros, devendo-se as paragens a avarias na viatura e no material, manutenção dos equipamentos e falta de médicos (apesar de a equipa médica incluir 15 a 20 clínicos).
Segundo o responsável, a esmagadora maioria das chamadas diz respeito a problemas médicos, como a dor torácica (15% dos casos), o que “faz todo o sentido” para o enfermeiro.
Em caso de suspeita de enfarte agudo do miocárdio, a equipa da VMER, constituída por um médico e um enfermeiro, “consegue fazer um diagnóstico no local e encaminhar a vítima não para a unidade local de saúde mais próxima, mas para a mais adequada”, com uma unidade de hemodinâmica.
João Barros defende, por isso, que este equipamento garantiu “uma melhoria significativa” dos cuidados de saúde à população do Alentejo Litoral.

Correio Alentejo



Tags: que  para  litoral  vmer  uma  com  alentejano  formação  emergência  joão  barros  vida  suporte  local  sábado  enfermeiro  viatura  médica  saúde  este  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.