Quarta, 11 Fevereiro 2015 10:34    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
VIGILANTES DA NATUREZA PEDEM MAIS EFETIVOS
Avaliação: / 1
FracoBom 

ODEMIRA: VIGILANTES DA NATUREZA PEDEM MAIS EFETIVOS

O presidente da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN) defendeu que a monitorização de espécies e habitats é “essencial” para a gestão das áreas protegidas, mas são necessários mais efetivos no terreno.


“Se nós não fizermos monitorização, ou seja, o acompanhamento das espécies da fauna e da flora, e dos próprios habitats, não conhecemos o que estamos a proteger”, sustentou o presidente da APGVN, Francisco Correia, em declarações à agência Lusa.

Para o dirigente, o número de vigilantes da natureza em funções atualmente, 120, “é irrisório” e teria de haver cerca de 600 efetivos para “uma proteção mais efetiva da natureza em Portugal”.

“Nós fazemos a monitorização possível, só que 120 vigilantes da natureza para 21,7% do território, ou mais, é muito pouco”, argumentou.

Por serem “tão poucos”, disse, os vigilantes da natureza “não estão no terreno tanto tempo e a fazer monitorização tanto tempo como deveriam estar”, pois têm de se repartir por “várias tarefas”, como a fiscalização, a vigilância e a educação ambiental.

Francisco Correia admitiu que “muitas entidades” podem achar “exagerado” o pedido de 600 efetivos, mas contrapôs com o caso de Espanha, onde existem “perto de sete mil” vigilantes da natureza.

“Durante estes anos todos, temos falado neste assunto e nunca nada foi feito para mudar esta situação. A última entrada [de vigilantes da natureza] foi há seis anos, em que entraram cinco elementos para o país todo”, afirmou.

O presidente da APGVN falava hoje à Lusa no final do 18.º Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza, que decorreu, durante dois dias, na sede do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), no concelho de Odemira.

O evento incluiu jornadas técnicas dedicadas à monitorização ambiental, de espécies e habitats, nas quais foram abordados temas como os peixes no estuário do rio Mira ou as monitorizações realizadas no Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG).

A monitorização, que envolve acompanhar as espécie e conhecer os seus hábitos, a sua evolução e se estão a ser afetadas por fatores externos, como a poluição e a caça, é, de acordo com Francisco Correia, “essencial” para tomar decisões a nível de administração dos territórios.

“Este trabalho serve para criar novas áreas protegidas ou definir locais que necessitem mesmo de proteção”, explicou.

No Vale do Guadiana, o saramugo é uma espécie piscícola que está “quase extinta”, alertou o responsável.

“Apesar de haver muitas associações ecologistas e universidades a fazer estudos sobre o lobo [ibérico], acho que não seria demais nós também estarmos mais envolvidos nesse trabalho”, concluiu.

Fonte:Lusa



Tags: natureza  que  vigilantes  para  mais  efetivos  monitorização  como  não  por  pedem  lusa  nós  presidente  correia  espécies  apgvn  francisco  habitats  com  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.