Terça, 04 Agosto 2015 09:59    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
PS ODEMIRA – ATIVIDADE EM REVISTA
Avaliação: / 0
FracoBom 

PS ODEMIRA – ATIVIDADE EM REVISTA (I)
Com a chegada do mês predileto para muitas famílias portuguesas darem início às suas férias (agosto), a que se juntam tantas outras famílias odemirenses, a Concelhia do Partido Socialista de Odemira faz votos para que esse período seja muito bem passado porque Todos merecem que assim seja, e que sirva especialmente para recarregar energias positivas.
Entendeu-se que este seria o momento oportuno para a apresentação de um balanço da atividade política do PS Odemira, desde a tomada de posse da atual Comissão Política, em dezembro de 2013, e cuja estratégia passa por defender os interesses do concelho de Odemira e da sua população, e muitas vezes diz-se e escreve-se Odemira, simplesmente, mas este Odemira diz respeito a todos, representa todos, somos Todos, todos os que são ou vivem no nosso concelho, respeita o nosso concelho como um todo. É importante que se entenda assim.

RECORDANDO MOMENTOS ELEITORAIS
As eleições autárquicas de 29 de setembro de 2013 reafirmaram a confiança dos odemirenses no Partido Socialista, que venceu com maioria absoluta a Câmara Municipal de Odemira, reforçando a sua posição no maior concelho de Portugal. O PS também conquistou a maioria das freguesias do nosso concelho, Boavista dos Pinheiros, Colos, Longueira/Almograve, Sabóia, Santa Clara-a-Velha, S. Martinho das Amoreiras e S. Teotónio e Vila Nova de Milfontes, excepção feita a Luzianes-Gare, Relíquias, São Salvador e Santa Maria, S. Luís e Vale Santiago. Conquistou também a maioria absoluta na Assembleia Municipal, num resultado eleitoral histórico para Odemira e que coincidiu com a renovação da Comissão Política local, cujas eleições aconteceram em dezembro desse mesmo ano, sufragando Hélder Guerreiro como Presidente da Concelhia.
A equipa do Secretariado passou a contar com António Camilo (Organização Interna), António Jorge (Comunicação), Alberto Santos (Articulação com os Órgãos do Concelho), Ana Sofia Soares e Francisco Silva Martins (Imagem e Gestão Interna), Telma Guerreiro (Políticas Públicas). Já a articulação com a Juventude viria a ser delegada em Fábio Guerreiro (Juventude Socialista). 
A Moção de Orientação Geral da Comissão Política do PS Odemira para o presente mandato (2013-2017) defende dois objetivos centrais que passam por reforçar os vínculos internos e construir um discurso mobilizador e de esquerda.

UM PROJETO POLÍTICO QUE SE IDENTIFIQUE COM AS PESSOAS
Assim foi apresentado o projeto político da Concelhia do Partido Socialista de Odemira, liderada por Hélder Guerreiro, para o mandato 2013-2017, o qual pretende estabelecer uma sólida ligação e proximidade com os seu militantes e simpatizantes, consolidando a dimensão do PS local e o seu reposicionamento enquanto espaço dinâmico e aberto à discussão de e para todos.

Procurando implementar e afirmar uma dinâmica de participação ativa e presença regular junto das pessoas, diminuindo um afastamento típico sentido pelas populações entre campanhas e atos eleitorais (tantas vezes criticada no País), o PS Odemira deu início a um conjunto de iniciativas que começaram por envolver militantes e simpatizantes socialistas, bem como agentes interessados pela causa pública, recolhendo os seus contributos para a construção de um concelho melhor. 
Nesse sentido, começou no dia 10 de Fevereiro de 2014, em Santa Clara-a-Velha, um ciclo interno de debates políticos com o objetivo de apresentar e discutir assuntos de interesse para as diversas freguesias e para o concelho.
Organizado por cinco zonas: Interior Sul (Santa Clara-a-Velha, Sabóia, Luzianes-Gare), Freguesia de S. Teotónio, Centro (S. Luís, S. Salvador/S. Maria, Boavista dos Pinheiros), Interior Norte (Relíquias, Colos, Vale de Santiago, S. Martinho das Amoreiras) e Litoral (Longueira/Almograve, Vila Nova de Milfontes), estas sessões afirmam-se como momentos de reencontro e de reflexão com os atores locais e como oportunidades para avaliar as propostas apresentadas politicamente às populações e/ou proceder a alguns ajustamentos para o futuro, numa atitude de compromisso e de respeito para com o eleitorado e perante o próprio Partido. 
Este sentir da população e recolha de contributos irá continuar e pretende ser um meio para a construção de propostas efetivas para Odemira, assumindo-se como uma forma séria e responsável de estar e fazer política local, que tem ainda na sociedade civil importante ator e destinatário.

PS ODEMIRA – ATIVIDADE EM REVISTA (II)
RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO
O PS Odemira assumiu ainda compromissos muito concretos em processos decisivos para o concelho, para a região e para o país, nunca negligenciando as suas responsabilidades. São exemplos as candidaturas odemirenses de Hélder Guerreiro à Federação do Baixo Alentejo do PS e mais recentemente, de José Alberto Guerreiro a Deputado pelo Baixo Alentejo.
No interesse de Odemira e dos odemirenses, deslocaram-se ao concelho os deputados socialistas Luís Pita Ameixa (membro e coordenador da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias) e Pedro Farmhouse (coordenador do Grupo Parlamentar do PS para as áreas do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local) que expuseram na Assembleia da República as nossas preocupações, e foram ainda apresentadas várias Moções na Assembleia Municipal de Odemira relacionadas com a saúde, rede viária e ferroviária, e com serviços de grande importância para as nossas populações. Também os valores de abril foram relembrados e defendidos na sessão solene do 25 de abril em Odemira por deputados socialistas, assim como a valorização do nosso território, traduzida na aprovação da proposta do PS para concretização de um processo de validação e reconhecimento do bem “Costa Sudoeste” na lista indicativa da UNESCO, com vista a que posteriormente possa ser reconhecida como património natural da humanidade.

Em setembro de 2014, a Concelhia de Odemira marcou presença no Congresso Federativo do PS do Baixo Alentejo, fazendo parte da mesa de comissão de honra e mesa do congresso António Camilo, antigo Presidente da Câmara Municipal e Manuel Penedo, Presidente da Junta de Freguesia de Colos. Durante o congresso foi debatida e votada a moção de orientação política “A Força do Baixo Alentejo”. Foi ainda eleita a Comissão Política da Federação, assim como a Comissão Federativa de Jurisdição e a Comissão Federativa de Fiscalização Económica e Financeira.

No XX Congresso Nacional do Partido Socialista, realizado a 21 e 22 de novembro de 2014, em Lisboa, a Secção do PS Odemira foi a segunda mais representada de entre todas as secções da Federação do Baixo Alentejo, com cinco delegados eleitos, que saíram das eleições de 21 e 22 de novembro, as quais determinaram também o novo Secretário-geral do Partido, António Costa. Recorde-se que Hélder Guerreiro, Presidente da Concelhia do PS Odemira, assumiu a direção distrital da campanha de António Costa, que reuniu no Distrito de Beja a preferência do eleitorado e simpatizantes do Partido.
Em resultado do XX Congresso Nacional do Partido Socialista, que consagrou a eleição do novo Secretário-geral, António Costa, e votou por unanimidade a Moção “Agenda para a década”, elegendo ainda os novos órgãos do Partido, a Concelhia de Odemira do PS congratula-se com a maior representação de sempre alcançada nos órgãos nacionais do Partido, da mesma forma que o próprio Baixo Alentejo também viu a sua representatividade reforçada.
A concelhia do PS Odemira colocou um representante efetivo na Comissão Nacional (José Alberto Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira) e um representante na Comissão Política Nacional (Hélder Guerreiro, Presidente da concelhia do PS Odemira).
Os restantes representantes do Baixo Alentejo foram eleitos para a Comissão Nacional do Partido Socialista: Luís Miranda (Beja), Nelson Brito (Aljustrel), Conceição Casa Nova (Beja), Paulo Pisco (Serpa) e Fernanda Romba (Mértola).

PS ODEMIRA – ATIVIDADE EM REVISTA (III)
FÓRUM AUTÁRQUICO DO PS ODEMIRA
Realizado dia 16 de maio passado, na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, o nosso Fórum evidenciou um PS interventivo, afirmativo e exigente, ao nível dos compromissos assumidos com a população.
O Presidente da Comissão Política Concelhia, Hélder Guerreiro, manifestou-se satisfeito pela forma como decorreu a iniciativa e pela oportunidade que esta representou para a reflexão sobre a governação socialista no concelho (quer ao nível das freguesias que representa quer ao nível da câmara e assembleia municipal), através da avaliação do trabalho realizado, das acções em curso e das atividades agendadas até ao final do atual quadro legislativo. Neste fórum foram ainda abordadas as oportunidades que o Programa Portugal 2020 (ACORDO DE PARCERIA adotado entre Portugal e a Comissão Europeia) oferece, ao definir os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover em Portugal entre 2014 e 2020.

O Fórum Autárquico do PS Odemira surgiu no cumprimento do seu Plano de Atividades para o ano de 2015, e na sequência de trabalho iniciado no ano anterior através de um ciclo interno de debates políticos (já abordado neste artigo de balanço), promovidos com o objetivo de discutir assuntos de interesse para as diversas freguesias e para o concelho de uma forma integrada e participada. Para além das intervenções decorrentes do próprio programa do Fórum Autárquico, é de assinalar a participação dos diversos autarcas socialistas e candidatos ao último ato eleitoral, que apresentaram um balanço da sua atividade no território e a sua visão política e estratégica para o futuro.

FESTA SOCIALISTA
O PS Odemira promoveu também encontros-convívio entre militantes e simpatizantes do Partido (2014 e 2015), no Parque das Águas, na Boavista dos Pinheiros, com o objectivo de promover o espírito de proximidade e de confraternização entre todos. Estes encontros decorreram em ambiente de grande descontração, com almoço, animação e intervenções políticas, e são para continuar.

ANTÓNIO COSTA NA FACECO 2015


Terminamos este artigo de balanço de atividade política do PS Odemira com a notícia da visita de António Costa à FACECO, que resultou precisamente de um convite endereçado pela Comissão Política da Concelhia de Odemira ao Secretário-geral do Partido Socialista. A sua presença no concelho de Odemira representa o reconhecimento e a confiança depositados no trabalho realizado pelos diversos atores locais, que têm sabido implementar e desenvolver uma dinâmica de afirmação e promoção do território odemirense em todas as suas frentes.
A comitiva socialista contactou com diversas estruturas associativas presentes no certame e recolheu informação essencial sobre a realidade do maior concelho de Portugal e dos seus principais agentes dinamizadores. 
Esta foi uma presença que nos motiva para continuar a fazer mais e melhor pelo concelho de Odemira e por todos os Odemirenses.



Tags: odemira  para  que  com  concelho  comissão  partido  política  guerreiro  concelhia  como  das  socialista  antónio  dos  por  todos  atividade  baixo  alentejo  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.