Sexta, 10 Janeiro 2014 13:38    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escola de S. Martinho das Amoreiras esteve encerrada esta manhã
Avaliação: / 0
FracoBom 

Escola de S. Martinho das Amoreiras esteve encerrada esta manhã

Rádio Pax - 10/01/2014 - 12:38

Escola de S. Martinho das Amoreiras esteve encerrada esta manhã

A Escola do Ensino Básico de S. Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, esteve encerrada esta manhã.  

Segundo o presidente da Associação de Pais daquela escola, os pais concentraram-se à porta do estabelecimento de ensino em “solidariedade” com 2 alunos que estão “proibidos” de ir à escola.

Pedro Gonçalves explicou à Rádio Pax que a única turma da escola tem 20 alunos, quando o máximo de estudantes possível para uma turma com os 4 anos de escolaridade é 18. Segundo o mesmo responsável existem 2 alunos a residir em S. Martinho das Amoreiras, que deveriam frequentar aquele estabelecimento de ensino, que o Ministério não aceita na escola. O presidente da Associação de Pais disse que os alunos só são aceites numa escola a 15 quilómetros de distância.

Neste momento o estabelecimento de ensino já está aberto, mas apenas os professores estão dentro do mesmo. Os pais não deixaram os filhos ir às aulas. Pedro Gonçalves deixou claro que também na próxima segunda-feira os alunos não vão à escola. O mesmo responsável pensa que o Ministério da Educação está a fazer “bem o trabalho de destruição da escola pública” ao “não deixar dividir a turma para não permitir que a mesma continue aberta” no próximo ano.

radiopax


Posted: 2014-01-10 12:38:00

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Colos solidariza-se com a luta dos pais dos alunos da escola básica de São Martinho das Amoreiras.

A situação que se vem a arrastar praticamente desde o inicio do ano lectivo é insustentável e nada justifica que seja o ministério da educação a fomentar a não ida das crianças à escola.

As crianças não são meros números e não podem ser tratadas como tal, mas é isso que o ministério da educação tem estado a fazer. Relembramos que nos estabelecimentos de ensino de lugar único, no ensino básico, que incluam alunos de mais de 2 anos de escolaridade, o máximo de alunos permitido por turma é de 18 alunos. Excepcionalmente e porque havia a promessa de divisão, a turma tem funcionado com 20 alunos , com todos os os constrangimentos que isso causa a nível pedagógico . Agora, com a chegada dos 21º e 22º alunos, pura e simplesmente se recusa ás crianças o direito de frequentarem a escola da localidade onde residem, sendo que a alternativa será uma das outras escolas do agrupamento. Claro que o ministério da educação não garante transporte a estas crianças, algo que os pais também não conseguem solucionar. Fizeram bem os pais em dizer BASTA. Apenas a certeza de que a luta não ficará por aqui até que sejam garantidas as condições para as crianças frequentarem a escola e até que o ministério da educação cumpra a lei, algo que claramente não é do seu interesse, seja neste caso seja em muitos outros casos que ocorrem no Agrupamento Vertical de Colos

https://www.facebook.com/associacaopais.escolascolos




Tags: que  escola  não  alunos  das  pais  ensino  com  ministério  martinho  amoreiras  educação  crianças  turma  esteve  esta  encerrada  manhã  seja  são  
Actualizado em ( Segunda, 13 Janeiro 2014 13:20 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.