Segunda, 13 Julho 2015 10:06    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quercus devolve dez aves selvagens à natureza em Odemira, após reabilitação
Avaliação: / 0
FracoBom 

PORTUGAL

Quercus devolve dez aves selvagens à natureza em Odemira, após reabilitação

11 de julho de 2015 às 8:00

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma águia, um falcão peregrino e duas corujas estão entre as aves selvagens que são devolvidas à natureza no sábado, no concelho de Odemira, no Dia Aberto do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina (PNSACV).

Ao todo são dez as aves que vão regressar ao habitat natural, após um período de cerca de dois meses em reabilitação no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André (CRASSA) da Quercus.

“A grande parte chegou ao centro através do SEPNA [Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente], da GNR, que foi contactado por quem encontrou estes animais”, explicou hoje à agência Lusa o coordenador do CRASSA, Dário Cardador, adiantando que atualmente há mais 50 animais em tratamento.

Esta é a época do ano em que geralmente mais animais são enviados para este centro, que dá resposta a este tipo de situações detetadas em todo o Alentejo.

“É uma altura em que os animais dão os primeiros voos, caem e são facilmente apanhados, pelo que grande parte da recuperação consiste apenas em alimentá-los para poderem ser devolvidos à natureza”, esclareceu o mesmo responsável, aproveitando para apelar ao voluntariado.

Segundo Dário Cardador, o CRASSA “precisa de voluntários disponíveis para assumir um compromisso regular, porque atualmente conta apenas com duas pessoas, que se desdobram para assegurar diariamente o tratamento dos animais”.

“Nesta altura temos crias que temos de alimentar duas a três vezes por dia, o que complica muito a vida a apenas dois voluntários”, acrescentou, indicando que desde janeiro deste ano já passaram pelo centro mais de 75 animais.

Embora o CRASSA esteja localizado junto à Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, fora da área do PNSACV, a participação no Dia Aberto acaba por servir para “dar a conhecer o trabalho e a relação entre estas instituições”, destacou, lembrando que a maioria das aves tem naquela zona o habitat natural.

“O falcão peregrino, por exemplo, nidifica nas falésias da costa alentejana e vicentina”, indicou.

O voo que restitui a liberdade a uma Águia de Asa Redonda, um falcão peregrino e, entre outros animais, a duas gaivotas está agendado para as 11:00 de sábado, junto à praia do Almograve, exceto o da Coruja do Mato e da Coruja das Torres, que, por serem aves noturnas, têm partida prevista para o entardecer.

O programa do Dia Aberto, que assinala o 27.º aniversário do PNSACV, inclui ainda um encontro de pesca e uma iniciativa de limpeza de pesqueiros, bem como um almoço-convívio no portinho da Lapa das Pombas, no Almograve.

Fonte: Diário Online



Tags: que  para  animais  aves  natureza  por  selvagens  duas  odemira  natural  dez  são  centro  crassa  após  dia  das  uma  reabilitação  quercus  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.