Sábado, 04 Julho 2015 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Artes para ver em quatro cais de Odemira
Avaliação: / 0
FracoBom 

00h00 - sábado, 04/07/2015

Artes para ver em quatro cais de Odemira

Com o principal objectivo de promover a cultura local, as artes e a oralidade, decorrerá no próximo fim-de-semana, 4 e 5 de Julho, a segunda edição da Feira das Artes. 
A iniciativa terá várias actividades no rio Mira e nos cais fluviais de Odemira, Vila Nova de Milfontes, Casa Branca e Furnas, estando prevista uma ligação fluvial permanente entre os portos.
Promovida pela Associação Os Piscos, a iniciativa recorda a época em que o rio era o meio de comunicação principal entre Odemira e Vila Nova de Milfontes. E cada local terá animação teatral e musical, num ambiente de feira. 
O evento contará com muitas iniciativas permanentes e pontuais para todas as idades, sempre adequadas e respeitando o tema “no tempo em que não havia motores de combustão”. 
A iniciativa aposta forte na animação teatral e musical, mas também na recriação histórica e num forte cunho etnográfico. Deste modo será possível revisitar a vida ribeirinha do princípio do século XX. 
A animação teatral e musical será garantida por uma equipa fixa local e por uma equipa itinerante da responsabilidade de Os Piscos e Cavaquinhos do Mira. Participam ainda o Grupo Coral Casa do Povo Milfontes, o Grupo Coral Casa do Povo S. Luís, o Rancho Folclórico da Casa do Povo Milfontes, o Grupo de Teatro “Os Gatos Pingados”, o Grupo de Teatro “As Galderices” e o Grupo de Teatro “Calitruz”.
Além de Os Piscos, que apresentam o espectáculo “Uma família do Sudoeste” nos quatro cais fluviais, a Feira das Artes conta ainda com a actuação de Os Açordas nesses mesmos palcos. 
A par disso, Odemira acolhe o grupo Cavaquinhos do Mira (domingo), Casa Branca ouve as modas do grupo coral da Casa do Povo de S. Luís (sábado, 17h00), Furnas aprecia o cante do grupo da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes (sábado, 17h00) e Milfontes revê o seu Rancho Folclórico (sábado, 17h00).
A par destas actividades, destaque para a animação permanente em cada um dos cais fluviais, com artesanato, gastronomia, espaços infantis e algumas actividades curiosas: em Odemira haverá passeios de burro e em Milfontes uma sessão de rezas e benzeduras, por exemplo.
A Feira da Terra, segundo a organização, pretende “promover o encontro intergeracional e a troca de saberes artesanais característicos” do concelho de Odemira.
O objectivo, segundo adianta uma fonte da Associação Os Piscos, é “reforçar a promoção da cultura local, das artes e da oralidade”.

jornalsudoeste



Tags: artes  grupo  casa  milfontes  odemira  uma  com  povo  local  feira  cais  piscos  sábado  animação  das  para  promover  objectivo  cultura  nova  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.