Quarta, 21 Maio 2014 12:38    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
A Missão está em Santa Luzia e S. Martinho das Amoreiras
Avaliação: / 0
FracoBom 

A Missão está em Santa Luzia e S. Martinho das Amoreiras

Depois de Colos e de Relíquias viverem a Missão Popular, agora é a vez das paróquias de Santa Luzia (concelho de Ourique) e de S. Martinho das Amoreias (concelho de Odemira) e suas comunidades (Amoreiras-Gare e Aldeia das Amoreiras) acolherem este tempo forte de evangelização. Em pleno tempo pascal e na segunda metade do mês de Maio, estas terras, confiadas ao cuidado pastoral da comunidade dos Milicianos de Cristo, fazem a experiência do encontro com o Senhor ressuscitado e com a Mãe da Igreja, invocada como Senhora das Missões.
A abertura da Missão aconteceu dia 17, sábado, quando a comunidade de Colos, levou a imagem da Senhora à vizinha povoação de Santa Luzia. Os sinos tocaram em tom de festa e as pessoas, reunidas à volta da igreja, acolheram “a Senhora, mais brilhante que o sol”. Após as boas-vindas, deu-se a Procissão de Velas pelas ruas principais da aldeia. Guiados pela cruz do Ressuscitado, muitos foram aqueles que fizeram o caminho da luz. Ao chegar ao Lar e Centro de Dia fez-se uma paragem. Aí, diante da ‘universidade da vida’, junto daqueles que mourejaram a vida toda e agora têm o carinho de uma casa que os acolhe, fez-se um tempo de reflexão, meditando sobre a vida e exemplo da Virgem Maria, que sempre fez a vontade do Senhor e que, nas diversas etapas do seu viver, soube estar atenta ao plano de Deus.
Homens e mulheres, rezavam e cantavam e as crianças, empunhavam uma grande e bela faixa que dizia: “Nossa Senhora, rogai por nós”. Estava dado o início da Missão Popular. Um grande grupo de pessoas encheu o templo por completo e foi desafiado a levar o anúncio a todas as casas e pessoas. A Missão estava na Rua.
Envio e visitas às casas
A Eucaristia dominical, na Igreja de Santa Luzia, foi festiva. No momento próprio, a equipa missionária composta pelas Irmãs do Bom Pastor, de Colos, pela comunidade dos Milicianos de Cristo e pelo Godfrey, de Vila Nova de Milfontes, depois da invocação do Espírito Santo e da imposição das mãos, recebeu a Cruz da Missão, como sinal de envio e de identificação neste projecto missionário. O mesmo aconteceu com uma dúzia de Animadores locais.
De tarde, em três equipas, missionários e animadores, começaram a visitar cada família, convidando a todos à oração e implorando a bênção de Deus e a protecção da Mãe de Deus. O abrir das portas, o diálogo que ajudou a explicar melhor o espírito da Missão, fez-nos ver melhor a realidade da vida das pessoas: muita gente de idade que vive sozinha, carregada de sofrimentos e dificuldades. Gente nova, não existe ou é em número reduzido. As poucas crianças que participaram na Eucaristia ou que encontramos pelo caminho, vão à escola a Garvão; jovens, quase que não os há. Vimos um ou outro, no café, porque havia jogo de futebol, na televisão.
A todos foi feito o convite para participar nos momentos comunitários da Missão. Muitos dos convidados responderam afirmativamente ao participarem no ‘Terço vivo’, à noite, na Igreja. Os missionários e os Animadores continuam este tempo de “ir ao encontro” de todos e mostram-se disponíveis para levar a notícia da Missão. Aguardam-se os próximos dias. O apelo é feito e as programações são conhecidas. Contamos com o empenho e participação de muitos nas celebrações e nas Assembleias.
As outras Aldeias estão a preparar-se para a chegada da Imagem da Senhora e, deste modo, viverem, de uma forma mais empenhada, este tempo de Missão.
Encontro de Formação sobre a Palavra de Deus
No contexto da programação do plano pastoral da Diocese e para este tempo da Missão, os párocos do Arciprestado de Odemira, propuseram um dia de reflexão bíblica, destinado a todas as Comunidades.
Será no próximo sábado, dia 24 de Maio, das 10h00 às 16h30, no Salão das Festas de Amoreiras-Gare. O tema “Iluminados pela Palavra - A Bíblia na vida da gente” será trabalhado por FreiGonçalo José Gomes Figueiredo, Franciscano.
Será um dia em cheio e ajudará todos os participantes a conhecer melhor o Livro Sagrado. S. Jerónimo deixou-nos um pensamento muito importante e desafiante: “Desconhecer a Bíblia é desconhecer Cristo”. O cristão, discípulo de Cristo, não pode desconhecer a Bíblia.
Não é todos os dias que nos é proporcionada esta oportunidade. Por isso, todos devem fazer um esforço para participar. Como missionários que somos, devemos ajudar outros a participar neste encontro: dar a conhecer, colaborar no transporte, incentivar à participação, são algumas das formas de ajudar mais alguém a aprender a saborear a Palavra de Deus, a deixar-se iluminar por ela.

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

http://missaopopular.blogspot.pt/2014/05/a-missao-esta-em-santa-luzia-e-s.html




Tags: que  missão  das  luzia  santa  tempo  todos  amoreiras  uma  dia  deus  por  senhora  vida  para  fez  com  igreja  cristo  encontro  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.