Segunda, 28 Julho 2014 16:50    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Praias do Alentejo são “as melhores da Europa”
Avaliação: / 0
FracoBom 

 

Guardian: Praias do Alentejo são as melhores da Europa

Praias do Alentejo são “as melhores da Europa”

Segunda-Feira, 28 Julho de 2014
As melhores praias da Europa são as do Alentejo. Quem o garante é o jornal britânico ‘ Guardian’, que publicou, recentemente, um guia no qual aconselha os leitores a esquecer Ibiza ou a Riviera e a perder-se nesta região portuguesa ainda pouco explorada e recheada de “gloriosas” zonas balneares.

Isabel Chaut é a jornalista que assina o guia, uma compilação das melhores praias alentejanas para diferentes públicos - desde as famílias àqueles que preferem apreciar uma bebida enquanto admiram a paisagem -, dos melhores locais para pernoitar e das várias atividades oferecidas pela região. Para a autora do texto, esta que é “uma das mais pobres, menos desenvolvidas e menos populadas áreas da Europa ocidental” distingue-se pelo seu “charme”, que Chaut considera “mais subtil do que o da Provença ou da Toscânia, regiões que são postais de França e Itália”. 
Este “charme” assenta, maioritariamente, nos campos de trigo, nas florestas de cortiça, nos prados de flores selvagens e nas pequenas aldeias pintadas de branco que marcam a atmosfera alentejana, escreve a correspondente do The Guardian. “Viajar para o Alentejo é voltar 40 ou 50 anos no tempo. A vida avança a um ritmo sentimental e a calma é perturbadora”, admite Chaut, que frisa, porém, que esta tranquilidade termina abruptamente no Oceano Atlântico e ao longo da Costa Vicentina, “a mais impressionante linha de costa da Europa”.
Segundo a jornalista, que ficou alojada na Zambujeira do Mar, “poucas pessoas parecem, porém, conhecer” as qualidades da zona, o que permite aos turistas desfrutar de “praias espetaculares” praticamente desertas dia após dia. 
A quem queira passar uns dias no Alentejo, Isabel Chaut recomenda ainda alguns locais para alojamento em Odeceixe, no Malavado, no Cercal e outro próximo da praia dos Aivados. 
Quanto às praias, a de Vila Nova de Milfontes é a ideal para as crianças, ao passo que a de Odeceixe, “de cortar a respiração”, é a mais aconselhável para quem pretenda gozar a paisagem na companhia de um copo de vinho português ou até de um prato de costeletas com batata frita. De acordo com Chaut, a praia do Almograve fará, também, as delícias dos mais jovens, ao permitir-lhes “caçar” caranguejos, camarões e pequenos peixes nas muitas piscinas que se formam entre as rochas, enquanto a praia de Alteirinhos, no Carvalhal, deverá ser a escolha de quem prefere “paz e sossego”, mesmo no pico do Verão, já se que trata de um “recanto idílico” e onde há sempre espaço para estender a toalha e relaxar.
No que toca às melhores atividades e experiências oferecidas pelo Alentejo, o destaque vai para as caminhadas, o surf, os passeio de burro e as viagens de caiaque, perfeitas para observar a costa com tranquilidade.


Tags: que  para  praias  alentejo  melhores  europa  mais  são  chaut  quem  região  nas  das  uma  com  costa  ainda  dos  guia  praia  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.