Segunda, 03 Agosto 2015 10:57    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Alentejo Litoral recebe 22 milhões de euros em fundos comunitários
Avaliação: / 0
FracoBom 

00h00 - segunda-feira, 03/08/2015

Alentejo Litoral recebe 22 milhões de euros em fundos comunitários

Os cinco municípios do Alentejo Litoral vão receber um total de mais de 22 milhões de euros de fundos comunitários até 2020 para a realização de novos investimentos.
O Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial foi assinado no final da passada semana entre a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e a Autoridade de Gestão do Alentejo 2020, sendo que a maior parte dos projectos previstos dizem respeito “a intervenções enquadradas em iniciativas supra-municipais e mais de 50% do investimento total previsto corresponde a abordagens integradas para o território”.
Entre estes, destaque para o investimento em infra-estruturas escolares (mais de 5,5 milhões de euros) e na eficiência energética em equipamentos e edifícios públicos (cerca de 4,6 milhões de euros). 
O investimento previsto no domínio da valorização do património cultural e natural, nomeadamente para o incremento da sua atractividade turística, é superior a 3,1 milhões de euros e resulta de uma estreita articulação com a Turismo do Alentejo e Ribatejo, enquanto o investimento em equipamentos sociais é de aproximadamente dois milhões de euros.
A par destas verbas inscritas no âmbito do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, foram também contratualizadas dotações ao abrigo do FSE – Fundo Social Europeu para a promoção do sucesso escolar e promoção da igualdade de acesso à educação e na melhoria da oferta formativa das crianças e dos jovens (2,7 milhões de euros) ou o incremento da qualidade de vida da Terceira Idade (1,5 milhões).
“A relevância da dotação alcançada pelo conjunto dos municípios do Alentejo Litoral no processo de negociação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alentejo Litoral 2020 resulta de um exercício muito realista e cujo compromisso foi testado face à capacidade financeira de cada um dos municípios para a sua execução”, explica ao “SW” o presidente da CIMAL. 
Vítor Proença, que e também autarca em Alcácer do Sal, acrescenta ainda que “foi possível ir bastante mais longe nas infra-estruturas escolares do que inicialmente se antevia, correspondendo mais justamente às necessidades do território, ainda que os municípios, como é sabido, tenham apenas competências para a intervenção infra-estrutural ao nível do ensino básico”. 
“E no domínio da eficiência energética a dotação permitirá investimentos para a geração de poupanças, aliviando custos de funcionamento de equipamentos e edifícios municipais, contribuindo para a qualidade ambiental e qualificação das próprias infra-estruturas”, conclui.

jornalsudoeste



 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.