Terça, 01 Abril 2014 16:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Ponte de Odemira, uma obra visionária
Avaliação: / 1
FracoBom 

Casos de estudoIluminação pública, Monday, March 31, 2014

Ponte de Odemira, uma obra visionária

A equipa técnica da Aura Light foi a responsável pela iluminação da nova ponte pedonal de Odemira, num projeto que foi um “exemplo perfeito de um desafio técnico”.


O concelho de Odemira caracteriza-se pela imensa diversidade paisagística, estendendo-se entre a planície, a serra e o mar, num total de 1720,25 km2, aos quais o rio Mira e a barragem de Santa Clara, conferem um colorido especial. Em área, este é o maior concelho de todo o País, apesar de ter apenas pouco mais de 26 mil habitantes.?Odemira orgulha-se também dos seus 55 km de costa. As praias sucedem-se desde o limite do concelho de Sines até à foz do rio Seixe, no Algarve. Toda a zona costeira do concelho está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Para complementar toda a beleza do concelho de Odemira, está agora a ser desenvolvida a requalificação do centro histórico da vila criando novos equipamentos públicos e arranjos paisagísticos, promovendo melhores infraestruturas no sentido de qualificar as localidades e proporcionar melhor qualidade de vida aos seus habitantes mas também para quem vem de passagem, sendo esta uma estratégia da autarquia de promover o concelho de Odemira.

Aliada à requalificação da vila nasce a Ponte Pedonal de Odemira com o propósito de ligar as duas margens do rio, melhorando assim os acessos ao centro da Vila. A iluminação da Ponte Pedonal foi desenvolvida pela equipa técnica da Aura Light.

O conceito luminotécnico passou por utilizar uma solução discreta com luz branca no topo da ponte , de modo a permitir a utilização desta infraestrutura por peões, iluminando ao mesmo tempo a parte inferior do tabuleiro de forma a permitir um realce da localização desta obra arquitetónica sobre o rio e o ênfase do seu design elegante e sofisticado.

Para esta iluminação foram utilizadas 62 réguas Led School Light encastradas no corrimão, com feixe de luz elíptico que permite varrer o tabuleiro da ponte. Estas réguas estão equipadas com 6 LEDs consumindo no total apenas 6,2W por cada barra. A iluminação da parte inferior do tabuleiro foi conseguida com 37 pequenos projetores salientes orientáveis, Luminy, cada um com um LED de 3,2W.

O mastro principal e os tirantes de suporte, por sua vez e por serem elementos de destaque, foram banhados com um sistema RGB que permite a alteração de cor dando maior ênfase à estrutura. Com a utilização destes cenários pré-criados com mudança cromática evidencia-se ainda mais a ponte, de uma forma dinâmica evitando a monotonia.

À volta do mastro principal foram encastrados no solo projetores Allevard, equipados com 6 LEDs e um consumo máximo de 15W, num sistema RGB. Estes LEDs têm um feixe de luz concentrante de 6º e estão localizados numa placa individual inclinável de forma a direcionar e orientar a luz no local de modo preciso.
Para a iluminação dos tirantes foram também utilizados projetores Allevard com as mesmas caraterísticas, mas com 7,5W. Em conjunto com estes, foram instalados projetores Luminy 2 salientes e orientáveis, com feixe de luz concentrante de 6º, equipados com 3 LEDs e sistema RGB, com um consumo máximo de 8,5W por projetor.

Foi ainda instalado um controlador RGB no quadro que permite a programação prévia de diferentes cenários cromáticos, possibilitando a alteração de cor da luz emitida pelos aparelhos RGB consoante a necessidade e a personalização pretendida, como por exemplo no caso de ocasiões festivas. Este controlador permite ainda alterar ou programar novos cenários com recurso a um computador.

A instalação desta solução foi, segundo o instalador responsável J. F. Vilhena – Material Eléctrico, Lda, “um exemplo perfeito de um desafio técnico inerente à execução, efetuado de forma bastante fácil devido à morfologia e qualidade construtiva, complementada com a referida qualidade do projeto.”

http://auralight.pt/2014/03/ponte-de-odemira-uma-obra-visionaria/#sthash.5BK8U4zy.dpuf




Tags: com  odemira  ponte  foi  iluminação  por  uma  luz  concelho  rgb  foram  que  leds  pedonal  permite  num  obra  forma  para  exemplo  
Actualizado em ( Terça, 01 Abril 2014 16:08 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.