Segunda, 13 Outubro 2014 11:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
O que se passa com o grupo coral de Odemira?
Avaliação: / 7
FracoBom 

O que se passa com o grupo coral de Odemira?

Na minha opinião acabou, por o que sei e pelo que se tem visto chegou mesmo ao fim, embora temporariamente, eu digo temporariamente porque há pessoas que gostam e defendem os cantares alentejanos. Fundado em1977 recuperado uma tradição antiga, antes os rouxinóis do mira, essa recuperação foi possível com a total entrega e dedicação da Direção da altura composta por, Augusto Machado, Victor Serralha e Eduardo de Matos os dois últimos infelizmente já falecidos, e por todos aqueles que quiseram levar por diante tal aspiração, nomeadamente, a Camara Municipal de Odemira, Juntas de Freguesia, Comercio local, população e os 20 a 25 elementos do seu elenco. Foram 37 anos a representar uma parte da cultura da nossa terra, de norte a sul do país até além-fronteiras. Apesar das dificuldades da altura o Grupo Coral de Odemira resistiu, sim porque hoje em dia tudo parecia mais fácil, quem não se lembra da carrinha com o toldo de lona ou da carrinha vermelha, era o que havia, no entanto nunca faltou transporte quer para os ensaios quer para as deslocações. Entretanto nos últimos anos, começaram a surgir as dificuldades falta de transporte para as deslocações, falta de instalações para ensaios, o que hoje parecia definitivo amanha já o não era. Tive conhecimento que até na rua eles ensaiaram quando não lhe era disponibilizado instalações. Estas eram as preocupações e revolta do grupo entre eles o meu pai que era da direção, ver desmoronar o que deu tanto trabalho a recriar. E vejo que tinham razão o primeiro sinal foi na festa da padroeira a 8 de setembro ultimo, onde o grupo sempre acompanhava a procissão com os seus cantares. Foram várias as pessoas a lamentar a sua ausência, mais uma tradição que se perdeu. O meu pai infelizmente já não está entre nós, mas ele dizia sempre o grupo pode acabar mas, não é por falta de elementos para o grupo, isso temos, o que vai faltando é o apoio da Camara Municipal para ensaios e deslocações, sem esses apoios o grupo não tem sustentabilidade. Assim e por esta razão o grupo talvez tivesse acabado.

Nunca é tarde para recordar e agradecer, aos que quiseram prestar uma última homenagem ao meu pai, aos membros do grupo, á Camara de Sines que concedeu a tarde aos trabalhadores que quisessem estar presentes no funeral, visto ser pai de uma funcionária da autarquia, bem como á Assessora do Sr.-º Presidente que esteve presente, assim como aos Bombeiros de Sines e a todos aqueles que quiseram prestar uma última homenagem ao meu pai. um dos fundadores do grupo coral de Odemira. A todos o nosso agradecimento.

   Armando de Matos



Tags: que  grupo  para  uma  por  não  com  odemira  coral  pai  era  aos  meu  ensaios  deslocações    camara  passa  todos  falta  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.