Segunda, 01 Junho 2015 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sinopse de projecto: Pais com P grande
Avaliação: / 0
FracoBom 

PaiscomPgrande-32

Sinopse de projecto

Pais com P grande

#sobre rodas

 

Quem somos

Uma familia como tantas outras.  Um pai, uma mãe, dois miúdos. Todos amamos o mar, saltar, dançar, viajar e muitas outras coisas terminadas em ar (como amar!). 

Quentin, o pai, tem 30 anos. De origem Francesa, deixou Grenoble em 2004 para ir acabar a licenciatura de Engenharia Informática na Universidade de Oxford Brookes. Aí fez também um mestrado na área das tecnologias digitais e outro na área das tecnologias da Web. Trabalhou durante alguns anos como consultor de informática para empresas como a IBM e a ServiceNow. É apaixonado pelo surf e um Wikipédia-dependente.

Eu, Sofia, sou a mãe. Sou licenciada na área das ciências sociais e mestrada na área da educação.  Trabalhei mais de 15 anos na área da educação infantil e sou apaixonada por tudo o que esteja directa ou indirectamente ligado a crianças. Em 2004, deixei um trabalho razoávelmente estável na Câmara Municipal de Setúbal, e cheguei à Inglaterra de mochila às costas, sem tão pouco falar um Inglês que pudesse ser entendido. Todos estes anos alimentei uma paixão quase tão velha quanto eu-a escrita!

A Gabriela, a filha, tem 5 anos mas pensa que já tem 16! É uma artista de coração e apaixonada por tudo o que é artes: desde pintura à dança, passando pelo canto e as artes plásticas. Fala Francês com o pai, Português com a mãe e Inglês com o mundo- um exemplo de uma criança nascida no seio de uma família do século XXI. Adora conhecer pessoas de outras culturas e vivências e faz amigos onde quer que vá.

O Tiago, aos 2 anos de idade, é chamado de “palhaço” entre a família porque tem um dom para fazer rir toda a gente que o rodeia. Adora subir qualquer coisa que possa ser subida e de tentar fazer piruletas que estão bem à frente do seu próprio desenvolvimento fisíco (e que quase sempre resultam em nódoas negras e algumas lágrimas).  Aos 2 anos de idade já viajou em 5 paises diferentes: Itália, Portugal, Cuba, Israel e Jordânia. A parte que ele mais gosta em qualquer viagem , é sem qualquer dúvida a comida!

A ideia

A “Maria do Mar” é uma autocaravana VW Westfalia de 1989. Será a nossa “casinha” durante alguns meses e baptizámo-la de “Maria do Mar” porque somos todos apaixonados pelo mar e porque Maria é o nome mais Português que nos veio a cabeça. No dia 9 de Fevereiro 2015 vamos embarcar numa nova aventura, uma viagem à volta de Portugal. Quero mostrar à minha família, as minhas raízes, a minha gente e as minhas tradições.

Objectivos

Pessoais: sermos felizes!

Estratégicos: promover o turismo em família ao ar livre e actividades que visem a interacção com a Natureza, criar um “trend” de viagens em família #sobrerodas em Portugal, promover as vilas e aldeias menos conhecidas do país, inspirar...

Profissionais: Escrever um livro  sobre a nossa aventura na estrada e todas as vertentes e aspectos desta grande viagem. Desenvolver um projecto fotográfico de nome “Famílias de Portugal”. Desenvolver um projecto de televisão que visa uma série de mini formatos sobre cozinhar #sobrerodas.

Solidários: Enquanto embaixadores do projecto “Baby Gil on the road”, divulgar o trabalho feito na área da saúde pediátrica pela Fundação do Gil, e angariar fundos, através da organização de workshops criativos para crianças e respectivas famílias, de Norte a Sul do país, que permitam a continuação dos projectos desta Instituição.

O plano de viagem

Partida: Lisboa, Fundação do Gil,  9 de fevereiro de 2015

Pretendemos fazer uma pequena celebração com as crianças da Casa do Gil para marcar oficialmente o início da nossa aventura.

De Lisboa vamos partir em direcção Sul, mas não temos um itinerário definido nem qualquer ordem geográfica, dado que estamos dependentes dos locais que nos serão cedidos para realizarmos os nossos workshops. E sobretudo porque queremos fazer “o que nos dá na telha” J

Até agora este é o plano até final de Abril: Lisboa, Almada, Sines, Vila Nova de Milfontes, Vila do Bispo, Lagos, Monchique, Portimão, Albufeira, Évora, Lousã.

Divulgação

O nome “Pais com P grande” apresenta-se sob a forma de uma página no Facebook criada há apenas uns meses e com mais de 2000 seguidores; temos também um blogue ligado à página onde escrevo sobre as nossas aventuras em família, em casa e sobre rodas (ou asas!) e uma conta no Instagram.

www.facebook.com/PaiscomP      www.paiscompgrande.com       www.instagram.com/Paiscompgrande

Já fomos entrevistados pelo programa Grande Tarde da SIC, Mais Mulher no SIC Mulher, Correio da Manhã, CMTV, Lifecooler, Fugas revista e online, e vários jornais, revistas e rádios locais. Temos também algumas reportagens agendadas para diferentes programas televisivos, como por exemplo para o programa Volante da SIC Notícias que irá fazer alguns mini-formatos de TV sobre alguns dos lugares onde vamos passar durante a nossa viagem.

Parceiros

Volkswagen Portugal: para além de todo o apoio em termos de manutenção e transformação no que respeita à nossa autocaravana, também irá trabalhar em parceria connosco em outros projectos de marketing, que incluem uma parceria no site da VW e alguns eventos da VW;

Orbitur: oferta de um livre-trânsito para a nossa caravana e família para qualquer parque de campismo Orbitur, durante 1 ano.

Pumpkin.pt: Divulgação dos eventos e do projecto, “exposure”

Fotografia profissional: Bárbara Araújo, Joana Sepulveda Bandeira

Outros parceiros/apoios: Here comes the sun-coisas simples para gente gira; AP-serigrafia; No Art Limit; Barriguitas gulosos, Moinho da Torre.

Contactos

Sofia Isabel Vieira

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

913166458



Tags: que  uma  com  para  família  como  anos  projecto  nossa  sobre  área  grande  mais  fazer  viagem  alguns  mar  qualquer  outras  portugal  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.