Quarta, 16 Abril 2014 12:27    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Avança projecto para internacionalização de empresas do Alentejo
Avaliação: / 0
FracoBom 

Sines: Avança projecto para internacionalização de empresas do Alentejo
A Associação Empresarial de Sines arranca, na quarta-feira, com um projecto destinado a empresas de sete concelhos alentejanos, cujo objectivo é criar uma rede de cooperação para prepará-las e apoiá-las num processo de internacionalização.

O programa Rede de Cooperação para a Internacionalização (RCI) vai ser posto em prática pelo Sines Tecnopolo, uma estrutura sediada em Sines que funciona como incubadora de empresas e presta serviços de consultadoria e formação, entre outras actividades.

Alcácer do Sal, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines são os sete municípios abrangidos, indicou à agência Lusa o responsável pela iniciativa, Diogo Trindade. A intenção do projecto é "criar uma rede de empresas que estejam dispostas à internacionalização", através da qual poderão conseguir aceder a "serviços partilhados" com "custos reduzidos", explicou.

Trata-se, segundo o responsável, de uma "oportunidade para um número reduzido de empresas dos municípios participantes", que serão alvo de um "diagnóstico", para verificar "se estão capacitadas" para apostar no mercado externo, e a partir daí ser-lhes elaborado um "plano de acção".

De acordo com Diogo Trindade, o factor "diferenciador" do programa RCI, que é "totalmente gratuito", é levar as pequenas e médias empresas "à boleia" de uma grande empresa.

Actualmente, uma das possibilidades é o município moçambicano de Pemba, com o qual o concelho de Sines se geminou em meados de Março.

O processo de geminação foi apadrinhado pela Galp Energia, que está envolvida num consórcio internacional para a exploração de gás natural liquefeito na província moçambicana de Cabo Delgado, da qual Pemba é a capital.


Na altura da assinatura do memorando de entendimento entre os dois municípios, que ocorreu em Outubro do ano passado, em Sines, o presidente do Conselho Municipal de Pemba, Tagir Ássimo Carimo, afirmou que "todo o negócio, bem pensado, vai colar" naquela zona.

"Nós vamos agora para uma área de exploração do gás, a actividade de construção civil vai ser intensa, para além da área da saúde, como a montagem de clínicas, a prestação de serviços, a montagem de hipermercados", elencou, reforçando que "a legislação moçambicana protege e incentiva o investimento estrangeiro".

Outros mercados poderão também vir a abrir-se para as empresas alentejanas por via da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, avançou Diogo Trindade.

O arranque do programa RCI coincide com a apresentação pública em Sines, na quarta-feira à tarde, na Casa do Médico, seguindo-se sessões em Odemira e em Santiago do Cacém, respectivamente, a 16 e 22 de Abril.

O projecto envolve um investimento superior a 100 mil euros e conta com uma comparticipação de 75% de fundos comunitários.

Fonte: Lusa


Quarta-Feira, 9 de Abril de 2014

Esta e outras noticias em destaque nos Noticiários Regionais da Rádio Sines



Tags: para  sines  empresas  que  uma  internacionalização  com  projecto  alentejo  programa  diogo  ser  municípios  qual  vai  rci  trindade  quarta  rede  feira  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.