Segunda, 27 Abril 2015 10:45    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Livro revela como Odemira viveu os anos da Revolução
Avaliação: / 0
FracoBom 

00h00 - sexta-feira, 24/04/2015

Livro revela como Odemira viveu os anos da Revolução

A Biblioteca Municipal de Odemira recebe esta sexta-feira, 24, a apresentação do livro O Município de Odemira na Revolução de Abril (1974/1976), de Constantino Piçarra.
A obra – que também deu azo a uma exposição, que estará patente na biblioteca – será apresentada às 17h00 e conta como foram os tempos da Revolução vividos no distrito de Beja e, sobretudo, no concelho de Odemira.
Nesse sentido, o livro e a exposição dividem-se em três abordagens: o poder local nas vésperas de Abril de 1974, as autarquias na revolução, e as eleições de 1976 e a democracia local.
O trabalho nasceu de uma proposta feita por Constantino Piçarra à Câmara de Odemira, pretendendo “sinalizar o poder local como uma das conquistas centrais de Abril, através dum estudo dum município em concreto”.
“Os odemirenses poderão, através do livro, perceber o que era o seu concelho há 40 anos e a natureza do regime responsável pelo seu atraso, bem como a importância decisiva do período revolucionário subsequente ao golpe de Estado de Abril de 1974 na caminhada para a modernidade”, revela ao “SW” o autor do livro.
E de facto, Abril trouxe novos horizontes ao concelho de Odemira, então com gigantescos níveis de atraso. 
“Basta referir que todo o concelho tinha enormes problemas de esgotos, de distribuição de água, de estradas e arruamentos. […] Para além deste atraso em infra-estruturas, os baixos níveis de escolaridade e as altas taxas de mortalidade infantil eram gritantes: mais de 40% de analfabetos e uma mortalidade infantil rondando os sete por cento, são números dum atraso que podemos dizer criminoso”, afirma Constantino Piçarra.
Mais de quatro décadas após o 25 de Abril de 1974, muita coisa mudou em Odemira. Para melhor! Talvez por isso, conclui Constantino Piçarra, a data seja ainda bastante festejada (e sentida) no concelho. 
“Odemira, nestes últimos 40 anos, tem-se distinguido como um dos concelhos do Alentejo que maior importância tem dado às comemorações do 25 de Abril, o que é, para mim, um sintoma claro de que o 25 de Abril está bem vivo entre os odemirenses. A publicação deste livro é, em si mesmo, uma prova, ao nível da sua expressão, de que o 25 de Abril e os ideais de Abril estão vivos”, diz.

jornalsudoeste



Tags: odemira  abril  que  livro  como  revolução  concelho  anos  uma  piçarra  constantino  para  atraso  revela  dum  viveu  local  por  mais  seu  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.