Terça, 11 Março 2014 12:08    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Pousada de Santa Clara ao Abandono
Avaliação: / 5
FracoBom 

Read More

A Pousada de Santa Clara-a-Velha, concelho de Odemira,distrito de Beja encontra-se encerrada desde 2013, anteriormente pertença do grupo ENATUR e actualmente concessionada pelo grupo Pestana.
O projecto data de 1961 do arquitecto Raul Chorão Ramalho e estava ao serviço desde 1971.
Localizada na Barragem de Santa Clara-a-Velha a sua vista privilegiada hoje definha com jardins decadentes e alguma degradação do edifício.
Com o fecho da mesma, a Freguesia de Santa Clara-a-Velha perdeu uma fonte de trabalho para a sua população e antes a fulgurante Pousada é hoje um edifício sombrio sozinho, na fantástica paisagem da barragem de Santa Clara-a-Velha.

As letras desapareceram — em Pousada de Santa Clara.

Quando não há manutenção acontece isto...

Os extintores já não existem...

Como se pode ver é vandalismo...

Pelos vistos já há campismo selvagem na pousada junto à piscina...

mais vandalismo...

É triste tanto dinheiro desperdiçado, é assim que os nossos políticos fazem ao país...

O potencial que tem só não vê quem não quer...


portadas abertas...

Até quando vamos assistir a este crime económico contra o turismo e a economia de Portugal, do concelho de Odemira e do seu interior ?

"ODEMIRA ONLINE" - J.G.

https://www.facebook.com/barragem.santaclara/posts/688512897876589


FACEBOOK:

Pedro Luz, Fernanda Almeida, Monte Do Verdelho e 30 outras pessoas gostam disto.

25 partilhas

Alice Nazario e pena uma coisa tao bonita e estar assim tao abandonado

9/3 às 22:58 · Gosto

Cecília Paixão Não pode ser...! Isto é a POUSADAS DE PORTUGAL a pousada de Sta Clara???

Como é possivel?

Há quanto tempo está isto abandonado...?

9/3 às 23:02 · Gosto

Inacia Coelho ...é com o abandono e a destruição que o nosso páís vai para a frente. BEM, talvez, outros interesses se levantem....

9/3 às 23:03 · Gosto

Conceição Dias É uma vergonha, e assim vamos ficando cada vez mais no esquecimento, tudo o que havia de bom nesta região do interior do concelho de Odemira, está a cair em desprezo e esquecimento, agora começo a acreditar nas antigas profecias que segundo se consta diziam (AQUI ERA SANTA CLARA).

9/3 às 23:05 · Gosto · 5

Cecília Paixão Conceição Dias, há quanto tempo é q a Pousada fechou?

9/3 às 23:05 · Gosto · 1

Alice Nazario pois e prima ate tem sentido isso das prefecias

9/3 às 23:06 · Gosto · 2

Conceição Dias Cecília enviei-lhe uma partilha que conta um pouco da história da Pousada.

9/3 às 23:09 · Gosto · 1

Clara Victória Conheci bem, e fui cliente, lotação esgotada em várias épocas do ano, vamos denunciar este atentado, o vandalismo começou!

9/3 às 23:10 · Gosto · 4

Barragem SantaClara Está na hora de mostrarmos o descontentamento, o esquecimento em que vivemos há já tantos anos.

9/3 às 23:20 · Gosto · 2

Ventura Martins Guerreiro É uma pena este abandono, muitas tardes lá passei quando ainda era explorada por particulares, antes de estar adstrita à "Pousadas de Portugal"

Ontem às 0:04 · Gosto · 2

Antonio Paulino Paulino O INTERIOR DO CONCELHO...está a desenvolver...quando acabar a Água da barragem que está desenvolver a Agricultura no Litoral Alentejano....e criar postos de trabalho...vão se lembrar...ajá saude...e nunca se esqueçam da Barragem De Santa Clara... e Santa Clara...e do Interior do Concelho de Odemira.

Ontem às 1:05 · Gosto · 1

Mário Silva LAMENTÁVEL !!!!

Ontem às 8:39 · Gosto

Zé Sabóia Que pena... Ao que chegamos...

há 23 horas · Gosto

Jose Alberto Figueiredo DEVAGAR VAI-SE ACABANDO.... PRECISA BOTAR FOGO, AO MENOS ASSIM DÁ NOTICIA !

há 21 horas · Gosto · 1

Jose Alberto Figueiredo CAMBADA DE POLITICOS ,N~~AO VALEM NAD ,VIVEM PELA BAJULAÇAO,. DA FREGUESIA , DA CAMARA MUNICIPAL ATÉ GOVERNO CENTRAL É TUDO A MESMA INCOMPRTENCIA.... A MESMA MERDA

há 21 horas · Gosto

Jose Alberto Figueiredo O POVO Q N~~AO SE LEVANTA..... A MESMA MERDA.

há 21 horas · Gosto

Jacques Pedras Cortar a agua do canal (ameaçar?) a Camara de Odemira nunca ligou peva. 1º foi o Parque de Campismo que o Prasidente esteve na gaveta 20 anos e dizia que Lisboa fazia bloqueio 2º Porque é que os Regantes tem a sede em Odemira? quando devia ser na Barr...Ver mais

há 20 horas · Gosto · 1

Jacques Pedras BOM LOCAL PARA UM RESTAURANTE ALENTEJANO... BEN FALTA FAZ

há 20 horas · Gosto

Hrr MiraClara Não resisto a perguntar: uma vez expressa a indignação geral no FBook.. faz-se mais alguma coisa?

há 19 horas · Gosto

Hrr MiraClara A Propósito: https://www.facebook.com/.../a.179589.../230996470383586/...

Ver tradução

Foto

Fotos da cronologia

Mais uma pergunta de "ODEMIRA ONLINE" :

Que confiança pode dar aos habitantes do concelho de Odemira a atual maioria PS na Câmara Municipal de Odemira quando não mexeu 1 palha para impedir o encerramento da Pousada da barragem de Santa Clara-a-Velha ?

É um crime económico para o concelho de Odemira o encerramento desta pousada emblemática que esteve em serviço mais de 4 décadas.É urgente uma solução para a reabertura do estabelecimento que tanta falta faz à economia de Santa Clara-a-velha e ao concelho de Odemira.

É URGENTE COLOCAR A ESTALAGEM EM SERVIÇO!

O Poder local e o poder central não podem fechar os olhos a este crime económico e estarem com ele coniventes.

Se a Câmara de Odemira quisesse ter instalações de qualidades abertas no concelho teria aqui este dossiê em mãos que urgiria resolver.Há que encontrar soluções e pôr a mexer as instâncias centrais do ministério da economia a trabalhar no assunto.É para isso que servem os poderes e assessorias!

Ser mero espetador como faz a maioria PS na CMO ? nunca!

O Encerramento da Pousada de Santa Clara é também um sinal da destruição da qualidade das Pousadas de Portugal.Nos últimos tempos de funcionamento em 2012, já era uma Pousada concessionada ao Grupo Pestana Pousadas que funcionava apenas com dois trabalhadores dos quadros daquela empresa. Os restantes já pertenciam à malvada precariedade laboral deste sistema capitalista neoliberal, mão de obra alugada a uma empresa de fornecimento de mão de obra com salários de miséria.

Honra seja feita à Comissão de Trabalhadores do Grupo Pestana que desde sempre se opôs ao encerramento da instalação.

(A Pousada de Santa Clara, na Barragem de Santa Clara-a-Velha é uma pousada construída de raíz e estava em serviço como pousada desde 1971; o projeto data do ano de 1961 e é do arquiteto Raul Chorão Ramalho)

ODEMIRA ONLINE - J.G.

Por: ODEMIRA ONLINE

há 19 horas · Gosto

Joaquim Lourenço a pousada pertence á enatur e ao grupo pestana.. Falam do que não sabem, emprenham pelos ouvidos e acusam quem nada tem a ver com nada...mal feito so acredita quem quer e o pior cego é o que se recusa a ver.....quem gere a enatur é o grupo pestana, o a...Ver mais

há 17 horas · Gosto · 1

Jacques Pedras Obrigado Joaquim pe3los esclarecimentos, já tive um familiar a fazer as auditorias ás ousadas do Grupo Pestana e esteve diversas vezes a azer auditoria na Pousada de Santa Clara , burrisse minha um telefonema podia ter ficado esclarecido, mas obrigado na mesma pelos esclarecimentos adicionais como % propridade etc etc.

há 15 horas · Gosto

Barragem SantaClara E será que o município teve algum interesse no assunto!?!? E o Plano de Ordenamento da Barragem Santa Clara também está fechado na gaveta! E o loteamento em Santa Clara? Parece que o terreno ainda está a espera da Câmara tomar a decisão de o comprar.....Ver mais

há 14 horas · Gosto · 1

Joaquim Lourenço Os maiores entraves ao turismo de santa clara são os próprios santaclarenses que não arriscam e estão à espera que apareça alguém para lhes dar trabalho mal pago e precário.pois isso vê se bem pela ausência de um único restaurante, residencial ou proj...Ver mais

há 13 horas · Gosto

Joaquim Do Mira Para que serve a Câmara Municipal ? para ver a banda passar ? para assistir ao definhamento das freguesias do interior ?

há 13 horas · Gosto

Clara Victória DÁ DEUS NOZES A QUEM NÃO TEM DENTES PARA AS ROER!!!! PENA, RESTA-ME DIZER: QUE CADA UM TEM AQUILO QUE MERECE! SE NÃO HÁ EMPRENHAMENTO E PROJECTOS NA VIDA DE CADA UM, SE O FUTURO É DEIXA ANDAR, SE AS PESSOAS SAEM E PROCURAM OUTROS LUGARES PARA VIVER.. ENTÃO O QUE RESTA? ALGUNS A QUEM OS ANOS E A FALTA DE OBJECTIVOS SE ACOMODARAM EM COMENTÁRIOS SOLTOS E LAMENTOSOS!!!

há 12 horas · Gosto

Nuno Correia TOU VENDO QUE MAL COMEÇO O COMENTARIO SOBRE O TURISMO NA BARRAGEM DE SANTA CLARA , HÁ SEMPRE QUEM DIGA MAL DAQUILO Q TEMOS NO NOSSO CANTINHO AINDA PRA SER EXPLORADO COMO POR EXEMPLO O ALENTEJO E SUAS BELEZAS NATURAIS,OU O SR JOAQUIM LOURENÇO PENSA ...Ver mais

há 12 horas · Gosto · 1

Joaquim Lourenço O Sr Nuno não deve ter lido o que eu escrevi... não foi nada disso que eu mencionei, e chique fica mesmo ao subir do serro Monchique

há 12 horas · Gosto

Joaquim Do Mira Vou denunciar o caso à SIC para que passem no programa que a SIC têm ao Domingo, a seguir ao telejornal da noite, sobre as instalações nacionais degradadas.O encerramento da pousada da barragem de Santa Clara para mim é um crime! e tem responsáveis no ...Ver mais

há 12 horas · Gosto · 1

Nuno Correia SEM GRANDES PALAVRAS APENAS DIGO QUE EXISTEM PAROLOS E PAROLOS E Q SO REPARAM NAQUILO Q VEM DE FORA , MAS MESMO ASSIM CONTINUO NA MINHA « O QUE É NACIONAL É BOM , SÓ É PENA CERTOS PAROLOS Q ESTÃO NO DESGOVERNO DESTE PAIS Ñ APROVEITAREM AS BELEZAS NATURAIS Q O MESMO OFERECE»

há 12 horas · Gosto

Joaquim Lourenço É a mesma história que aconteceu com a pousada de são Brás de Alportel, com a do barão de forrester em alijo e a de Elvas .... se não dá lucro fecha . A de Sta clara dava prejuízo de 80mil euros ano ... e sendo assim fecha . O estado não pode fazer nada pois a pousada pertence efectivamente ao grupo pestana em 49% e ao estado em 51% pois a enatur pertence a ambas as partes .

há 11 horas · Gosto

Barragem SantaClara Há pessoas que dizem aquilo que querem, não aquilo que é... Os Santaclarenses são um povo pacifico e que recebe toda a gente de braços abertos, é uma aldeia acolhedora e bonita e isso faz confusão a muita gente...

há 11 horas · Editado · Gosto

Nuno Correia SEM GRANDES PALAVRAS APENAS DIGO QUE EXISTEM PAROLOS E PAROLOS E Q SO REPARAM NAQUILO Q VEM DE FORA , MAS MESMO ASSIM CONTINUO NA MINHA « O QUE É NACIONAL É BOM , SÓ É PENA CERTOS PAROLOS Q ESTÃO NO DESGOVERNO DESTE PAIS Ñ APROVEITAREM AS BELEZAS NATURAIS Q O MESMO OFERECE»

há 11 horas · Gosto · 1

Joaquim Lourenço A minha família é da freguesia desde sempre, e é verdade tudo isso mas é preciso mais garra

há 11 horas · Gosto



Tags: que  gosto    clara  horas  santa  pousada  não  para  odemira  barragem  com  mais  às  uma  ver  joaquim  concelho  grupo  tem  
Actualizado em ( Quarta, 02 Abril 2014 14:46 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.