Terça, 28 Janeiro 2014 17:19    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Associação Casas Brancas lança rede de Turismo Criativo
Avaliação: / 0
FracoBom 

28 Jan. 2014

Novo projecto das Casas Brancas
“Casas Brancas – Rede de Turismo Criativo”

A Associação Casas Brancas acaba de lançar um novo projecto a implementar até Abril de 2015, denominado "Casas Brancas - Rede de Turismo Criativo". O projecto pretende consolidar a rede Casas Brancas a partir da sua capacidade criativa e de sustentação na identidade e valores culturais da Costa Alentejana e Vicentina.

O objectivo será o de desenvolver e dar consistência comercial a novos produtos e serviços da rede, que integrem agentes e valores culturais e patrimoniais da região. A aposta é claramente vocacionada para o mercado internacional, que é cada vez maior e mais sensível aos verdadeiros atractivos desta costa, sua cultura, tradições, natureza, história, criatividade e capacidade de inovação.

Para além do desenvolvimento e consolidação dos serviços oferecidos em rede, o projecto prevê o desenvolvimento de materiais que permitam novas e efectivas ferramentas de divulgação do trabalho desta rede de turismo criativo. Será ainda produzido um Manual de Boas Práticas desta rede de turismo criativo, que possa inspirar e orientar outros empresários e potenciais investidores da região. 

turismo criativo é um conceito muito inovador, sendo internacionalmente reconhecido como a nova geração do turismo, em que são procuradas formas mais envolventes e especializadas de usufruir de uma região e da economia de experiências, esta já largamente implementada na indústria turística. 

As Casas Brancas existem desde 2002 e incluem cerca de 60 micro-empresários da região (entre alojamento, restaurantes e actividades) que se articulam em rede na melhoria dos seus serviços e na promoção integrada da sua oferta e dos valores da região. Em 2011 arrancaram com o desenvolvimento da Rota Vicentina, em parceria com a Associação Almargem e várias entidades públicas da região, tendo este processo culminado na criação da Associação Rota Vicentina, que é hoje responsável pela gestão da rota e daquele projecto. Esta adivinha-se como uma terceira fase da vida das Casas Brancas, claramente voltada para a sua maior força, que é o trabalho em rede e a valorização da identidade da região. Para a Direcção das Casas Brancas, "a aposta nos valores culturais e patrimoniais ligados à inovação, autenticidade e criatividade será o melhor investimento que o sector turístico pode fazer neste momento, muito em particular numa região tão rica como o sudoeste de Portugal. Mais do que quantidade e dimensão dos investimentos na cultura, importa potenciar os recursos existentes, articulá-los, dar-lhes forma e valor e garantir a sua qualidade. No fundo, integrá-los no único circuito que os pode sustentar, que é o turismo".

O projecto Casas Brancas - Rede de Turismo Criativo é uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do Inalentejo, com co-financiamento FEDER de cerca de 110 mil euros.



Tags: que  rede  casas  brancas  turismo  região  criativo  projecto  sua  associação  dos  para  valores  culturais  vicentina  será  desenvolvimento  rota  com  uma  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.