Terça, 14 Janeiro 2014 17:19    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Odemira contabiliza estragos no valor de 650 mil euros junto à costa
Avaliação: / 0
FracoBom 

Odemira contabiliza estragos no valor de 650 mil euros junto à costa

14 de Janeiro de 2014 às 15:07

A forte agitação marítima que se registou na noite de 6 de janeiro deixou um rasto de estragos na costa do concelho de Odemira, com prejuízos em equipamentos públicos que ascendam a mais de meio milhão de euros e cerca de 150 mil euros de prejuízos a privados. 

O Município de Odemira registou estragos nos acessos às praias (escadas, pontes e passadiços de madeira), apoios de praia, perda de sinalética informativa e de segurança, estragos em quatro portinhos de pesca, e prejuízos a particulares. A situação foi acompanhada pelo Município de Odemira / Serviço Municipal de Proteção Civil e Juntas de Freguesia do litoral.

Em Vila Nova de Milfontes registaram-se danos nas escadarias de acessos às praias, no cais flutuante da Praia da Franquia e foi parcialmente destruído o restaurante “A Choupana”, na Praia do Farol. Houve ainda estragos em arruamentos junto ao rio. Na Praia do Malhão, o mar destruiu o apoio de praia da Escola de Surf “Foz do Mira”. 

Na freguesia de Longueira/Almograve, a praia de Almograve foi bastante atingida pela agitação marítima, que destruiu as três escadas de acesso ao areal. 

As praias de Zambujeira do Mar e Carvalhal, ambas na freguesia de S.Teotónio, foram também bastante afetadas pela forte ondulação. Foram destruídos pelo mar centenas metros de passadiços, pontes e escadarias de madeira de acesso às praias e aos areais envolventes e registaram-se danos em infraestruturas de apoio à praia e nas zonas de estacionamento. 

Os quatro portinhos de pesca do concelho foram bastante fustigados pela ondulação, registando-se estragos nas infraestruturas de apoio à atividade piscatória, nos pavimentos, amarrações e equipamentos elétricos, e danos em artes de pesca. Foram destruídas duas embarcações no Portinho do Canal (junto a Vila Nova de Milfontes) e duas embarcações no Portinho de Pesca de Lapa de Pombas (Longueira/Almograve).  

O Município de Odemira estima que serão necessários mais de 500 mil euros para reparação da orla costeira e de todos os equipamentos públicos danificados, bem como da necessária reposição de areia nas praias. 

A autarquia vai solicitar reunião urgentes com as entidades com jurisdição no litoral para solicitar a colaboração para reparação dos danos provocados pelo mar. 




Tags: estragos  odemira  praia  euros  junto  praias  mil  nas  pesca  danos  que  às  foram  mar  costa  município  bastante  pela  pelo  para  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.